|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
STELA MARIS AGUIAR LEMOS |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
180335 |
PET |
|
3196828640 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
STELA MARIS AGUIAR LEMOS |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
180335 |
smarislemos@medicina.ufmg.br |
3196828640 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
TARSILLA SPEZIALLI CARDOSO |
FARMACIA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
THIAGO SANTOS ALMEIDA |
ODONTOLOGIA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ALESSANDRO FERNANDES GUIMARAES |
MEDICINA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
TATIANE FRANCISCA LOPES MADRUGA |
FONOAUDIOLOGIA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
POLIANE GONCALVES DE MELLO |
FISIOTERAPIA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CAMILA SILVA SOUZA |
PSICOLOGIA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ALLANA FERNANDA GONCALVES DIAS |
PSICOLOGIA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
JOSIANE MENDES FERREIRA |
FONOAUDIOLOGIA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
AQUILA BRUNO MIRANDA |
PSICOLOGIA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
NATHALIA ADILA ALVES MACHADO |
MEDICINA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
REGIANE APARECIDA NASCIMENTO BAPTISTA |
MEDICINA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
JESSICA ABDO GONCALVES TOSATTI |
CIENCIA DA NUTRICAO |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Isabel Maria Gomes Soares |
PBH |
Externo |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Avani de Fatima Pimenta |
PBH |
Externo |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Davi Vilela de CArvalho |
PBH |
Externo |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Marlene Mourão Pedrosa |
PBH |
Externo |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Rodrigo Pinheiro Pereira |
PBH |
Externo |
PET |
Dados do Trabalho |
Título: |
PETSAÚDE-16 Relato de experiência de monitores e preceptores do PET- Saúde UFMG ? Saúde da Criança. |
Área: |
Ciências da Saúde |
Resumo: |
O envolvimento dos alunos com questões sociais e a formação interprofissional tem sido incentivado pelo Ministérios da Saúde e da Educação com objetivo de promover atenção à saúde, produção de conhecimento, formação de recursos humanos e prestação de serviços do SUS. O presente trabalho trata-se de relato de experiência por meio da descrição de atividades desenvolvidas no período de Março de 2010 a agosto de 2011, envolvendo um grupo tutorial do PET-saúde da Família UFMG/PBH sediado no Centro de Saúde Santa Mônica. O grupo tutorial era composto por 1 tutora, 5 preceptores e 23 monitores sendo 10 bolsistas e 7 voluntários. A linha de pesquisa e ação é a ?Linha de Cuidado Integral à Saúde da Criança?, cuja finalidade é identificar, promover e avaliar as ações relacionadas ao desenvolvimento infantil. Os estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia, Odontologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Fonoaudiologia realizaram ações de intervenção, pesquisa e extensão.Ao longo do período foram realizadas as atividades de diagnóstico situacional da unidade , avaliação do desenvolvimento de 360 crianças por meio de aplicação de instrumentos padronizados e avaliação dos recursos do ambiente familiar. Além disso, foi realizada em outubro de 2010 a semana da criança que constou da realização de atividades educativas, como um teatro de fantoches sobre saúde bucal, atividades recreativas como oficinas de brinquedos de materiais recicláveis, de desenho e de nutrição saudável, palestras sobre limites, jogos, além da distribuição de livros infantis. Cabe relatar a avaliação permanente das estratégias por meio de grupo focal e preenchimento de ficha de avaliação por monitores e preceptores. As temáticas principais são organização, gestão, cronograma e atividades do grupo tutorial. O PET-saúde possibilitou um maior conhecimento da atenção primária e o reconhecimento da necessidade dos cuidados com as crianças. |
Palavras-Chave: |
desenvolvimento infantil, formação de recursos humanos, saúde pública. |
Instituições: |
Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Prefeitura de Belo Horiaonte |
|
|