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Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
ALAMANDA KFOURY PEREIRA |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
140597 |
PMG |
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3188551906 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
ALAMANDA KFOURY PEREIRA |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
140597 |
alamanda kfoury pereira |
3188551906 |
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Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
EURA MARTINS LAGE |
Faculdade de Medicina |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARILENE VALE DE CASTRO MONTEIRO |
Faculdade de Medicina |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ZILMA SILVEIRA NOGUEIRA REIS |
Faculdade de Medicina |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
AGNALDO LOPES DA SILVA FILHO |
Faculdade de Medicina |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ANDREZZA VILACA BELO LOPES |
Faculdade de Medicina |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARCIA MENDONCA CARNEIRO |
Faculdade de Medicina |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CARLA MAIA LIGEIRO |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CAROLINA BATISTA E SILVA |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
NATHALIA DE MORAIS COUTINHO |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PMG-076 Utilização do Laboratório de Simulação como forma de aprimorar o ensino médico no Departamento de Ginecologia e Obstetrícia |
Área: |
Ciências da Saúde |
Resumo: |
O GOB possui programa de Monitoria há mais de 25 anos, como uma oportunidade de iniciação à docência e apoio didático aos alunos. Oferece três disciplinas, atendem a 1080 alunos/ano, com um total de 32 créditos/semestre e 960 horas/ano e visa uma formação integral e humanística na assistência à saúde da mulher nas diversas fases de seu ciclo de vida. A inserção dos estudantes nos cenários de prática oferecidos pelo SUS e a incorporação de novas técnicas didáticas permitem aos monitores a oportunidade de iniciação à docência ao participar efetivamente dessas atividades. As disciplinas GOB I e GOB II são baseadas na interação ensino-serviço em atenção básica. Os monitores participam auxiliando os alunos nos atendimentos, bem como participando das discussões teóricas e GDs. O Internato é centrado no treinamento em serviço, envolvendo vários cenários de prática ambulatorial e hospitalar. Implantada a avaliação prática na modalidade OSCE, os monitores participam na organização, na análise das avaliações discentes e confecção de trabalhos científicos. O GOB está incorporando modelos e simuladores no ensino. Em parceria com Laboratório de Simulação (LabSim), que faz parte do Centro de Tecnologia em Saúde (CETES), está se incorporando o treinamento prático do aluno em todas as disciplinas da graduação. Os monitores participam ativamente em todas as etapas desta estruturação. O aprendizado em modelos e simuladores é eficaz na fase inicial das disciplinas para o desenvolvimento de habilidades, pois permite a repetição, experimentações e erros. A prática nos manequins prepara o aluno para a execução da habilidade adquirida. O ensino médico através do aprendizado por simulação está sendo inserida de forma consistente, como forma de ensino e de avaliação. O uso pleno de manequins e modelos anatômicos nas aulas e no OSCE é um desafio que apenas se inicia. Estas iniciativas retratadas aqui representam um passo inicial, que evidenciam a motivação de todos os atores envolvidos |
Palavras-Chave: |
Ginecologia e Obstetrícia; Ensino médico; Simulação; Manequins |
Instituições: |
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