Tipo: Nome: Curso:
Aluno MAYRA LOPES EUGENIO FONOAUDIOLOGIA
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
2008044488 SEM BOLSA 87842358
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
JULIANA NUNES SANTOS Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
219940 jununessantos@yahoo.com.br 92332192
Co-Autores
BARBARA SUELEN VASCONCELOS DA SILVA FONOAUDIOLOGIA Aluno SEM BOLSA
CAMILA LUCIA FERREIRA FONOAUDIOLOGIA Aluno SEM BOLSA
MARIANA PAULA GIL FONOAUDIOLOGIA Aluno SEM BOLSA
CAMILA FERREIRA FERNANDES FONOAUDIOLOGIA Aluno SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PROJETO ACADÊMICO-37 Adoção de medidas de biossegurança em Ambulatório de Fonoaudiologia da Rede SUS
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
Introdução: Biossegurança é o conjunto de ações que visa a redução dos riscos à agentes patológicos e a garantia da segurança na prática da assistência à saúde , tanto dos profissionais da saúde quanto dos usuários do serviço. O fonoaudiólogo enquanto profissional da saúde, atuante em diversas esferas do cuidado, também deve adotar medidas básicas para consolidação de uma prática segura. Embora os benefícios advindos das práticas de biossegurança sejam de conhecimento público, os profissionais que as adotam como prática comum de sua especialidade ainda são minoria num contexto ambulatorial. Objetivo: Verificar a adoção das medidas de biossegurança em um Ambulatório de Fonoaudiologia de um Hospital Escola de Belo Horizonte vinculado à rede SUS. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo transversal de inspeção da adoção de medidas de biossegurança durante atendimentos fonoaudiológicos realizados por graduandos em fonoaudiologia. Criou-se um roteiro de inspeção contendo questões relacionadas à higienização das mãos, uso de equipamentos de proteção individual, hábitos dos profissionais e manutenção de artigos. O roteiro, cuja pontuação máxima foi 15 pontos, baseou-se na Norma Regulamentadora 32 do Ministério do Trabalho. As observações foram feitas por meio do ?espelho espião? após a assinatura do TCLE pelo professor responsável, acadêmico e paciente. Resultados: Foram investigados 40 atendimentos no período de abril a junho de 2011.  Observou-se que o processo de higienização das mãos antes dos atendimentos foi realizado em 7,5% das observações e a higienização anti-séptica das mãos utilizando álcool em 5%. A higienização das mãos antes e após a colocação de luvas ocorreu em 72,7% dos atendimentos em que o uso de luvas foi necessário. Verificou-se o uso de jaleco em 100% dos atendimentos, e sua manutenção abotoado em 97,5%, uso de sapatos fechados em 97,5%, manutenção dos cabelos presos em 82,5% e o uso de unhas limpas e cortadas foi verificado em 85% das observações.
Palavras-Chave:
Fonoaudiologia, Biossegurança, Saúde