Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor RICARDO CARVALHO DE FIGUEIREDO Escola de Belas Artes
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
212911 PIBID 3188899665
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
RICARDO CARVALHO DE FIGUEIREDO Escola de Belas Artes
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
212911 ricaredo@yahoo.com.br 3188899665
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
FREDERICO PICOLI BARBOSA DIAS TEATRO Aluno PIBID
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
GAYA DANDARA CAMPOS TEATRO Aluno PIBID
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LUCIANA PIAZAROLLO MORENO TEATRO Aluno PIBID
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ADRIANO BASILIO TEATRO Aluno PIBID
Dados do Trabalho
Título:
PIBID-17 Teatro: experimentos teatrais na escola
Área:
Ciências Humanas
Resumo:
Através da necessidade de fortalecer o campo de ensino de Teatro na escola, aprovamos em junho de 2011 o Sub-Projeto PIBID Teatro com o intuito de programar e desenvolver estudos e práticas pertinentes relacionados ao ensino de Teatro. Seu objetivo principal é ampliar espaços de estudos e pesquisas sobre o ensino de Teatro na educação básica e na formação de professores. A metodologia adotada contempla a elaboração conjunta entre bolsistas, supervisora e coordenador de uma prática sistematizada sob o viés do Teatro Pós-Dramático (Hans Thies Lehmann; Carminda André entre outros). A partir da observação e do reconhecimento da escola (que ocorrerá ao término da greve das escolas estaduais), haverá implantação de grupo de teatro e ações culturais visando o engajamento e o desenvolvimento dos estudantes, através do trabalho com o teatro pós-dramático e outras possibilidades de intervenções teatrais no espaço escolar, descobrindo possibilidades para fazer do teatro uma ação cotidiana na escola. Como resultado espera-se viabilizar aos alunos o contato com o Teatro, tendo-o como área de conhecimento e assim formar jovens apreciadores e fruidores de arte. Além de estimular a participação desses alunos no campo artístico e criar oportunidades de aprendizagem para que o discente da escola pública desenvolva uma posição mais crítica e reflexiva frente à interferência do Teatro na maneira do ser sócio-cultural em sua relação com o mundo. Com esse trabalho espera-se, fomentar os primeiros passos do PIBID de Teatro na UFMG, sistematizar uma prática docente na escola e investir na produção de material didático para o ensino de teatro.
Palavras-Chave:
PIBID; Formação de Professores; Pedagogia do Teatro; Teatro na Educação; Pós-Dramático
Instituições:
PIBID/CAPES