Tipo: Nome: Curso:
Aluno NATHALIA NUNES BARBOSA ENFERMAGEM
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
2011013687 SEM BOLSA (31)88114631
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
AMANDA MARCIA DOS SANTOS REINALDO Escola de Enfermagem
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
194247 amsreinaldo@enf.ufmg.br (31)91301994
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
DRIELY SUZY SOARES ASSIS ENFERMAGEM Aluno SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PROJETO ACADÊMICO-29 OFICINAS TERAPÊUTICAS NA PROMOÇÃO DE HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEL  EM PORTADORES DE SOFRIMENTO MENTAL.
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
Segundo a história, os portadores de transtorno psíquico eram excluídos da sociedade confinados em hospitais psiquiátricos a fim de ?reeducá-los? coibindo seus comportamentos inconvenientes. Frente a tal situação, impulsionada por profissionais de saúde e familiares de pacientes, surge a Reforma Psiquiátrica propondo melhoria de qualidade de vida e inclusão social aos antigos isolados. Os Centros de Convivência são locais destinados aos portadores de sofrimento mental, para criarem laços e socializarem-se através de oficinas. Tendo em vista a importância desses espaços para a reinserção social desse público, decidiu-se realizar um projeto em um desses Centros de Belo Horizonte. Trata-se de um relato de experiência decorrente da realização do projeto de extensão ?Oficinas terapêuticas para hábitos de vida saudável no Centro de Convivência Arthur Bispo do Rosário?, cujo objetivo é descrever a vivência de acadêmicas de enfermagem na elaboração e realização de oficinas de ?cuidados de si?. As oficinas realizadas semanalmente, com duração de uma hora, contam com a participação cerca de dez usuários. São abordados assuntos como higiene, alimentação saudável, vícios, sexualidade e convivência. Utiliza-se de desenhos, músicas, jogos e outros a fim de aguçar a curiosidade dos usuários e facilitar o entendimento sobre os temas, tornando assim as oficinas agradáveis e propondo diálogo entre os usuários para expressarem opiniões, exporem dúvidas e opinarem temas. Observa-se, através da liberdade que os usuários têm para relatar experiências e se emocionar em meio às lembranças desenterradas pelo tema abordado, uma grande interação dos participantes. Denota-se, então, a positividade desse projeto como meio de intervenção nesses usuários e conhecimento às acadêmicas de enfermagem, pois criou um ambiente adequado para promoção de hábitos saudáveis e saúde mental, além de proporcionar às graduandas um conhecimento amplo sobre esse público, fato que auxiliará na vida profissional.
Palavras-Chave:
Saúde Mental; Docentes de Enfermagem; Promoção da Saúde; Higiene.
Instituições:
FUMP - Fundação Universitária Mendes Pimentel