Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor JANINE GOMES CASSIANO
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
03309X PET 97951324
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
JANINE GOMES CASSIANO
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
03309X janinecassiano@gmail.com 9791324
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
Juguimar T C Cae enfermagem Externo PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
Lucas M Hauck farmacia Externo PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
Suzy N Silva enfermagem Externo PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
Patricia Torres enfermagem Externo PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
PAULA MENDES FERREIRA MEDICINA Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MARIANA PARREIRA LARA DO AMARAL PSICOLOGIA Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
SAMANTA RODRIGUES SERGIO MEDICINA Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
CRISTIANE GUERRA FELIPE EDUCACAO FISICA Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LARISSA SANTOS PINTO PINHEIRO FISIOTERAPIA Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
 Flavia F Toledo odontologia Externo PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
Natalia Dias enfermagem Externo PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
Fernanda Canesso Terapia Ocupacional Externo PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
Nayara Almeida Terapia Ocupacional Externo PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
Camila C Silva Veterinaria Externo PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
Luiza O Mattos farmacia Externo PET
Dados do Trabalho
Título:
PETSAÚDE-09 Alinhavando vivencias interdisciplinares na atenção básica com o escopo técnico teórico especifico de cada área da saúde ?PET SAUDE do IDOSO no Jardim Alvorada
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
Introdução- A ampliação do conceito de saúde e a compreensão das condicionantes socioculturais envolvidas reorientaram a formação dos profissionais de saúde. A complexidade da atenção básica exige profissionais com novas competências. Somam-se a isto as mudanças no perfil demográfico da população. O envelhecimento populacional apresenta novas demandas e exigem um olhar mais atento e ampliado na assistência.  Considerando tais necessidades, o grupo PET SAUDE do Idoso ?J. Alvorada planejou ações educativas em grupo para os idosos ativos e outra ação individualizada junto a idosos restritos ao domicílio seus familiares. Objetivo- Descrever a experiência dos acadêmicos, preceptores e tutora, com diferentes formações da área da saúde nesta vivência interdisciplinar. O processo de ensino aprendizagem envolvido e a importância da vivencia para a formação individual dos envolvidos. Metodologia- Estudo exploratório de caráter descritivo. O grupo tutorial Jardim Alvorada é composto pela tutora terapeuta ocupacional, cinco preceptores (três deles enfermeiros, um dentista e um farmacêutico) e dez estudantes (duas de terapia ocupacional, duas de medicina, uma de enfermagem, uma de educação física, uma de veterinária, uma de farmácia, uma de fisioterapia e uma de psicologia). Pensar, analisar e propor ações conjuntas exige aprendizado sobre a ótica do outro, somando-se a sua própria. Ouvir, repensar e crescer. Aprender a linha de raciocínio clinico do outro. Compreender a importância de cada área, respeitar os limites de atuação e compartilhar aquilo que pode e deve ser de responsabilidade de todos os profissionais da saúde. Foi também imprescindível estudar sobre o processo de envelhecimento ativo e fragilizado. Considerou-se estratégico trabalhar com grupos, para tanto contamos com auxilio de uma TO no NASF nos capacitando para o uso de Rodas de Conversas. Outra ação proposta foi acompanhar as visitas domiciliares das equipes do PSF aos idosos acamados, com vistas ao reconhecim
Palavras-Chave:
pet-saude, educaçao em saude, idoso
Instituições:
Ministerio da Saude, MEC