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Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
ELIANE COSTA DIAS MACEDO GONTIJO |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
05934X |
PEG |
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34099812 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
ELIANE COSTA DIAS MACEDO GONTIJO |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
05934X |
egontijo@medicina.ufmg.br |
34099812 |
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Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
TAIS SOARES CARVALHO |
MEDICINA |
Aluno |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MIGUEL DE CASTRO SANTOS |
MEDICINA |
Aluno |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CLARICE SEMIAO COIMBRA |
MEDICINA |
Aluno |
SEM BOLSA |
Dados do Trabalho |
Título: |
PEG2010-39 Avaliação de Competencias no Curso Médico |
Área: |
Ciências da Saúde |
Resumo: |
As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina levaram á revisão do papel das escolas médicas na consolidação do SUS e à conversão de objetivos educacionais abstratos no desenvolvimento de competências profissionais. As expectativas de alunos e professores quanto à aquisição de competências em um internato deveriam ser iguais, pois estas são uniformizadas pela compreensão dos objetivos educacionais da disciplina. Contudo, em geral, os alunos são mais auto-exigentes do que os professores, principalmente na área cirúrgica. Para verificar a veracidade da assertiva acima, foi utilizado um questionário composto por 47 perguntas direcionadas para o Internato de Clínica Cirúrgica e, para a resposta dos quesitos, duas escalas de Likert adaptadas. A MRC foi utilizada como parâmetro para estabelecer quais competências seriam analisadas, pois ela avalia a aquisição de competências requeridas para o exercício profissional adequado ao SUS, de acordo com as DCNM. Os alunos responderam o questionário durante o confinamento antes da avaliação prática do internato no primeiro semestre de 2011, sendo obtidas 126 (79%) respostas. Dos 63 professores do Departamento de Cirurgia, 24 (38%) foram contactados para responderem o questionário e não houve recusa.Os professores foram mais exigentes em Adequação no trato com o paciente, Pré/per/pós-operatório e Competências Gerais. Em relação a Respeito às normas de biossegurança e Adequação no trato com o paciente, as respostas dos professores mostraram menor desvio padrão. Já os alunos apresentaram uma opinião mais uniforme em Procedimentos em cirurgia ambulatorial e Pré/per/pós-operatório.Alunos e professores têm expectativas semelhantes em relação ao Internato de Clínica Cirúrgica. Os docentes mostraram-se preocupados em garantir adequada relação médico-paciente, mas receosos quanto a dar maior autonomia em procedimentos mais especializados. |
Palavras-Chave: |
competências; internatos; ensino médico. |
Instituições: |
Prograd |
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