Tipo: Nome: Curso:
Professor ANDREZZA VILACA BELO LOPES Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
220132 PET 32237322
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ANDREZZA VILACA BELO LOPES Faculdade de Medicina
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
220132 andrezza.lopes@ymail.com 32237322
Co-Autores
Magda Zanon não se aplica Externo PET
Rosana  Silva da Cunha Meireles não se aplica Externo PET
Maria Elizate da Mata não se aplica Externo PET
Maria Gilma Pimenta Nunes não se aplica Externo PET
Jaciara Lagazeta não se aplica Externo PET
Dulce Couto não se aplica Externo SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PETSAÚDE-17 Projeto de vida com os adolescentes
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
O PET-Saúde é uma proposta governamental que possibilita a formação de grupos de aprendizagem tutorial formados por professores universitários (tutores), funcionários de unidades básicas de saúde (preceptores) e alunos de graduação da UFMG (monitores). No Centro de Saúde São Marcos, regional Nordeste da cidade, o grupo desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão para promoção da saúde do adolescente. Neste cenário, a atuação dos alunos de graduação como monitores de oficinas realizadas em uma escola municipal objetivando a construção de um projeto de vida tem sido um importante instrumento de aprendizado no que se refere ao relacionamento interpessoal, ao trabalho em grupo e ao estabelecimento de vínculos com o outro. Objetivo: O presente trabalho propõe relatar as vivências dos alunos de graduação na construção e aplicação de oficinas lúdicas em uma escola municipal. Métodos: dez alunos bolsistas foram orientados a auxiliar na construção e aplicação de oficinas que visam trabalhar os quatro pilares da educação propostos pela UNESCO (aprender a ser, a conviver, a aprender e a fazer). Os monitores participaram da escolha das atividades realizadas em cada oficina, da montagem do material necessário para aplicação das atividades e da execução das oficinas com os alunos de uma escola municipal integrada. Em cada oficina, um aluno monitor ficava responsável por observar e relatar toda a dinâmica e comportamento dos integrantes. Tais observações eram posteriormente discutidas com todo o grupo. Resultados: os alunos atuaram de forma bastante participativa e interessada em todas as atividades propostas.  A aplicação das oficinas foi considerada a parte mais difícil. Os alunos mostraram-se incomodados com a resistência dos adolescentes em participar de algumas atividades e acharam difícil o estabelecimento de vínculo. Conclusão: as atividades desenvolvidas no Pet-Saúde contribuem de forma prática e real durante o período acadêmico.
Palavras-Chave:
Adolescente - projeto de vida - Pet Saúde