Tipo: Nome: Curso:
Professor STELA MARIS AGUIAR LEMOS Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
180335 PET 3196828640
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
STELA MARIS AGUIAR LEMOS Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
180335 smarislemos@medicina.ufmg.br 3196828640
Rodrigo Pinheiro Pereira PBH Externo PET
Dados do Trabalho
Título:
PETSAÚDE-16 Relato de experiência de monitores e preceptores do PET- Saúde UFMG ? Saúde da Criança.
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
O envolvimento dos alunos com questões sociais e a formação interprofissional tem sido incentivado pelo Ministérios da Saúde e da Educação com objetivo de promover atenção à saúde, produção de conhecimento, formação de recursos humanos e prestação de serviços do SUS. O presente trabalho trata-se de relato de experiência por meio da descrição de atividades desenvolvidas no período de Março de 2010 a agosto de 2011, envolvendo um grupo tutorial do PET-saúde da Família UFMG/PBH sediado no Centro de Saúde Santa Mônica. O grupo tutorial era composto por 1 tutora, 5 preceptores e 23 monitores sendo 10 bolsistas e 7 voluntários. A linha de pesquisa e ação é a ?Linha de Cuidado Integral à Saúde da Criança?, cuja finalidade é identificar, promover e avaliar as ações relacionadas ao desenvolvimento infantil. Os estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia, Odontologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Fonoaudiologia  realizaram ações de intervenção, pesquisa e extensão.Ao longo do período foram realizadas as atividades de diagnóstico situacional da unidade , avaliação do desenvolvimento  de 360 crianças  por meio de aplicação de instrumentos padronizados e avaliação dos recursos do ambiente familiar. Além disso, foi realizada em outubro de 2010 a semana da criança que constou da realização de atividades educativas, como um teatro de fantoches sobre saúde bucal, atividades recreativas como oficinas de brinquedos de materiais recicláveis, de desenho e de nutrição saudável, palestras sobre limites, jogos, além da distribuição de livros infantis. Cabe relatar a avaliação permanente das estratégias  por meio de grupo focal e  preenchimento de ficha de avaliação por monitores e preceptores. As temáticas principais são organização, gestão, cronograma e atividades do grupo tutorial. O PET-saúde possibilitou um maior conhecimento da atenção primária e o reconhecimento da necessidade dos cuidados com as crianças.
Palavras-Chave:
desenvolvimento infantil, formação de recursos humanos, saúde pública.
Instituições:
Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Prefeitura de Belo Horiaonte