Tipo: Nome: Curso:
Aluno WALLISON BARBOSA CAETANO ARQUITETURA E URBANISMO
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
2010001901 SEM BOLSA 98555563
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
JOSE DOS SANTOS CABRAL FILHO Escola de Arquitetura
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
071811 cabralfilho@gmail.com 32876887
Co-Autores
Dados do Trabalho
Título:
PROJETO ACADÊMICO-32 Tripartite network: experimentos colaborativos de arquiteturas efêmeras-híbridas a partir da espacialização da informação e da comunicação
Área:
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo:
O projeto visa criar arquiteturas efêmeras-híbridas para comunicação das pessoas em espaços remotos conectados em rede usando dispositivos móveis, quando possível portáteis, de fácil montagem e baixo custo como forma de experimentar diferentes tipos de interação remota. Busca-se investigar a atuação remota como forma de ampliar as sensações de presença e pertencimento dos usuários no espaço híbrido. A pesquisa tem caráter teórico-prático onde as discussões do grupo são base para a criação dos experimentos. Minha participação na pesquisa esteve ligada ao desenvolvimento de aparatos/mecanismos para interação, ligados tanto atuação local como remota. Especificamente trabalhei no desenvolvimento de um sistema de roldanas de uma interface que digitalizava bilhetes escritos pelas pessoas e os projetava na fachada de uma igreja. Em outro experimento (Long Distance Voodoo) participei da concepção e execução de um vestível que recebia impulsos remotamente de Berlin. Tais impulsos eram transmitidos diretamente ao corpo de bailarinos por meio desse vestível e de certa forma guiava uma performance que acontecia na Praça Raul Soares em Belo Horizonte. No momento, no laboratório estou envolvido na execução de objetos agentes que serão utilizados em um experimento de comunicação entre Belo Horizonte e Uberlândia. Os resultados obtidos nesses experimentos  geram posteriormente novas discussões sobre as estratégias utilizadas. No âmbito geral da pesquisa, busca-se como objetivo a criação de eventos/experimentos de três naturezas distintas (o ensino, a interação social e a divulgação e intervenção no patrimônio artístico e arquitetônico).
Palavras-Chave:
comunicação, atuação remota, mecanismos de interação
Instituições: