Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor ROSILENE HORTA TAVARES Faculdade de Educação
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
191604 PEG 34095340
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ROSILENE HORTA TAVARES Faculdade de Educação
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
191604 horta.rosilene@fae.ufmg.br 34095340
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ELISABETH ANGELA DE AZEVEDO PRIMO FORM INTERC DE EDUC INDIGENAS Aluno PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
EVA SUELI MARIA DA SILVA PEDAGOGIA/DIURNO Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-33 Estudos Visando a Integração Curricular do Ensino sobre s Tecnologias as Informação e Comunicação na Formação Inicial Docente na UFMG
Área:
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo:
Iniciado em abril de 2011, o projeto tem como objetivos gerais realizar estudos que proponham atualização curricular dos quinze cursos de licenciatura da UFMG, no que diz respeito à integração curricular do ensino sobre as TICs na formação docente; e formular proposições de políticas, pedagogias e formas para tal integração curricular das TICs . Pretende também o Projeto identificar e analisar práticas de utilização das TIC no ensino-aprendizagem nos cursos de licenciatura; analisar e propor ações docentes de ensino superior para a utilização das TICs no mecanismo de inclusão de 20% da carga horária a distância nos cursos presenciais; e formular proposições de inovação curricular e/ou criação de novos cursos presenciais, semipresenciais e à distância, com efetiva qualidade educacional e social, que tenha o potencial das TIC como suporte.
Estão em realização as ações seguintes: a) coleta das grades curriculares e dos projetos pedagógicos ou planos de trabalho dos cursos de licenciatura para identificação de disciplinas ou ações que utilizem as TICs na formação dociente inicial; b) elaboração de questionário para professores da universidade sobre utilização ou não das TICs nas aulas ou atividades; c) pesquisa bibliográfica; d) convite a professores e alunos dos cursos para participação nas palestras promovidas na FAE sobre a temática, no âmbito do Projeto Prodocência UFMG/CAPES, sob a coordenação do Núcleo Pr@xis-FaE. Serão realizadas no segundo semeste os seguintes  processos: e) a análise dos Projetos Políticos Pedagógicos dos quinze cursos de licenciatura, visando identificar disciplinas, conteúdos disciplinares ou práticas docentes de ensino superior que tenham as TIC como temática ou como suporte técnico; f) formulação teórica de proposições de políticas, pedagogias e formas de integração curricular das TICs na formação docente nos quinze cursos de licenciatura; g) Consolidar uma base bibliográfica sobre a temática; h) participar de eventos nacionais e outros.
Palavras-Chave:
Educação - Tecnologias da informação e comunicação - Formação docente inicial
Instituições:
CAPES
Pro-Reitoria de Graduação da UFMG