|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
ROSILENE HORTA TAVARES |
Faculdade de Educação |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
191604 |
PMG |
|
(31)34095340 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
ROSILENE HORTA TAVARES |
Faculdade de Educação |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
191604 |
horta.rosilene@fae.ufmg.br |
34095340 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
TOMAS GOBBO LOPES |
CINEMA ANIMACAO A. DIGITAIS/N |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
BRIAN ADAMS O NEAL SOARES MATOS CERQUEIRA |
CINEMA ANIMACAO A. DIGITAIS/N |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
PATRICIA GOMES CARNEIRO DA SILVA |
PEDAGOGIA/NOTURNO |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MANASSES FERREIRA NETO |
CIENCIA DA COMPUTACAO |
Aluno |
PMG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PMG-057 INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE |
Área: |
Ciências Sociais Aplicadas |
Resumo: |
Projeto de ensino e pesquisa Integração das Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação Docente Inicial da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)-2011-2012. Integra o Programa de Consolidação das Licenciaturas/PRODOCÊNCIA da DEB/CAPES (Edital 049/2010). Especificamente tem como objetivos: Ampliar a discussão, nos cursos de formação de professores da UFMG, sobre formulações teóricas, materiais didáticos interativos e práticas pedagógicas renovadas, a partir da utilização das TIC na educação; qualificar os conhecimentos dos licenciandos em tecnologias da informação e comunicação (TIC), para o exercício da profissão docente, na chamada ?sociedade da informação?; fomentar a inclusão informacional com qualidade educacional. Público-Alvo: Alunos de dezessete cursos de licenciatura. Cerca de dois mil e cem alunos por semestre. Objetivo de atingir cerca de quatro mil alunos em dois anos. Por meio de cursos semestrais, mini-cursos e palestras. Análise crítica do papel político, econômico, social e cultural das TIC na sociedade contemporânea. Importância das TIC na educação no mundo e no Brasil. Disseminação de análises amplas sobre as diversas funções sociais contraditórias das TIC: Alienação, Exploração do Trabalho e Emancipação Humana. Ampliação da discussão do papel das TIC na Educação no Brasil: políticas públicas e movimentos sociais. Realização da discussão das Tecnologias Educacionais: Teorias e Usos. Formas de utilização qualitativa das TIC na Educação a Distância no interior da universidade. Ações já realizadas: Realizados três cursos (60h ou 30h) no primeiro semestre letivo de 2011. Com mais de vinte oficinas, com cerca de cento e cinquenta alunos, de licenciaturas diversas. Cinco palestras abertas à comunidade acadêmica e demais interessados. Cerca de mil pessoas presentes no conjunto das palestras. Pretendemos atingir ainda um público total de cerca de 3000 alunos de cursos de Licenciatura da UFMG. E realizar em 2012 o evento TICEducaUFMG. |
Palavras-Chave: |
Tecnologias da Informação e Comunicação - Formação Docente Inicial - Prodocência UFMG |
Instituições: |
CAPES Pro-Reitoria de Graduação |
|