Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor ALAMANDA KFOURY PEREIRA Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
140597 PET 3188551906
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ALAMANDA KFOURY PEREIRA Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
140597 alamanda.k@gmail.com 3188551906
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
Enedina Ávila pet cachoeirinha Externo PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
Denise Machado pet cachoeirinha Externo PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
Elislene Gonçalves pet cachoeirinha Externo PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
Hugo Leonardo Antunes pet cachoeirinha Externo PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
Tiago Moranelli pet cachoeirinha Externo PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
PRISCILA MARINHO ALEIXO SILVA ENFERMAGEM Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
CAMILA GODINHO SILVEIRA ENFERMAGEM Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
VANESSA DE MELO REIS ENFERMAGEM Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
VANESSA GONCALVES ABDUL SAMAD EDUCACAO FISICA Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
PATRICIA LIMA CHAGAS PSICOLOGIA Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
RAFAELA CRISTINA BRITO GONCALVES MEDICINA Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
PEDRO DE AVELAR FURMAN MEDICINA Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
VERONICA ANSELMO MACHADO MEDICINA Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MATEUS NEVES ROMERO MEDICINA Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LILIANE MACHADO PEREIRA EDUCACAO FISICA Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
TIAGO FARIA DE CARVALHO FARMACIA Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
GABRIELLA FERREIRA VIEIRA FISIOTERAPIA Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
PAULA SOARES MACHADO PSICOLOGIA Aluno PET
Dados do Trabalho
Título:
PETSAÚDE-02 RELATO DE ATIVIDADES PET SAÚDE CACHOEIRINHA II: APRENDENDO COM O PET I
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
Objetivos:Apresentar relato de atividades do grupo tutorial PET Cachoeirinha 2011, tendo como base comparativo com o ano anterior. Metodologia: Reuniões ordinárias quinzenais, alternando com reunião tutor-preceptores. Pactuadas atribuições e diretrizes, com maior inserção dos alunos PET na dinâmica de trabalho do Centro de Saúde. Eixos de atuação: 1-Organização:1.1Reuniões passam a ser realizadas FORA do CS, na Faculdade de Medicina da UFMG, permitindo assim maior interação de alunos, preceptores e tutor.1.2Cada preceptor ?adota? grupo de alunos.2Eixo teórico:2.1Seminários: o primeiro abordou o tema Humaniza-SUS e integralidade da atenção básica.2.2 Reconhecimento do CS, com portfólio crítico; 2.3-Pesquisas finalizadas:?Perfil biopsicosocial da adolescente no longo prazo após o prazo após o parto? ,?Situação vacinal do adolescente da área de abrangência do CS Cachoeirinha?3-Participação sistemática em atividades educativas à partir do calendário da unidade:3.1Grupos operativos Saúde Mental: atividades de acordo com sua área de atuação do aluno, com atividades lúdicas?3.2 Cantinho da dengue: Exposição na sala de espera do CS, elaborado pelos estudantes, com dados do CS e jogos para as crianças.3.3Grupo de desnutrição infantil com atividades educativas em nutrição infantil; 3.4Grupo Anticoncepção:orientação sexual para os casais que optaram por métodos definitivos; 3.5 PSE:Os alunos participam de atividades lúdicas.3.6 Intervenção sobre cartões de vacina em atraso identificada na pesquisa: oficina com ACS e técnicos.3.7Programa ?Fala Sério?organizado na semana do adolescente oficinas de temas de interesse do adolescente identificadas no PET I. CONCLUSÔES: O PET é um programa em construção contínua para formação de categorias profissionais através da experiência ensino-serviço humanizado. O PETI permitiu capacitar, diversificar e também sistematizar as atividades do PET II. A sistematização, a motivação, as reuniões FORA do CS representam avanços em relação ao PET I
Palavras-Chave:
saude do adolescente; PET; grupos operativos;
Instituições: