|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
TATIANA TSCHERBAKOWSKI DE G MOURAO V L |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
160008 |
PMG |
|
34099785 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
TATIANA TSCHERBAKOWSKI DE G MOURAO V L |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
160008 |
tatianatgm@uol.com.br |
34099785 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ANDRE RAMOS ROCHA |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ANNA TERESA MOREIRA DE SOUSA E SILVA |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LEONARDO HENRIQUE MORATO CALIXTO |
MEDICINA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
JULIANA BARRETO CALDAS |
MEDICINA |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MILENA PINHEIRO DE MACEDO MARQUES |
MEDICINA |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
FABRICIO SILVA GOMES |
MEDICINA |
Aluno |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
RODRIGO NICOLATO |
Faculdade de Medicina |
Professor |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CINTIA SATIKO FUZIKAWA |
Faculdade de Medicina |
Professor |
SEM BOLSA |
Dados do Trabalho |
Título: |
PMG-081 Monitoria do Depto. de Saúde Mental |
Área: |
Ciências da Saúde |
Resumo: |
Introdução:Conhecimentos e habilidades em Psicologia Médica são essenciais na formação do médico, mas não há consenso quanto aos conteúdos mais pertinentes. A disciplina do 7º período do curso de Medicina da UFMG, Psicologia Médica Aplicada (PMA), é ministrada em grupos de discussão de 10 alunos por professor. Objetivo:Analisar a opinião dos estudantes sobre a disciplina PMA, quanto a: conteúdos e sua relevância prática, percepção da aptidão para aplicar os conteúdos e motivação. Métodos:No final do 1º semestre de 2011, um questionário elaborado pelos autores foi aplicado, por monitores, aos alunos da disciplina. As respostas foram anônimas. Perguntaram-se quais assuntos foram considerados relevantes na prática e assuntos importantes não abordados (questões abertas); se os temas descritos nos objetivos da disciplina haviam sido abordados, se o aluno se considerava apto a aplicar os conhecimentos na prática, a motivação em relação à disciplina (questões fechadas). Categorizaram-se as respostas às questões abertas. Usou-se o programa Stata 7 para análise descritiva dos dados. Resultados:89,8% dos alunos responderam ao questionário. 97,7% consideraram haver assuntos úteis na prática, sendo transtornos de humor (70,4%) e ansiedade (48,5%) os mais citados. 63,6% disseram que assuntos importantes não foram abordados; o tratamento de quadros psiquiátricos/psicofármacos foi o mais citado (18,2%). O objetivo da disciplina que maior número de alunos relatou ter sido abordado foi ?a capacidade de compreender, escutar e atender os pacientes? (95,4%) e 62,9% disseram se sentir totalmente ou bastante aptos a fazer isso na prática. A motivação em relação à disciplina foi alta ou média para 70,4%. Conclusão:A maioria dos alunos percebeu-se apto realizar um dos objetivos principais da disciplina: compreender, escutar e atender os pacientes. Nota-se grande interesse pelos transtornos psiquiátricos e seu tratamento. |
Palavras-Chave: |
Psicologia Médica; Educação Médica; Auto-avaliação |
Instituições: |
Prograd |
|
|