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Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
MIRIA GOMES DE OLIVEIRA |
Faculdade de Educação |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
193828 |
PIBID |
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32237731 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
MIRIA GOMES DE OLIVEIRA |
Faculdade de Educação |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
193828 |
miriagomes@hotmail.com |
32237731 |
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Co-Autores |
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Dados do Trabalho |
Título: |
PIBID-13 ?Significados do letramento no ensino de Língua Portuguesa e na formação de professores? |
Área: |
Ciências Humanas |
Resumo: |
Neste resumo, apresentaremos os projetos de ensino iniciais da área de Língua Portuguesa do PIBID-FAE/UFMG. A partir de questionário sócio-econômico e cultural, através do qual foi possível diagnosticarmos as práticas sociais de leitura e escrita dos alunos de ensino médio das escolas parceiras do programa, traçamos as seguintes propostas de projetos de ensino: - Projeto de contos literários: esse projeto tem por objetivo propor práticas inovadoras de leitura e escrita literária no ensino médio, tendo em vista a formação de leitores entre 15 e 17 anos. Trabalhando com contos de Machado de Assis, Aníbal Machado e José Saramago, discutimos temáticas de cunho social e propomos aos alunos diálogos interpretativos com múltiplas linguagens(quadrinhos, filmes, desenho e pintura). - Projeto Jornal: produção de textos escritos dos diversos gêneros textuais desse suporte. - Projeto de produção de materiais didáticos: publicação de Almanaque de Leitura com atividades de conhecimento lingüístico, literário e científico. O primeiro número abordará de uma pespectiva transdisciplinar o tema ?Amor?. Nosso principal objetivo é contribuir para os estudos de ensino/ aprendizagem e formação de professores de Língua Portuguesa, a partir da investigação das práticas pedagógicas em andamento nas escolas parceiras e seu impacto na formação inicial dos licenciandos do PIBID-FAE/UFMG- Língua Portuguesa. Desde já, apontamos a importância da integração pesquisa sobre a docência/ prática docente in loco para a formação inicial e continuada de professores de Língua Portuguesa. Para isso, algumas questões iniciais já podem ser assinaladas: - Como o conceito de gêneros nos ajuda no desenvolvimento dos projetos? Como esse conceito dialoga com o ensino da língua padrão? - Qual o lugar da literatura na formação de nossos alunos-leitores? - Como a produção de materiais didáticos pode ser trabalhada a partir de uma perspectiva transdisciplinar? Fundamentamos nossas discussões nos estudos sobre letramento (ROJO, 2009; KLEIMAN, 1995; SOARES, 1999), principalmente a partir do conceito de gêneros do discurso (BAKHTIN, 1992), de transdisciplinaridade (PAULA, 2008;) e de reflexões sobre a formação de leitores-escritores críticos (MARTINS, 2011; OLIVEIRA, 2008).
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Palavras-Chave: |
Palavras-chave: formação inicial e continuada de professores - letramento - transdisciplinaridade |
Instituições: |
Capes Instituto de Educação de Minas Gerais Escola Estadual Governador Milton Campos |
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