|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
CASSIO DA CUNHA IBIAPINA |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
19445X |
PEG |
|
99767871 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
CASSIO DA CUNHA IBIAPINA |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
19445X |
cassio da cunha ibiapina |
99767871 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LUISA DE CAMPOS GUIMARAES E FIGUEIREDO |
MEDICINA |
Aluno |
PEG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PEG2011-54 "ENSINO DE PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA: MODELO DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL), OTIMIZAÇÃO DO USO DA PLATAFORMA MOODLE E MAPAS CONCEITUAIS ASSOCIADOS AO SISTEMA TRADICIONAL." |
Área: |
Ciências da Saúde |
Resumo: |
RESUMO: Introdução: A geração Y, também chamada geração do milênio ou geração da Internet, é um conceito em Sociologia que se refere à coorte dos nascidos após 1980. É caracterizada pelo grande interesse pelas tecnologias e pelo perfil multitarefas. Entretanto, apresenta alguma dificuldade de uma busca de qualidade por materiais adequados para estudo na internet. Dentro dessa perspectiva, uma organização de bases de aprendizagem confiáveis é extremamente importante no aprendizado atual. A metodologia tradicional de ensino da Pneumologia Pediátrica baseia-se na assistência clínico- pneumológica nos ambulatórios. No intuito de adequar a metodologia a geração Y, os alunos monitores criaram um modelo de suporte baseado na elaboração de casos clínicos, artigos de qualidade e testes de fixação construídos e confeccionados pelos próprios alunos. Nesse contexto, a utilização da plataforma Moodle será capaz de aumentar a motivação dos alunos, proporcionar maior facilidade na produção e distribuição de conteúdos entre instituições, avaliar os alunos de forma inovadora e proporcionar suporte tecnológico para a disponibilização de conteúdos de acordo com um modelo pedagógico.Objetivos: O presente projeto tem como objetivo associar aos métodos tradicionais, métodos inovadores, que produzam impacto no aprendizado e posteriormente na qualidade da assistência prestada pelos futuros médicos. Métodos: Um aluno bolsista e três voluntários foram selecionados, com o pré-requisito de já terem cursado a disciplina. Os alunos fizeram levantamento bibliográfico das principais temas em pneumologia pediátrica e construíram casos clínicos e mapas conceituais para discussão no sistema de aprendizagem baseada em problemas. Conclusão: A associação de métodos de aprendizagem diferentes e a confecção de materiais pelos próprios alunos monitores proporcionarão conhecimento mais amplo, motivante e sólido da pneumologia pediátrica nas turmas subseqüentes.
|
Palavras-Chave: |
Pneumologia pediatrica, moodle |
Instituições: |
Bolsista PEG- pro reitoria |
|
|