|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
ANDREA CLEMENTE PALMIER |
Faculdade de Odontologia |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
143227 |
PET |
|
3134092474 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
ANDREA CLEMENTE PALMIER |
Faculdade de Odontologia |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
143227 |
acpalmier@terra.com.br |
3134092474 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Carolina Carla Machala |
não se aplica |
Externo |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Cleide Zille Pereira |
não se aplica |
Externo |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Maira do Perpétuo Socorro dos Santos |
não se aplica |
Externo |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Mary Angela Nassau |
não se aplica |
Externo |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Viviane Morinelli |
não se aplica |
Externo |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CATHERINE FERREIRA DA SILVA |
ENFERMAGEM |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ESDRAS GUEDES FONSECA |
ODONTOLOGIA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ISABELA MARIA SILVA |
MEDICINA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
JULIANA BARRETO CALDAS |
MEDICINA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
JULIANA VERSIANI DOS REIS |
MEDICINA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LAIS DE OLIVEIRA FREITAS FERREIRA |
ENFERMAGEM |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LORENA STELA MELO BARBOSA |
MEDICINA VETERINARIA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LORENA OLEGARIO LEITE |
ODONTOLOGIA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARILIA APARECIDA FIDELIS E MOURA |
MEDICINA VETERINARIA |
Aluno |
PET |
Dados do Trabalho |
Título: |
PETSAÚDE-05 Saúde e Ambiente Jardim Guanabara |
Área: |
Ciências da Saúde |
Resumo: |
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais e Secretária Municipal da Saúde de Belo Horizonte (PET-Saúde/UFMG/SMSA/PBH) teve início em 2009, atendendo à necessidade de qualificar em serviço os profissionais da área da saúde e oportunizar a formação dos estudantes de graduação pela experiência no Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto atua na perspectiva do desenvolvimento das competências gerais comuns aos profissionais da saúde conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). A composição dos grupos tutoriais apresenta diversidade de cursos entre os estudantes, independentemente da formação do tutor e da área de atuação profissional dos preceptores. Esse trabalho tem como objetivo relatar a experiência do grupo tutorial Saúde e Ambiente que atua no Centro de Saúde Jardim Guanabara. Métodologia: além da pesquisa, o grupo tutorial promove uma variedade de ações, principalmente de promoção à saúde. Resultados obtidos: O grupo tutorial é formado por uma tutora, 5 preceptoras e 9 monitores. As ações desenvolvidas são: pesquisa-ação com os objetivos de avaliar os riscos ambientais à saúde de domicílios da área de abrangência, e de propor, de forma compartilhada com a população, ações visando à redução desses riscos. As atividades de promoção à saúde incluem projeto de atenção à saúde de escolares, avaliação do fluxo de pacientes que recebem a vacina anti-rábica na unidade de saúde, avaliação da adesão da população à campanha de vacinação anti-rábica de cães e gatos, participação em projeto para a saúde sexual de adolescentes, e formação em primeiros socorros para cuidadores vinculados a uma das Unidades Municipais de Educação Infantil. Outro conjunto de ações se refere à participação dos grupos tutoriais em projetos assistenciais, campanhas de imunização e programas de educação permanente da SMSA/PBH. Conclusão: A integração serviço e ensino tem sido uma experiência rica para docentes e estudantes. |
Palavras-Chave: |
Atenção primária à saúde, promoção em saúde |
Instituições: |
Ministério da Saúde e da Educação |
|