Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor CLAUDIA LINS CARDOSO
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
128716 PET 96156601
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
CLAUDIA LINS CARDOSO Faculdade de Filosofia Ciências Humanas
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
128716 clins.bh@terra.com.br 96156601
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
Adriana Lopes Nogueira Rego CS 1o de Maio Externo PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
CAMILLA LOPES VIANA FISIOTERAPIA Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
DEBORA URSULA FERNANDES SOUZA FISIOTERAPIA Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
JOSIELE DINIZ BRETAS FONOAUDIOLOGIA Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
JOYCE CRISTINA CANDIDO FISIOTERAPIA Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
Juliana Moreira Pereira CS 1o de Maio Externo PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
Simone Abrantes Cândido CS 1o de Maio Externo PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
BARBARA OLIVEIRA NITZSCHE MEDICINA Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LARISSA DE FRANCA REMIGIO MEDICINA Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
INGRID GOMES NUNES FISIOTERAPIA Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MARINA DA SILVA OLIVEIRA CIENCIA DA NUTRICAO Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
THALYTA JOANA DE OLIVEIRA FARMACIA Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ALESSANDRA DE FATIMA ALMEIDA ASSUMPCAO PSICOLOGIA Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MARCELA PAGGIARO FORTES PSICOLOGIA Aluno PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
Cibele Marques Faria CS 1o de Maio Externo PET
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
Irene Magela Dias CS 1o de Maio Externo PET
Dados do Trabalho
Título:
PETSAÚDE-06 O PET-Saúde como promotor da humanização e interdisciplinaridade
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
Introdução: De acordo com o dicionário, humanizar é tornar algo mais humano, mais sociável; civilizar. A humanização da saúde surgiu do interesse de trabalhadores e usuários dos serviços em melhorar a qualidade das práticas de Saúde,  priorizando a visão global do paciente e do atendimento fundamentados no respeito, na ética e na valorização da pessoa humana. O tema foi ganhando importância ao longo do tempo e em 2003 o Ministério da Saúde implantou a Política Nacional de Humanização (PNH), que visa colocar em prática os princípios do SUS (universalidade, integralidade, equidade e participação social), no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nas formas de gerir e de cuidar. Outro tema de grande importância é a interdisciplinaridade, que é a união em torno de algo conciso dos conhecimentos que o homem dividiu e compartimentou. Nesse contexto, o PET-Saúde cria oportunidades de vivenciar, na prática, o trabalho interdisciplinar e humanizado, promovendo o contato direto entre estudantes de diferentes áreas e destes com trabalhadores e usuários das Unidades Básicas de Saúde.
Objetivos e Metodologia: Descrever o papel do PET-Saúde na formação humanizada e interdisciplinar dos acadêmicos envolvidos, por meio da análise do impacto das ações desenvolvidas na UBS 1º de Maio, em Belo Horizonte.
Resultados: Na UBS 1o de Maio a linha de pesquisa do PET-Saúde é o ?Cuidado Integral à Saúde do Idoso?, desenvolvendo atividades que visam à promoção de um envelhecimento ativo e saudável. Destacaram as seguintes atividades multiprofissionais: visitas domiciliares, as reuniões das equipes de saúde; os grupos de hipertensos e diabéticos, mutirões com temas relevantes para aquela população, o acolhimento do paciente na UBS, entre outras.
Conclusão: o PET-Saúde, alcança muito bem a dupla tarefa de contribuir para a formação não apenas de futuros profissionais de saúde humanizados, mas também de indivíduos mais humanos.
Palavras-Chave:
PET-Saúde; Humanização; Interdisciplinaridade; formação acadêmica.

Instituições:
Ministério da Saúde e Ministério da Educação