Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor JOAO HENRIQUE LARA DO AMARAL Faculdade de Odontologia
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
016748 PET (31)32852306
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
JOAO HENRIQUE LARA DO AMARAL Faculdade de Odontologia
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
016748 jhamaral@uai.com.br (31)32852306
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ELAINE CRISTINA DE PAULA ENFERMAGEM Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
BRUNA FERREIRA ENFERMAGEM Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ELIZANGELA MARTINS DELFINO CIENCIA DA NUTRICAO Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
JOICE FERNANDA GOMES COSTA EDUCACAO FISICA Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MARIA GABRIELLA DE SA FERNANDES MEDICINA VETERINARIA Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
RAPHAEL PONTES CASSINI EDUCACAO FISICA Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
VIVIANA PATRICIA FRAGA DOS SANTOS MEDICINA VETERINARIA Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
BARBARA SOARES MONTALVAO FERREIRA ODONTOLOGIA Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LUCAS HENRIQUE DE PAULO MENDES EDUCACAO FISICA Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LUANA REIS PAIXAO MEDICINA Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
Francisco Eduardo de Carvalho Lima Não se aplica Externo SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
Geraldo Augusto de Souza Coimbra Não se aplica Externo SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
Regiane Cristina Lobo Não se aplica Externo SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
Joana D¿arc Santos Aguiar Não se aplica Externo SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
Ana Paula Azeredo Ponciano Simplicio Não se aplica Externo SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PETSAÚDE-12 A contribuição do PET-Saúde para uma leitura da formação recebida nos cursos de graduação da área da saúde
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
No âmbito da atenção à saúde, é necessária a atuação multiprofissional para que se possa atender às necessidades da sociedade de forma abrangente, incluindo os aspectos sócio-ambientais. Este trabalho apresenta uma síntese da percepção dos monitores do Grupo Tutorial PET-Saúde e Ambiente da Unidade de Atenção Primária à Saúde Nova York do Município de Belo Horizonte, sobre o próprio curso considerando a participação no programa. O grupo tutorial é formado por acadêmicos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição e Odontologia da UFMG. Os estudantes foram convidados a estudar individualmente as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de origem. Discutindo a própria formação, as DCN e a experiência no PET-Saúde os estudantes avaliam que a formação profissional baseada nas diretrizes curriculares pode contribuir de forma significativa para a saúde da população e o desenvolvimento profissional do estudante. O grupo tutorial avalia que princípios das DCN têm sido observados na experiência dos projetos PET-Saúde. Na sua execução o PET-Saúde tem permitido aos acadêmicos a proximidade com a produção científica, planejamento e desenvolvimento de programas na atenção primária, epidemiologia, controle e erradicação das enfermidades infectocontagiosas, parasitárias e zoonoses. O PET-Saúde oportuniza a formação multiprofissional e a prática profissional sob a ótica da integralidade na atenção à saúde individual e coletiva. A experiência no programa permite a construção pelo estudante de um olhar mais crítico sobre a formação recebida no curso de graduação, onde se tem observado a aplicação de princípios das DCN na organização da matriz curricular.
Palavras-Chave:
diretrizes curriculares nacionais; trabalho em equipe; atenção à saúde, integralidade na saúde
Instituições:
Ministério da Saúde, Organização Panamericana da Saúde