Tipo: Nome: Curso:
Professor JALVER MACHADO BETHONICO Escola de Belas Artes
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
164003 PRONOTURNO 99554786
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
JALVER MACHADO BETHONICO Escola de Belas Artes
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
164003 designsom@uol.com.br 99554786
Co-Autores
ARTTUR RICARDO DE ARAUJO ESPINDULA Escola de Belas Artes Professor PRONOTURNO
ANA LUCIA MENEZES DE ANDRADE Escola de Belas Artes Professor PRONOTURNO
CARLOS HENRIQUE REZENDE FALCI Escola de Belas Artes Professor PRONOTURNO
MAURICIO SILVA GINO Escola de Belas Artes Professor PRONOTURNO
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
RELTON SALGADO GUICHENEY E ALMEIDA CASTRO CINEMA ANIMACAO A. DIGITAIS/N Aluno PRONOTURNO
LUCAS SILVA PARADA CINEMA ANIMACAO A. DIGITAIS/N Aluno PRONOTURNO
TATIANA MENDES MARCONDES CINEMA ANIMACAO A. DIGITAIS/N Aluno PRONOTURNO
MATHEUS BARBOSA DE OLIVEIRA CINEMA ANIMACAO A. DIGITAIS/N Aluno PRONOTURNO
MAYCON WILLIAM DA SILVA CINEMA ANIMACAO A. DIGITAIS/N Aluno PRONOTURNO
Dados do Trabalho
Título:
PN-02 Pronoturno: CAAD
Área:
Lingüística, Letras e Artes
Resumo:
O PRONOTURNO - CAAD consiste de um conjunto de atividades acadêmicas orientado por um tutor e um grupo de Professores Orientadores designados a partir do perfil dos bolsistas que, portanto, seguiram Planos de Trabalho individuais e específicos.

Após quatro meses de atividades, foi realizado um Seminário de apresentação sobre o mapeamento de fundamentos das áreas de trabalho em que se dividiu o PRONOTURNO ? CAAD: Design Sonoro, 3D, Roteiro, Animação Tradicional e Arte Digital. Após este evento, os bolsistas atuaram como monitores no Laboratório de Produção Digital ? LPD e desenvolveram, no limite da qualificação individual e dentro da área do respectivo orientador, sub-projetos de ensino (pesquisa e desenvolvimento de material didático), extensão e pesquisa, dentro os quais citamos:
? Pesquisa e produção de banco de dados sobre animações do período de transição cinema para televisão
? Pesquisa e Produção de Material Didático sobre Motion Capture,
? Pesquisa e Produção de Material Didático sobre Dublagem
? Projeto de intervenção na Escola de Belas Artes com realidade aumentada, através de aplicativo para celulares;
? Participação na oficina "Lugares imaginários em Santa Tereza".

Além de ampliar a formação técnica e científica dos bolsistas e estimular a integração entre diversas áreas de conhecimento do Curso de Cinema de Animação e Artes Digitais ? CAAD, a atividade dos alunos e orientadores propiciou o desenvolvimento do conhecimento disponível. Amplificando os efeitos do PRONOTURNO ? CAAD, o desenvolvimento de material didático e bancos de dados contribuiu na melhoria das condições de ensino.

O atual estágio de implantação do CAAD impediu que os alunos pudessem trabalhar em laboratórios específicos para as respectivas áreas, o que dificultou as atividades. Ainda assim, os sub-projetos produziram impacto no Curso, na EBA e na comunidade externa.
Palavras-Chave:
Cinema de Animação, Animação, 3D, Design Sonoro, Artes Digitais