Tipo: Nome: Curso:
Professor RICARDO CARVALHO DE FIGUEIREDO Escola de Belas Artes
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
212911 PEG 3188899665
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
RICARDO CARVALHO DE FIGUEIREDO Escola de Belas Artes
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
212911 ricaredo@yahoo.com.br 3188899665
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
GABRIELLA JORGE LAVINAS TEATRO Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2010-09 Professor de Teatro Em Cena: formação no campo da prática
Área:
Lingüística, Letras e Artes
Resumo:
O projeto tem como foco a formação do Professor de Teatro inserido no cotidiano da escola regular (UMEI Alaíde Lisboa ? Campus UFMG), onde pretendeu aliar a prática artística do licenciando em Teatro à sua prática pedagógica na UMEI, amenizando a fragmentação entre as áreas da docência e da criação artística. Compreende-se a necessidade de tal aproximação como prática imprescindível no processo formativo do licenciando, considerando que este irá se deparar na escola, na grande maioria das vezes, com alunos que nunca tiveram a oportunidade de ir ao teatro (espaço físico) ou ter contato com práticas teatrais direcionadas dentro do ambiente escolar. Objetivou-se nesse projeto inserir Licenciandos do curso de Teatro no ambiente escolar para ensinar e produzir teatro na escola, não o teatro enquanto evento que ocorre durante as festas em datas comemorativas da escola, mas sim, enquanto parte do cotidiano escolar, atravessando o dia-a-dia e propondo modos diferenciados de produzir teatro na escola. Isso porque, ambas as práticas (docente e artística) são realizadas na escola, visando instaurar o Teatro, no cotidiano e espaço escolar, tanto como área de conhecimento e produção de saberes, quanto expressão e obra artística cultural.  Além disso, a realização de ambas as atividades dentro do ambiente escolar corrobora para a ação de integração e retroalimentação das duas práticas, que desfrutam de um espaço comum, a escola, para pensar e fazer Teatro. Desta maneira, faz-se possível investigar, de maneira mais efetiva, a formação do Professor-Artista inserido no campo de trabalho. Entendemos a partir de então, que a aprendizagem docente em Teatro se dá quando o mesmo está inserido na prática de criação cênica e docente. Assim, esse profissional não é docente quando está na escola e artista quando está nos palcos, mas é artista-docente dentro da própria escola, propondo formas artísticas para serem apreciadas e vivenciadas pelas crianças.
Palavras-Chave:
Pedagogia do Teatro; Formação de Professores; Teatro na Educação