Tipo: Nome: Curso:
Professor ELIANE COSTA DIAS MACEDO GONTIJO Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
05934X PEG 34099812
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ELIANE COSTA DIAS MACEDO GONTIJO Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
05934X egontijo@medicina.ufmg.br 34099812
Co-Autores
TAIS SOARES CARVALHO MEDICINA Aluno PEG
MIGUEL DE CASTRO SANTOS MEDICINA Aluno PEG
CLARICE SEMIAO COIMBRA MEDICINA Aluno SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PEG2010-39 Avaliação de Competencias no Curso Médico
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina  levaram á revisão do papel das escolas médicas na consolidação do SUS e à conversão de objetivos educacionais abstratos no desenvolvimento de competências profissionais. As expectativas de alunos e professores quanto à aquisição de competências em um internato deveriam ser iguais, pois estas são uniformizadas pela compreensão dos objetivos educacionais da disciplina. Contudo,  em geral, os alunos são mais auto-exigentes  do que os professores, principalmente na área cirúrgica.
Para verificar a veracidade da assertiva acima, foi utilizado um questionário composto por 47 perguntas direcionadas para o Internato de Clínica Cirúrgica e, para a resposta dos quesitos, duas escalas de Likert adaptadas. A MRC foi utilizada como parâmetro para estabelecer quais competências seriam analisadas, pois ela avalia a aquisição de competências requeridas para o exercício profissional adequado ao SUS, de acordo com as DCNM.
Os alunos responderam o questionário durante o confinamento antes da avaliação prática do internato no primeiro semestre de 2011, sendo obtidas 126 (79%) respostas. Dos 63 professores do Departamento de Cirurgia, 24 (38%) foram contactados para responderem o questionário e não houve recusa.Os professores foram mais exigentes em Adequação no trato com o paciente, Pré/per/pós-operatório e Competências Gerais. Em relação a Respeito às normas de biossegurança e Adequação no trato com o paciente, as respostas dos professores mostraram menor desvio padrão. Já os alunos apresentaram uma opinião mais uniforme em Procedimentos em cirurgia ambulatorial e Pré/per/pós-operatório.Alunos e professores têm expectativas semelhantes em relação ao Internato de Clínica Cirúrgica. Os docentes  mostraram-se preocupados em garantir adequada relação médico-paciente, mas receosos quanto a dar maior autonomia em procedimentos mais especializados.
Palavras-Chave:
competências; internatos; ensino médico.
Instituições:
Prograd