Tipo: Nome: Curso:
Professor JOAO HENRIQUE LARA DO AMARAL Faculdade de Odontologia
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
016748 PEG (31)34092442
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
JOAO HENRIQUE LARA DO AMARAL Faculdade de Odontologia
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
016748 jhamaral@uai.com.br (31)34092442
Co-Autores
MARIA INES BARREIROS SENNA Faculdade de Odontologia Professor SEM BOLSA
GABRIELA RIBEIRO DE ARAUJO ODONTOLOGIA Aluno PEG
THAMIRES RODRIGUES RIBEIRO DE FARIA ODONTOLOGIA Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-63 Implantação dos Mapas Conceituais como estratégia de ensino, aprendizagem e avaliação na Disciplina de Estagio Supervisionado do Curso de Odontologia da UFMG
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
Introdução: Na Disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de Odontologia da UFMG, os estudantes atuam no sistema público de saúde em municípios do Estado de Minas Gerais, desenvolvendo atividades de planejamento, implantação e avaliação de programas de saúde. Atualmente, a abordagem da maioria dos conteúdos na disciplina é realizada em aulas magistrais e grupos de discussão. A avaliação da aprendizagem é feita por meio de itens excessivamente genéricos, impressões dos profissionais do serviço com feedback quase nulo para os estudantes. Na disciplina nenhuma consideração é feita sobre a confiabilidade, validade e modelos de avaliação de aprendizagem. O Programa Especial de Graduação - PEG constitui-se como oportunidade para a melhoria das estratégias pedagógicas da disciplina. Objetivo: O objetivo do projeto é implantar os Mapas Conceituais como método de ensino/aprendizagem e avaliação na disciplina, atendendo aos princípios da interatividade, da aprendizagem participativa e significativa como recomendam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a área da saúde. Método: Foi solicitada aos estudantes a elaboração de Mapas Conceituais sobre situações do cotidiano e da prática clínica. Os mapas foram revisados com os estudantes e identificadas as construções explicativas dos fenômenos abordados. Posteriormente, os Mapas Conceituais foram avaliados como recomenda a literatura. Resultados: Os estudantes demonstraram envolvimento com a utilização dos Mapas Conceituais. A maioria dos mapas (92%) serviu como estratégia suficiente para demonstrar o conhecimento dos estudantes sobre os temas. Entre os mapas 50% apresentou algum grau de insuficiência na conexão entre conceitos, no uso de palavras de enlace e na organização geral. Conclusão: Os Mapas Conceituais são um excelente método de ensino/aprendizagem e avaliação porque evidenciam de forma clara e objetiva o conhecimento dos estudantes. No desenvolvimento da disciplina será ampliada a utilização dos Mapas Conceituais.
Palavras-Chave:
mapas conceituais; métodos ativos de ensino-aprendizagem; avaliação de aprendizagem
Instituições:
Pró-Reitoria de Graduação - UFMG