Tipo: Nome: Curso:
Professor MARIA LUIZA DIAS VIANA Escola de Arquitetura
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
224871 PRONOTURNO 3134098871
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
MARIA LUIZA DIAS VIANA Escola de Arquitetura
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
224871 mluizaviana@gmail.com 314098871
Co-Autores
FERNANDA MATOSO LIMA DIAMANTINO DESIGN/NOTURNO Aluno PRONOTURNO
CAROLINE CARVALHO BARBOSA DESIGN/NOTURNO Aluno PRONOTURNO
ANSELMO JERONIMO DA SILVA JUNIOR DESIGN/NOTURNO Aluno PRONOTURNO
FLAVIA GASPARINI TEIXEIRA DESIGN/NOTURNO Aluno PRONOTURNO
CAMILA ALBINO MARTINS DE ALVARENGA DESIGN/NOTURNO Aluno PRONOTURNO
FABIO JUNIO DOS SANTOS DESIGN/NOTURNO Aluno PRONOTURNO
GIACOMO PORFIRIO DE ARAUJO PERNA DESIGN/NOTURNO Aluno PRONOTURNO
TAIS SILVA LIMA DESIGN/NOTURNO Aluno PRONOTURNO
Dados do Trabalho
Título:
PN-01 PRÓ-DESIGN: Projetos integrados em design
Área:
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo:
O curso de Design da UFMG vem se consolidando através da nucleação e da articulação com diferentes áreas e Programas acadêmicos e de pesquisa da universidade. Desde 2009, por meio do Colegiado de Graduação, integra-se ao PRONOTURNO com o intuito de investir numa formação mais ampla dos estudantes. O Programa tem como objetivo estimular o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes através da participação em projetos de ensino, de extensão e de pesquisa. Possibilita ao aluno a oportunidade de vivenciar rotinas relativas à reflexão e à experimentação de conteúdos e processos no design de produto, design gráfico e design para a construção e a compreensão do design como um campo interdisciplinar e operante. Por intermédio das bolsas os alunos auxiliam, atuam, desenvolvem junto aos professores, práticas acadêmicas e profissionais de forma a interagir com outras unidades da UFMG, outras instituições. Em 2009 estão em curso os seguintes projetos: Desenvolvimento de peças gráficas, para setores da Escola de Arquitetura e Design e para outras unidades da UFMG. Atualização de informações no Site do Colegiado. Desenvolvimento de um blog com o objetivo de atualizar e tornar públicas as atividades do Programa. Auxilio à pesquisa de mestrado voltada à percepção, análise sensorial e utilização de madeira. Auxílio à pesquisa de mestrado de Normas Técnicas de Rotulagem utilizadas por empresas fabricantes de componentes arquitetônicos para iluminação. Organização de material didático voltado ao uso do conceito de Tensegrity (tensão Integrada) no design de produto. Participação no projeto IPLEMG desenvolvido em parceria com empresas privadas, voltado à pesquisa de materiais e produtos com certificação FSC (Forest Stewardship Council). Auxílio e apoio às atividades de desenvolvimento do Portfólio digital. Pesquisa e levantamento de técnicas de pigmentação aplicadas ao tratamento de superfícies de pisos e azulejos. Pesquisa bibliográfica sobre metodologias de ensino e de aprendizagem em design e em arquitetura e participação e auxílio na organização de eventos ligados ao design e a à arquitetura. Espera-se com o Programa PRONOTURNO que os estudantes construam conhecimentos significativos em design de forma integrada com outras áreas do conhecimento e que através dos resultados obtidos nestes projetos possam gerar aprendizados no campo ciêntífico e acadêmico bem como da realidade do mercado e da indústria.
Palavras-Chave:
pronoturno - design - formação  - integração - aprendizagem