|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
JANINE GOMES CASSIANO |
|
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
03309X |
PET |
|
97951324 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
JANINE GOMES CASSIANO |
|
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
03309X |
janinecassiano@gmail.com |
9791324 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Juguimar T C Cae |
enfermagem |
Externo |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Lucas M Hauck |
farmacia |
Externo |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Suzy N Silva |
enfermagem |
Externo |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Patricia Torres |
enfermagem |
Externo |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
PAULA MENDES FERREIRA |
MEDICINA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARIANA PARREIRA LARA DO AMARAL |
PSICOLOGIA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
SAMANTA RODRIGUES SERGIO |
MEDICINA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CRISTIANE GUERRA FELIPE |
EDUCACAO FISICA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LARISSA SANTOS PINTO PINHEIRO |
FISIOTERAPIA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Flavia F Toledo |
odontologia |
Externo |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Natalia Dias |
enfermagem |
Externo |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Fernanda Canesso |
Terapia Ocupacional |
Externo |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Nayara Almeida |
Terapia Ocupacional |
Externo |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Camila C Silva |
Veterinaria |
Externo |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Luiza O Mattos |
farmacia |
Externo |
PET |
Dados do Trabalho |
Título: |
PETSAÚDE-09 Alinhavando vivencias interdisciplinares na atenção básica com o escopo técnico teórico especifico de cada área da saúde ?PET SAUDE do IDOSO no Jardim Alvorada |
Área: |
Ciências da Saúde |
Resumo: |
Introdução- A ampliação do conceito de saúde e a compreensão das condicionantes socioculturais envolvidas reorientaram a formação dos profissionais de saúde. A complexidade da atenção básica exige profissionais com novas competências. Somam-se a isto as mudanças no perfil demográfico da população. O envelhecimento populacional apresenta novas demandas e exigem um olhar mais atento e ampliado na assistência. Considerando tais necessidades, o grupo PET SAUDE do Idoso ?J. Alvorada planejou ações educativas em grupo para os idosos ativos e outra ação individualizada junto a idosos restritos ao domicílio seus familiares. Objetivo- Descrever a experiência dos acadêmicos, preceptores e tutora, com diferentes formações da área da saúde nesta vivência interdisciplinar. O processo de ensino aprendizagem envolvido e a importância da vivencia para a formação individual dos envolvidos. Metodologia- Estudo exploratório de caráter descritivo. O grupo tutorial Jardim Alvorada é composto pela tutora terapeuta ocupacional, cinco preceptores (três deles enfermeiros, um dentista e um farmacêutico) e dez estudantes (duas de terapia ocupacional, duas de medicina, uma de enfermagem, uma de educação física, uma de veterinária, uma de farmácia, uma de fisioterapia e uma de psicologia). Pensar, analisar e propor ações conjuntas exige aprendizado sobre a ótica do outro, somando-se a sua própria. Ouvir, repensar e crescer. Aprender a linha de raciocínio clinico do outro. Compreender a importância de cada área, respeitar os limites de atuação e compartilhar aquilo que pode e deve ser de responsabilidade de todos os profissionais da saúde. Foi também imprescindível estudar sobre o processo de envelhecimento ativo e fragilizado. Considerou-se estratégico trabalhar com grupos, para tanto contamos com auxilio de uma TO no NASF nos capacitando para o uso de Rodas de Conversas. Outra ação proposta foi acompanhar as visitas domiciliares das equipes do PSF aos idosos acamados, com vistas ao reconhecim |
Palavras-Chave: |
pet-saude, educaçao em saude, idoso |
Instituições: |
Ministerio da Saude, MEC |
|
|