Tipo: Nome: Curso:
Professor STELA MARIS AGUIAR LEMOS Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
180335 PEG 3196828640
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
STELA MARIS AGUIAR LEMOS Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
180335 smarislemos@medicina.ufmg.br 3196828640
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
RENATO OLIVEIRA ALVES FONOAUDIOLOGIA Aluno PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
CAROLINA DE CASTRO BARBOSA MELLO FONOAUDIOLOGIA Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2010-37 CADERNO DIGITAL COM SITUAÇÕES-PROBLEMA PARA A INTERFACE COMUNICAÇÃO HUMANA E SAÚDE COLETIVA NO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA UFMG
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
Introdução: A intervenção fonoaudiológica em Saúde Coletiva é uma área em grande expansão, que requer profissionais com interesse em aprimoramento na prática na assistência e gestão em saúde. A criação e a avaliação de um material digital que aborde esta temática fomentando e apoiando o processo de ensino-aprendizagem, surge como instrumento capaz de propiciar o fortalecimento da visão crítica e analítica dos estudantes de fonoaudiologia no âmbito da Saúde Coletiva. Objetivo: Elaborar e avaliar um material digital, contendo situações-problema que abordem as temáticas Saúde Coletiva e Gestão em Saúde. Além disso, tal material tem como propósito facilitar o processo de ensino-aprendizagem pautado em metodologias ativas de aprendizagem. Métodos: A elaboração do material digital, bem como sua divulgação científica, compreende em: capacitação e fundamentação teórica dos participantes, por meio de encontros com a orientadora e da revisão bibliográfica da área; elaboração de situações-problemas e questionários relacionados aos conteúdos que irão compor o Caderno Digital; avaliação do material, por meio das respostas aos formulários, para cerca de 100 sujeitos de pesquisa; realização das reconstruções das situações-problemas e questionários; finalização e publicação do material. Resultados: A elaboração do material encontra-se em andamento com a produção e aperfeiçoamento das situações-problema, baseada no material bibliográfico inicialmente pesquisado e com as reuniões para avaliação. Já foram elaboradas mais de 30 situações que irão ser testadas nesse semestre. Além disso, foi elaborada uma oficina como ferramenta para testar a eficácia e sua aplicabilidade de algumas situações-problema, bem como as opiniões dos estudantes ingressos no curso no primeiro semestre de 2010. Conclusão: A presente estratégia tem propiciado aos estudantes envolvidos a participação na construção de materiais didáticos que subsidiarão o ensino em Fonoaudiologia e a aproximação da interface ensino-pesquisa.
Palavras-Chave:
Educação em saúde, Fonoaudiologia, Saúde Pública, Gestão em Saúde.
Instituições: