|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
RICARDO CARVALHO DE FIGUEIREDO |
Escola de Belas Artes |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
212911 |
PEG |
|
3188899665 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
RICARDO CARVALHO DE FIGUEIREDO |
Escola de Belas Artes |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
212911 |
ricaredo@yahoo.com.br |
3188899665 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
GABRIELLA JORGE LAVINAS |
TEATRO |
Aluno |
PEG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PEG2010-09 Professor de Teatro Em Cena: formação no campo da prática |
Área: |
Lingüística, Letras e Artes |
Resumo: |
O projeto tem como foco a formação do Professor de Teatro inserido no cotidiano da escola regular (UMEI Alaíde Lisboa ? Campus UFMG), onde pretendeu aliar a prática artística do licenciando em Teatro à sua prática pedagógica na UMEI, amenizando a fragmentação entre as áreas da docência e da criação artística. Compreende-se a necessidade de tal aproximação como prática imprescindível no processo formativo do licenciando, considerando que este irá se deparar na escola, na grande maioria das vezes, com alunos que nunca tiveram a oportunidade de ir ao teatro (espaço físico) ou ter contato com práticas teatrais direcionadas dentro do ambiente escolar. Objetivou-se nesse projeto inserir Licenciandos do curso de Teatro no ambiente escolar para ensinar e produzir teatro na escola, não o teatro enquanto evento que ocorre durante as festas em datas comemorativas da escola, mas sim, enquanto parte do cotidiano escolar, atravessando o dia-a-dia e propondo modos diferenciados de produzir teatro na escola. Isso porque, ambas as práticas (docente e artística) são realizadas na escola, visando instaurar o Teatro, no cotidiano e espaço escolar, tanto como área de conhecimento e produção de saberes, quanto expressão e obra artística cultural. Além disso, a realização de ambas as atividades dentro do ambiente escolar corrobora para a ação de integração e retroalimentação das duas práticas, que desfrutam de um espaço comum, a escola, para pensar e fazer Teatro. Desta maneira, faz-se possível investigar, de maneira mais efetiva, a formação do Professor-Artista inserido no campo de trabalho. Entendemos a partir de então, que a aprendizagem docente em Teatro se dá quando o mesmo está inserido na prática de criação cênica e docente. Assim, esse profissional não é docente quando está na escola e artista quando está nos palcos, mas é artista-docente dentro da própria escola, propondo formas artísticas para serem apreciadas e vivenciadas pelas crianças. |
Palavras-Chave: |
Pedagogia do Teatro; Formação de Professores; Teatro na Educação |
Instituições: |
PEG-PROGRAD - 01 bolsa UMEI - Campo de atuação do licenciando |
|
|