Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor JOAO PAULO KAWAOKA MATUSHITA Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
061662 PEG 3184988317
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
JOAO PAULO KAWAOKA MATUSHITA Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
061662 jpauloejulieta@gmail.com 3184988317
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
REGINALDO FIGUEIREDO Faculdade de Medicina Professor PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ALBERTO PEREIRA FERRAZ MEDICINA Aluno PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
IGOR BRAGA NEDER MEDICINA Aluno PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
JOSE NELSON MENDES VIEIRA Faculdade de Medicina Professor PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-56 AS ICONOGRAFIAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:

Introdução: O Projeto Iconográfico desenvolvido pelo Departamento de Propedêutica Complementar da Faculdade de Medicina da UFMG, em conjunto com o Serviço de Imagem do Hospital das Clínicas da mesma instituição, representa uma nova abordagem no Ensino Superior em Radiologia. A partir da digitalização dos exames de imagem do acervo do Hospital das Clínicas, realizou-se compilação das principais associações realizadas entre elementos pictóricos e imagens radiológicas. Tais analogias, denominadas de iconografias, permeiam a história da especialidade, mas se encontram dispersas pela literatura, não havendo até então uma sistematização dessas associações.
Objetivo: Demonstrar a importância das iconografias, e sua sistematização, como estratégia de aprendizagem, exemplificadas através de alguns iconográficos utilizados no estudo radiológico do sistema esquelético.
Materiais e Métodos: Este trabalho foi realizado após digitalização do acervo de exames de imagem do Hospital das Clínicas e consulta de literatura especializada.
Discussão: O recurso da iconografia encontra várias aplicações no estudo do sistema esquelético. A porção do osso esfenóide que resguarda a hipófise é conhecida como Sela Turca, devido sua semelhança com tal sela oriental. A disposição das saliências das vértebras da coluna formam imagens que lembram cães da raça Terrier. As fraturas cominutivas frequentemente geram imagens triangulares denominadas de fragmento em asa de borboleta. O aspecto das fraturas em lactentes por vezes é semelhante ao obtido quando se tenta quebrar um galho verde. No contexto das doenças degenerativas, os osteófitos da coluna vertebral parecem bicos de papagaio. Na Artrite Reumatóide, a destruição das articulações das falanges pode gerar imagem parecida com um lápis no interior de uma xícara.  Na degeneração dos discos intervertebrais, pode-se encontrar imagens radiotrasparentes semelhantes a hóstias. A formação
Palavras-Chave:
Iconografia, Radiologia, Educação Médica
Instituições: