Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor ALAMANDA KFOURY PEREIRA Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
140597 PMG 3188551906
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ALAMANDA KFOURY PEREIRA Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
140597 alamanda kfoury pereira 3188551906
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
EURA MARTINS LAGE Faculdade de Medicina Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MARILENE VALE DE CASTRO MONTEIRO Faculdade de Medicina Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ZILMA SILVEIRA NOGUEIRA REIS Faculdade de Medicina Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
AGNALDO LOPES DA SILVA FILHO Faculdade de Medicina Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ANDREZZA VILACA BELO LOPES Faculdade de Medicina Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MARCIA MENDONCA CARNEIRO Faculdade de Medicina Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
CARLA MAIA LIGEIRO MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
CAROLINA BATISTA E SILVA MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
NATHALIA DE MORAIS COUTINHO MEDICINA Aluno PMG
Dados do Trabalho
Título:
PMG-076 Utilização do Laboratório de Simulação como forma de aprimorar o ensino médico no Departamento de Ginecologia e Obstetrícia
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
O GOB possui programa de Monitoria há mais de 25 anos, como uma oportunidade de iniciação à docência e apoio didático aos alunos. Oferece três disciplinas, atendem a 1080 alunos/ano, com um total de 32 créditos/semestre e 960 horas/ano e visa uma formação integral e humanística na assistência à saúde da mulher nas diversas fases de seu ciclo de vida. A inserção dos estudantes nos cenários de prática oferecidos pelo SUS e a incorporação de novas técnicas didáticas permitem aos monitores a oportunidade de iniciação à docência ao participar efetivamente dessas atividades. As disciplinas GOB I e GOB II são baseadas na interação ensino-serviço em atenção básica. Os monitores participam auxiliando os alunos nos atendimentos, bem como participando das discussões teóricas e GDs. O Internato é centrado no treinamento em serviço, envolvendo vários cenários de prática ambulatorial e hospitalar. Implantada a avaliação prática na modalidade OSCE, os monitores participam na organização, na análise das avaliações discentes e confecção de trabalhos científicos. O GOB está incorporando modelos e simuladores no ensino.  Em parceria com Laboratório de Simulação (LabSim), que faz parte do Centro de Tecnologia em Saúde (CETES), está se incorporando o treinamento prático do aluno em todas as disciplinas da graduação. Os monitores participam ativamente em todas as etapas desta estruturação. O aprendizado em modelos e simuladores é eficaz na fase inicial das disciplinas para o desenvolvimento de habilidades, pois permite a repetição, experimentações e erros.  A prática nos manequins prepara o aluno para a execução da habilidade adquirida. O ensino médico através do aprendizado por simulação está sendo inserida de forma consistente, como forma de ensino e de avaliação. O uso pleno de manequins e modelos anatômicos nas aulas e no OSCE é um desafio que apenas se inicia. Estas iniciativas retratadas aqui representam um passo inicial, que evidenciam a motivação de todos os atores envolvidos
Palavras-Chave:
Ginecologia e Obstetrícia; Ensino médico; Simulação; Manequins
Instituições: