Tipo: Nome: Curso:
Professor ANDREA CLEMENTE PALMIER Faculdade de Odontologia
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
143227 PET 3134092474
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ANDREA CLEMENTE PALMIER Faculdade de Odontologia
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
143227 acpalmier@terra.com.br 3134092474
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais e Secretária Municipal da Saúde de Belo Horizonte (PET-Saúde/UFMG/SMSA/PBH) teve início em 2009, atendendo à necessidade de qualificar em serviço os profissionais da área da saúde e oportunizar a formação dos estudantes de graduação pela experiência no Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto atua na perspectiva do desenvolvimento das competências gerais comuns aos profissionais da saúde conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). A composição dos grupos tutoriais apresenta diversidade de cursos entre os estudantes, independentemente da formação do tutor e da área de atuação profissional dos preceptores. Esse trabalho tem como objetivo relatar a experiência do grupo tutorial Saúde e Ambiente que atua no Centro de Saúde Jardim Guanabara. Métodologia: além da pesquisa, o grupo tutorial promove uma variedade de ações, principalmente de promoção à saúde. Resultados obtidos: O grupo tutorial é formado por uma tutora, 5 preceptoras e 9 monitores. As ações desenvolvidas são: pesquisa-ação com os objetivos de avaliar os riscos ambientais à saúde de domicílios da área de abrangência, e de propor, de forma compartilhada com a população, ações visando à redução desses riscos. As atividades de promoção à saúde incluem projeto de atenção à saúde de escolares, avaliação do fluxo de pacientes que recebem a vacina anti-rábica na unidade de saúde, avaliação da adesão da população à campanha de vacinação anti-rábica de cães e gatos, participação em projeto para a saúde sexual de adolescentes, e formação em primeiros socorros para cuidadores vinculados a uma das Unidades Municipais de Educação Infantil. Outro conjunto de ações se refere à participação dos grupos tutoriais em projetos assistenciais, campanhas de imunização e programas de educação permanente da SMSA/PBH. Conclusão: A integração serviço e ensino tem sido uma experiência rica para docentes e estudantes.
Palavras-Chave:
Atenção primária à saúde, promoção em saúde
Instituições:
Ministério da Saúde e da Educação