Tipo: Nome: Curso:
Professor JOAO HENRIQUE LARA DO AMARAL Faculdade de Odontologia
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
016748 PET (31)32852306
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
JOAO HENRIQUE LARA DO AMARAL Faculdade de Odontologia
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
016748 jhamaral@uai.com.br (31)32852306
Co-Autores
ELAINE CRISTINA DE PAULA ENFERMAGEM Aluno PET
BRUNA FERREIRA ENFERMAGEM Aluno PET
ELIZANGELA MARTINS DELFINO CIENCIA DA NUTRICAO Aluno PET
JOICE FERNANDA GOMES COSTA EDUCACAO FISICA Aluno PET
MARIA GABRIELLA DE SA FERNANDES MEDICINA VETERINARIA Aluno PET
RAPHAEL PONTES CASSINI EDUCACAO FISICA Aluno PET
VIVIANA PATRICIA FRAGA DOS SANTOS MEDICINA VETERINARIA Aluno PET
BARBARA SOARES MONTALVAO FERREIRA ODONTOLOGIA Aluno PET
LUCAS HENRIQUE DE PAULO MENDES EDUCACAO FISICA Aluno PET
LUANA REIS PAIXAO MEDICINA Aluno PET
Francisco Eduardo de Carvalho Lima Não se aplica Externo SEM BOLSA
Geraldo Augusto de Souza Coimbra Não se aplica Externo SEM BOLSA
Regiane Cristina Lobo Não se aplica Externo SEM BOLSA
Joana D¿arc Santos Aguiar Não se aplica Externo SEM BOLSA
Ana Paula Azeredo Ponciano Simplicio Não se aplica Externo SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PETSAÚDE-12 A contribuição do PET-Saúde para uma leitura da formação recebida nos cursos de graduação da área da saúde
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
No âmbito da atenção à saúde, é necessária a atuação multiprofissional para que se possa atender às necessidades da sociedade de forma abrangente, incluindo os aspectos sócio-ambientais. Este trabalho apresenta uma síntese da percepção dos monitores do Grupo Tutorial PET-Saúde e Ambiente da Unidade de Atenção Primária à Saúde Nova York do Município de Belo Horizonte, sobre o próprio curso considerando a participação no programa. O grupo tutorial é formado por acadêmicos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição e Odontologia da UFMG. Os estudantes foram convidados a estudar individualmente as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de origem. Discutindo a própria formação, as DCN e a experiência no PET-Saúde os estudantes avaliam que a formação profissional baseada nas diretrizes curriculares pode contribuir de forma significativa para a saúde da população e o desenvolvimento profissional do estudante. O grupo tutorial avalia que princípios das DCN têm sido observados na experiência dos projetos PET-Saúde. Na sua execução o PET-Saúde tem permitido aos acadêmicos a proximidade com a produção científica, planejamento e desenvolvimento de programas na atenção primária, epidemiologia, controle e erradicação das enfermidades infectocontagiosas, parasitárias e zoonoses. O PET-Saúde oportuniza a formação multiprofissional e a prática profissional sob a ótica da integralidade na atenção à saúde individual e coletiva. A experiência no programa permite a construção pelo estudante de um olhar mais crítico sobre a formação recebida no curso de graduação, onde se tem observado a aplicação de princípios das DCN na organização da matriz curricular.
Palavras-Chave:
diretrizes curriculares nacionais; trabalho em equipe; atenção à saúde, integralidade na saúde
Instituições:
Ministério da Saúde, Organização Panamericana da Saúde