Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor TATIANA TSCHERBAKOWSKI DE G MOURAO V L Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
160008 PMG 34099785
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
TATIANA TSCHERBAKOWSKI DE G MOURAO V L Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
160008 tatianatgm@uol.com.br 34099785
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ANDRE RAMOS ROCHA MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ANNA TERESA MOREIRA DE SOUSA E SILVA MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LEONARDO HENRIQUE MORATO CALIXTO MEDICINA Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
JULIANA BARRETO CALDAS MEDICINA Aluno SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MILENA PINHEIRO DE MACEDO MARQUES MEDICINA Aluno SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
FABRICIO SILVA GOMES MEDICINA Aluno SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
RODRIGO NICOLATO Faculdade de Medicina Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
CINTIA SATIKO FUZIKAWA Faculdade de Medicina Professor SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PMG-081 Monitoria do Depto. de Saúde Mental
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
Introdução:Conhecimentos e habilidades em Psicologia Médica são essenciais na formação do médico, mas não há consenso quanto aos conteúdos mais pertinentes. A disciplina do 7º período do curso de Medicina da UFMG, Psicologia Médica Aplicada (PMA), é ministrada em grupos de discussão de 10 alunos por professor. Objetivo:Analisar a opinião dos estudantes sobre a disciplina PMA, quanto a: conteúdos e sua relevância prática, percepção da aptidão para aplicar os conteúdos e motivação. Métodos:No final do 1º semestre de 2011, um questionário elaborado pelos autores foi aplicado, por monitores, aos alunos da disciplina. As respostas foram anônimas. Perguntaram-se quais assuntos foram considerados relevantes na prática e assuntos importantes não abordados (questões abertas); se os temas descritos nos objetivos da disciplina haviam sido abordados, se o aluno se considerava apto a aplicar os conhecimentos na prática, a motivação em relação à disciplina (questões fechadas). Categorizaram-se as respostas às questões abertas. Usou-se o programa Stata 7 para análise descritiva dos dados. Resultados:89,8% dos alunos responderam ao questionário. 97,7% consideraram haver assuntos úteis na prática, sendo transtornos de humor (70,4%) e ansiedade (48,5%) os mais citados. 63,6% disseram que assuntos importantes não foram abordados; o tratamento de quadros psiquiátricos/psicofármacos foi o mais citado (18,2%). O objetivo da disciplina que maior número de alunos relatou ter sido abordado foi ?a capacidade de compreender, escutar e atender os pacientes? (95,4%) e 62,9% disseram se sentir totalmente ou bastante aptos a fazer isso na prática. A motivação em relação à disciplina foi alta ou média para 70,4%. Conclusão:A maioria dos alunos percebeu-se apto realizar um dos objetivos principais da disciplina: compreender, escutar e atender os pacientes. Nota-se grande interesse pelos transtornos psiquiátricos e seu tratamento.
Palavras-Chave:
Psicologia Médica; Educação Médica; Auto-avaliação
Instituições:
Prograd