Tipo: Nome: Curso:
Aluno JOYCE SIQUEIRA DE SOUZA PSICOLOGIA
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
2009044759 SEM BOLSA 41014774
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
LUCIANA KARINE DE SOUZA Faculdade de Filosofia Ciências Humanas
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
193887 sisojoy@gmail.com 41014774
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ALESSANDRA DE OLIVEIRA CRUZ PSICOLOGIA Aluno SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
THAMIRES DE CASTRO E SOUZA PSICOLOGIA Aluno SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PROJETO ACADÊMICO-36 Efeitos de gênero no envelhecimento e na interação social nas ILPI?s
Área:
Ciências Humanas
Resumo:
Ao longo do primeiro semestre de 2011 foi  proposto na disciplina de Estágio Básico II em Psicologia, um relato de vivência de estágio que visava a aprendizagem para a futura profissão no campo do envelhecimento institucionalizado, e a escrita de um projeto de pesquisa. A escrita deste relato foi baseada nas experiências vivenciadas dentro de duas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) de Belo Horizonte durante um período de dois meses na disciplina de Estágio Básico I.
O desenho do projeto de pesquisa com base na experiência foi inspirado no desejo de se  investigar quais fatores influenciam os gêneros no estabelecimento da interação social, analisando os moradores das Instituições de Longa Permanência para Idosos mista e não mista. A amostra será constituída de 24 idosos, sendo 12 homens e 5 mulheres da instituição mista e 7 mulheres da feminina. Os participantes responderão perguntas sobre o motivo da institucionalização e sua relação com a família, os moradores, os visitantes e outros vínculos. Também serão investigados os interesses dos moradores sobre a realização de atividades na instituição. Espera-se compreender como o processo de institucionalização interfere no estabelecimento e manutenção das relações interpessoais e se há diferença de gênero quanto à capacidade de se relacionar e sobre o interesse das atividades na instituição.
Palavras-Chave:
relato de experiência, interação social,  idosos, ILPIs
Instituições: