|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
JOAO HENRIQUE LARA DO AMARAL |
Faculdade de Odontologia |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
016748 |
PET |
|
(31)32852306 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
JOAO HENRIQUE LARA DO AMARAL |
Faculdade de Odontologia |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
016748 |
jhamaral@uai.com.br |
(31)32852306 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ELAINE CRISTINA DE PAULA |
ENFERMAGEM |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
BRUNA FERREIRA |
ENFERMAGEM |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ELIZANGELA MARTINS DELFINO |
CIENCIA DA NUTRICAO |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
JOICE FERNANDA GOMES COSTA |
EDUCACAO FISICA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARIA GABRIELLA DE SA FERNANDES |
MEDICINA VETERINARIA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
RAPHAEL PONTES CASSINI |
EDUCACAO FISICA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
VIVIANA PATRICIA FRAGA DOS SANTOS |
MEDICINA VETERINARIA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
BARBARA SOARES MONTALVAO FERREIRA |
ODONTOLOGIA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LUCAS HENRIQUE DE PAULO MENDES |
EDUCACAO FISICA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LUANA REIS PAIXAO |
MEDICINA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Francisco Eduardo de Carvalho Lima |
Não se aplica |
Externo |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Geraldo Augusto de Souza Coimbra |
Não se aplica |
Externo |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Regiane Cristina Lobo |
Não se aplica |
Externo |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Joana D¿arc Santos Aguiar |
Não se aplica |
Externo |
SEM BOLSA |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Ana Paula Azeredo Ponciano Simplicio |
Não se aplica |
Externo |
SEM BOLSA |
Dados do Trabalho |
Título: |
PETSAÚDE-12 A contribuição do PET-Saúde para uma leitura da formação recebida nos cursos de graduação da área da saúde |
Área: |
Ciências da Saúde |
Resumo: |
No âmbito da atenção à saúde, é necessária a atuação multiprofissional para que se possa atender às necessidades da sociedade de forma abrangente, incluindo os aspectos sócio-ambientais. Este trabalho apresenta uma síntese da percepção dos monitores do Grupo Tutorial PET-Saúde e Ambiente da Unidade de Atenção Primária à Saúde Nova York do Município de Belo Horizonte, sobre o próprio curso considerando a participação no programa. O grupo tutorial é formado por acadêmicos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição e Odontologia da UFMG. Os estudantes foram convidados a estudar individualmente as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de origem. Discutindo a própria formação, as DCN e a experiência no PET-Saúde os estudantes avaliam que a formação profissional baseada nas diretrizes curriculares pode contribuir de forma significativa para a saúde da população e o desenvolvimento profissional do estudante. O grupo tutorial avalia que princípios das DCN têm sido observados na experiência dos projetos PET-Saúde. Na sua execução o PET-Saúde tem permitido aos acadêmicos a proximidade com a produção científica, planejamento e desenvolvimento de programas na atenção primária, epidemiologia, controle e erradicação das enfermidades infectocontagiosas, parasitárias e zoonoses. O PET-Saúde oportuniza a formação multiprofissional e a prática profissional sob a ótica da integralidade na atenção à saúde individual e coletiva. A experiência no programa permite a construção pelo estudante de um olhar mais crítico sobre a formação recebida no curso de graduação, onde se tem observado a aplicação de princípios das DCN na organização da matriz curricular. |
Palavras-Chave: |
diretrizes curriculares nacionais; trabalho em equipe; atenção à saúde, integralidade na saúde |
Instituições: |
Ministério da Saúde, Organização Panamericana da Saúde |
|