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Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
STELA MARIS AGUIAR LEMOS |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
180335 |
PEG |
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3196828640 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
STELA MARIS AGUIAR LEMOS |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
180335 |
smarislemos@medicina.ufmg.br |
3196828640 |
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Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
RENATO OLIVEIRA ALVES |
FONOAUDIOLOGIA |
Aluno |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CAROLINA DE CASTRO BARBOSA MELLO |
FONOAUDIOLOGIA |
Aluno |
PEG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PEG2010-37 CADERNO DIGITAL COM SITUAÇÕES-PROBLEMA PARA A INTERFACE COMUNICAÇÃO HUMANA E SAÚDE COLETIVA NO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DA UFMG |
Área: |
Ciências da Saúde |
Resumo: |
Introdução: A intervenção fonoaudiológica em Saúde Coletiva é uma área em grande expansão, que requer profissionais com interesse em aprimoramento na prática na assistência e gestão em saúde. A criação e a avaliação de um material digital que aborde esta temática fomentando e apoiando o processo de ensino-aprendizagem, surge como instrumento capaz de propiciar o fortalecimento da visão crítica e analítica dos estudantes de fonoaudiologia no âmbito da Saúde Coletiva. Objetivo: Elaborar e avaliar um material digital, contendo situações-problema que abordem as temáticas Saúde Coletiva e Gestão em Saúde. Além disso, tal material tem como propósito facilitar o processo de ensino-aprendizagem pautado em metodologias ativas de aprendizagem. Métodos: A elaboração do material digital, bem como sua divulgação científica, compreende em: capacitação e fundamentação teórica dos participantes, por meio de encontros com a orientadora e da revisão bibliográfica da área; elaboração de situações-problemas e questionários relacionados aos conteúdos que irão compor o Caderno Digital; avaliação do material, por meio das respostas aos formulários, para cerca de 100 sujeitos de pesquisa; realização das reconstruções das situações-problemas e questionários; finalização e publicação do material. Resultados: A elaboração do material encontra-se em andamento com a produção e aperfeiçoamento das situações-problema, baseada no material bibliográfico inicialmente pesquisado e com as reuniões para avaliação. Já foram elaboradas mais de 30 situações que irão ser testadas nesse semestre. Além disso, foi elaborada uma oficina como ferramenta para testar a eficácia e sua aplicabilidade de algumas situações-problema, bem como as opiniões dos estudantes ingressos no curso no primeiro semestre de 2010. Conclusão: A presente estratégia tem propiciado aos estudantes envolvidos a participação na construção de materiais didáticos que subsidiarão o ensino em Fonoaudiologia e a aproximação da interface ensino-pesquisa. |
Palavras-Chave: |
Educação em saúde, Fonoaudiologia, Saúde Pública, Gestão em Saúde. |
Instituições: |
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