|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
CLAUDIA LINS CARDOSO |
|
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
128716 |
PET |
|
96156601 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
CLAUDIA LINS CARDOSO |
Faculdade de Filosofia Ciências Humanas |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
128716 |
clins.bh@terra.com.br |
96156601 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Adriana Lopes Nogueira Rego |
CS 1o de Maio |
Externo |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CAMILLA LOPES VIANA |
FISIOTERAPIA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
DEBORA URSULA FERNANDES SOUZA |
FISIOTERAPIA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
JOSIELE DINIZ BRETAS |
FONOAUDIOLOGIA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
JOYCE CRISTINA CANDIDO |
FISIOTERAPIA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Juliana Moreira Pereira |
CS 1o de Maio |
Externo |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Simone Abrantes Cândido |
CS 1o de Maio |
Externo |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
BARBARA OLIVEIRA NITZSCHE |
MEDICINA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LARISSA DE FRANCA REMIGIO |
MEDICINA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
INGRID GOMES NUNES |
FISIOTERAPIA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARINA DA SILVA OLIVEIRA |
CIENCIA DA NUTRICAO |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
THALYTA JOANA DE OLIVEIRA |
FARMACIA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ALESSANDRA DE FATIMA ALMEIDA ASSUMPCAO |
PSICOLOGIA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARCELA PAGGIARO FORTES |
PSICOLOGIA |
Aluno |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Cibele Marques Faria |
CS 1o de Maio |
Externo |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Irene Magela Dias |
CS 1o de Maio |
Externo |
PET |
Dados do Trabalho |
Título: |
PETSAÚDE-06 O PET-Saúde como promotor da humanização e interdisciplinaridade |
Área: |
Ciências da Saúde |
Resumo: |
Introdução: De acordo com o dicionário, humanizar é tornar algo mais humano, mais sociável; civilizar. A humanização da saúde surgiu do interesse de trabalhadores e usuários dos serviços em melhorar a qualidade das práticas de Saúde, priorizando a visão global do paciente e do atendimento fundamentados no respeito, na ética e na valorização da pessoa humana. O tema foi ganhando importância ao longo do tempo e em 2003 o Ministério da Saúde implantou a Política Nacional de Humanização (PNH), que visa colocar em prática os princípios do SUS (universalidade, integralidade, equidade e participação social), no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nas formas de gerir e de cuidar. Outro tema de grande importância é a interdisciplinaridade, que é a união em torno de algo conciso dos conhecimentos que o homem dividiu e compartimentou. Nesse contexto, o PET-Saúde cria oportunidades de vivenciar, na prática, o trabalho interdisciplinar e humanizado, promovendo o contato direto entre estudantes de diferentes áreas e destes com trabalhadores e usuários das Unidades Básicas de Saúde. Objetivos e Metodologia: Descrever o papel do PET-Saúde na formação humanizada e interdisciplinar dos acadêmicos envolvidos, por meio da análise do impacto das ações desenvolvidas na UBS 1º de Maio, em Belo Horizonte. Resultados: Na UBS 1o de Maio a linha de pesquisa do PET-Saúde é o ?Cuidado Integral à Saúde do Idoso?, desenvolvendo atividades que visam à promoção de um envelhecimento ativo e saudável. Destacaram as seguintes atividades multiprofissionais: visitas domiciliares, as reuniões das equipes de saúde; os grupos de hipertensos e diabéticos, mutirões com temas relevantes para aquela população, o acolhimento do paciente na UBS, entre outras. Conclusão: o PET-Saúde, alcança muito bem a dupla tarefa de contribuir para a formação não apenas de futuros profissionais de saúde humanizados, mas também de indivíduos mais humanos. |
Palavras-Chave: |
PET-Saúde; Humanização; Interdisciplinaridade; formação acadêmica.
|
Instituições: |
Ministério da Saúde e Ministério da Educação |
|
|