Tipo: Nome: Curso:
Professor ANA MARIA CHAGAS SETTE CAMARA
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
10602X PET 96241887
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ANA MARIA CHAGAS SETTE CAMARA
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
10602X anasettecamara@hotmail.com 33131887
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
O PET-Saúde é uma política indutora que visa fomentar grupos de aprendizagem tutorial na Estratégia de Saúde da Família, favorecendo a integração ensino-serviço. O PET-SAÚDE Milionários é uma equipe interprofissional e desenvolve a Pesquisa Modos de Vida Saudáveis e conta com 01  tutor, 06 preceptores e 12 bolsistas. Este é um  relato da dinâmica de funcionamento do grupo viabilizando a inserção precoce do aluno no serviço e a aproximação dos profissionais da academia, além de atender às necessidades da área de abrangência  do CS Milionários. Cada preceptor é responsável pelo acompanhamento diário de uma dupla de alunos. São realizadas rodas de conversa quinzenais do GT  e reuniões semanais do Tutor com uma dupla de preceptores. Os alunos são avaliados pelo portfólio. O GT conta com 03 grupos de estudo, sendo cada um responsável pela análise de determinados dados da pesquisa e produção de um artigo.  Já foi realizada a coleta dos dados e seu lançamento no  banco de dados. A análise dos dados  e ações de intervenção são propostas e desenvolvidas pelos acadêmicos: eventos integrados com a comunidade, mudanças do processo de trabalho do serviço e ações de promoção de modos de vida para vários grupos e linhas de cuidado (Saúde da Criança, Saúde da Mulher; Hipertensos e Diabéticos). Um segundo projeto de pesquisa com diabéticos insulino-dependentes foi desenvolvido pelo grupo e já está na fase de conclusão. Observamos que a dinâmica do GT tem promovido novas interações no trabalho em equipe interprofissional e desenvolvido parcerias e cooperações entre os profissionais e acadêmicos;discussão dos papeis profissionais; liderança/protagonismo; compromisso na solução de problemas; troca de experiências e saberes; postura de respeito à diversidade; cooperação para efetivar práticas transformadoras e parcerias na construção de projetos; o exercício permanente de uma postura dialógica além de ampliar a qualidade no cuidado.
Palavras-Chave:
educação interprofissional; trabalho em equipe; preceptoria
Instituições:
Ministério da Saúde - SEGETS;  UFMG  ; Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte