|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
RICARDO CARVALHO DE FIGUEIREDO |
Escola de Belas Artes |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
212911 |
PIBID |
|
3188899665 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
RICARDO CARVALHO DE FIGUEIREDO |
Escola de Belas Artes |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
212911 |
ricaredo@yahoo.com.br |
3188899665 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
FREDERICO PICOLI BARBOSA DIAS |
TEATRO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
GAYA DANDARA CAMPOS |
TEATRO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LUCIANA PIAZAROLLO MORENO |
TEATRO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ADRIANO BASILIO |
TEATRO |
Aluno |
PIBID |
Dados do Trabalho |
Título: |
PIBID-17 Teatro: experimentos teatrais na escola |
Área: |
Ciências Humanas |
Resumo: |
Através da necessidade de fortalecer o campo de ensino de Teatro na escola, aprovamos em junho de 2011 o Sub-Projeto PIBID Teatro com o intuito de programar e desenvolver estudos e práticas pertinentes relacionados ao ensino de Teatro. Seu objetivo principal é ampliar espaços de estudos e pesquisas sobre o ensino de Teatro na educação básica e na formação de professores. A metodologia adotada contempla a elaboração conjunta entre bolsistas, supervisora e coordenador de uma prática sistematizada sob o viés do Teatro Pós-Dramático (Hans Thies Lehmann; Carminda André entre outros). A partir da observação e do reconhecimento da escola (que ocorrerá ao término da greve das escolas estaduais), haverá implantação de grupo de teatro e ações culturais visando o engajamento e o desenvolvimento dos estudantes, através do trabalho com o teatro pós-dramático e outras possibilidades de intervenções teatrais no espaço escolar, descobrindo possibilidades para fazer do teatro uma ação cotidiana na escola. Como resultado espera-se viabilizar aos alunos o contato com o Teatro, tendo-o como área de conhecimento e assim formar jovens apreciadores e fruidores de arte. Além de estimular a participação desses alunos no campo artístico e criar oportunidades de aprendizagem para que o discente da escola pública desenvolva uma posição mais crítica e reflexiva frente à interferência do Teatro na maneira do ser sócio-cultural em sua relação com o mundo. Com esse trabalho espera-se, fomentar os primeiros passos do PIBID de Teatro na UFMG, sistematizar uma prática docente na escola e investir na produção de material didático para o ensino de teatro. |
Palavras-Chave: |
PIBID; Formação de Professores; Pedagogia do Teatro; Teatro na Educação; Pós-Dramático |
Instituições: |
PIBID/CAPES |
|