Tipo: Nome: Curso:
Professor ROSILENE HORTA TAVARES Faculdade de Educação
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
191604 PMG (31)34095340
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ROSILENE HORTA TAVARES Faculdade de Educação
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
191604 horta.rosilene@fae.ufmg.br 34095340
Co-Autores
TOMAS GOBBO LOPES CINEMA ANIMACAO A. DIGITAIS/N Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
BRIAN ADAMS O NEAL SOARES MATOS CERQUEIRA CINEMA ANIMACAO A. DIGITAIS/N Aluno PMG
PATRICIA GOMES CARNEIRO DA SILVA PEDAGOGIA/NOTURNO Aluno PMG
MANASSES FERREIRA NETO CIENCIA DA COMPUTACAO Aluno PMG
Dados do Trabalho
Título:
PMG-057 INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE
Área:
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo:
Projeto de ensino e pesquisa Integração das Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação Docente Inicial da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)-2011-2012. Integra o Programa de Consolidação das Licenciaturas/PRODOCÊNCIA da DEB/CAPES (Edital 049/2010). Especificamente tem como objetivos: Ampliar a discussão, nos cursos de formação de professores da UFMG, sobre formulações teóricas, materiais didáticos interativos e práticas pedagógicas renovadas, a partir da utilização das TIC na educação; qualificar os conhecimentos dos licenciandos em tecnologias da informação e comunicação (TIC), para o exercício da profissão docente, na chamada ?sociedade da informação?; fomentar  a inclusão informacional com qualidade educacional. Público-Alvo: Alunos de dezessete cursos de licenciatura. Cerca de dois mil e cem alunos por semestre. Objetivo de atingir cerca de quatro mil alunos em dois anos. Por meio de cursos semestrais, mini-cursos e palestras. Análise crítica do papel político, econômico, social e cultural das TIC na sociedade contemporânea. Importância das TIC na educação no mundo e no Brasil. Disseminação de análises amplas sobre as diversas funções sociais contraditórias das TIC: Alienação, Exploração do Trabalho e Emancipação Humana. Ampliação da discussão do papel das TIC na Educação no Brasil: políticas públicas e movimentos sociais. Realização da discussão das Tecnologias Educacionais: Teorias e Usos. Formas de utilização qualitativa das TIC na Educação a Distância no interior da universidade. Ações já realizadas: Realizados três cursos (60h ou 30h) no primeiro semestre letivo de 2011. Com mais de vinte oficinas, com cerca de cento e cinquenta alunos, de licenciaturas diversas.  Cinco palestras abertas à comunidade acadêmica e demais interessados.  Cerca de mil pessoas presentes no conjunto das palestras. Pretendemos atingir ainda um público total de cerca de 3000 alunos de cursos de Licenciatura da UFMG. E realizar em 2012 o evento TICEducaUFMG.
Palavras-Chave:
Tecnologias da Informação e Comunicação - Formação Docente Inicial - Prodocência UFMG
Instituições:
CAPES