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Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
JOAO HENRIQUE LARA DO AMARAL |
Faculdade de Odontologia |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
016748 |
PEG |
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(31)34092442 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
JOAO HENRIQUE LARA DO AMARAL |
Faculdade de Odontologia |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
016748 |
jhamaral@uai.com.br |
(31)34092442 |
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Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARIA INES BARREIROS SENNA |
Faculdade de Odontologia |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
GABRIELA RIBEIRO DE ARAUJO |
ODONTOLOGIA |
Aluno |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
THAMIRES RODRIGUES RIBEIRO DE FARIA |
ODONTOLOGIA |
Aluno |
PEG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PEG2011-63 Implantação dos Mapas Conceituais como estratégia de ensino, aprendizagem e avaliação na Disciplina de Estagio Supervisionado do Curso de Odontologia da UFMG |
Área: |
Ciências da Saúde |
Resumo: |
Introdução: Na Disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de Odontologia da UFMG, os estudantes atuam no sistema público de saúde em municípios do Estado de Minas Gerais, desenvolvendo atividades de planejamento, implantação e avaliação de programas de saúde. Atualmente, a abordagem da maioria dos conteúdos na disciplina é realizada em aulas magistrais e grupos de discussão. A avaliação da aprendizagem é feita por meio de itens excessivamente genéricos, impressões dos profissionais do serviço com feedback quase nulo para os estudantes. Na disciplina nenhuma consideração é feita sobre a confiabilidade, validade e modelos de avaliação de aprendizagem. O Programa Especial de Graduação - PEG constitui-se como oportunidade para a melhoria das estratégias pedagógicas da disciplina. Objetivo: O objetivo do projeto é implantar os Mapas Conceituais como método de ensino/aprendizagem e avaliação na disciplina, atendendo aos princípios da interatividade, da aprendizagem participativa e significativa como recomendam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a área da saúde. Método: Foi solicitada aos estudantes a elaboração de Mapas Conceituais sobre situações do cotidiano e da prática clínica. Os mapas foram revisados com os estudantes e identificadas as construções explicativas dos fenômenos abordados. Posteriormente, os Mapas Conceituais foram avaliados como recomenda a literatura. Resultados: Os estudantes demonstraram envolvimento com a utilização dos Mapas Conceituais. A maioria dos mapas (92%) serviu como estratégia suficiente para demonstrar o conhecimento dos estudantes sobre os temas. Entre os mapas 50% apresentou algum grau de insuficiência na conexão entre conceitos, no uso de palavras de enlace e na organização geral. Conclusão: Os Mapas Conceituais são um excelente método de ensino/aprendizagem e avaliação porque evidenciam de forma clara e objetiva o conhecimento dos estudantes. No desenvolvimento da disciplina será ampliada a utilização dos Mapas Conceituais. |
Palavras-Chave: |
mapas conceituais; métodos ativos de ensino-aprendizagem; avaliação de aprendizagem |
Instituições: |
Pró-Reitoria de Graduação - UFMG |
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