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Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
ANDREZZA VILACA BELO LOPES |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
220132 |
PET |
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32237322 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
ANDREZZA VILACA BELO LOPES |
Faculdade de Medicina |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
220132 |
andrezza.lopes@ymail.com |
32237322 |
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Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Magda Zanon |
não se aplica |
Externo |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Rosana Silva da Cunha Meireles |
não se aplica |
Externo |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Maria Elizate da Mata |
não se aplica |
Externo |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Maria Gilma Pimenta Nunes |
não se aplica |
Externo |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Jaciara Lagazeta |
não se aplica |
Externo |
PET |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Dulce Couto |
não se aplica |
Externo |
SEM BOLSA |
Dados do Trabalho |
Título: |
PETSAÚDE-17 Projeto de vida com os adolescentes |
Área: |
Ciências da Saúde |
Resumo: |
O PET-Saúde é uma proposta governamental que possibilita a formação de grupos de aprendizagem tutorial formados por professores universitários (tutores), funcionários de unidades básicas de saúde (preceptores) e alunos de graduação da UFMG (monitores). No Centro de Saúde São Marcos, regional Nordeste da cidade, o grupo desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão para promoção da saúde do adolescente. Neste cenário, a atuação dos alunos de graduação como monitores de oficinas realizadas em uma escola municipal objetivando a construção de um projeto de vida tem sido um importante instrumento de aprendizado no que se refere ao relacionamento interpessoal, ao trabalho em grupo e ao estabelecimento de vínculos com o outro. Objetivo: O presente trabalho propõe relatar as vivências dos alunos de graduação na construção e aplicação de oficinas lúdicas em uma escola municipal. Métodos: dez alunos bolsistas foram orientados a auxiliar na construção e aplicação de oficinas que visam trabalhar os quatro pilares da educação propostos pela UNESCO (aprender a ser, a conviver, a aprender e a fazer). Os monitores participaram da escolha das atividades realizadas em cada oficina, da montagem do material necessário para aplicação das atividades e da execução das oficinas com os alunos de uma escola municipal integrada. Em cada oficina, um aluno monitor ficava responsável por observar e relatar toda a dinâmica e comportamento dos integrantes. Tais observações eram posteriormente discutidas com todo o grupo. Resultados: os alunos atuaram de forma bastante participativa e interessada em todas as atividades propostas. A aplicação das oficinas foi considerada a parte mais difícil. Os alunos mostraram-se incomodados com a resistência dos adolescentes em participar de algumas atividades e acharam difícil o estabelecimento de vínculo. Conclusão: as atividades desenvolvidas no Pet-Saúde contribuem de forma prática e real durante o período acadêmico. |
Palavras-Chave: |
Adolescente - projeto de vida - Pet Saúde |
Instituições: |
Secretaria municipal de saúde |
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