Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor JALVER MACHADO BETHONICO Escola de Belas Artes
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
164003 PRONOTURNO 99554786
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
JALVER MACHADO BETHONICO Escola de Belas Artes
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
164003 designsom@uol.com.br 99554786
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ARTTUR RICARDO DE ARAUJO ESPINDULA Escola de Belas Artes Professor PRONOTURNO
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ANA LUCIA MENEZES DE ANDRADE Escola de Belas Artes Professor PRONOTURNO
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
CARLOS HENRIQUE REZENDE FALCI Escola de Belas Artes Professor PRONOTURNO
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MAURICIO SILVA GINO Escola de Belas Artes Professor PRONOTURNO
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
RELTON SALGADO GUICHENEY E ALMEIDA CASTRO CINEMA ANIMACAO A. DIGITAIS/N Aluno PRONOTURNO
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LUCAS SILVA PARADA CINEMA ANIMACAO A. DIGITAIS/N Aluno PRONOTURNO
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
TATIANA MENDES MARCONDES CINEMA ANIMACAO A. DIGITAIS/N Aluno PRONOTURNO
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MATHEUS BARBOSA DE OLIVEIRA CINEMA ANIMACAO A. DIGITAIS/N Aluno PRONOTURNO
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MAYCON WILLIAM DA SILVA CINEMA ANIMACAO A. DIGITAIS/N Aluno PRONOTURNO
Dados do Trabalho
Título:
PN-02 Pronoturno: CAAD
Área:
Lingüística, Letras e Artes
Resumo:
O PRONOTURNO - CAAD consiste de um conjunto de atividades acadêmicas orientado por um tutor e um grupo de Professores Orientadores designados a partir do perfil dos bolsistas que, portanto, seguiram Planos de Trabalho individuais e específicos.

Após quatro meses de atividades, foi realizado um Seminário de apresentação sobre o mapeamento de fundamentos das áreas de trabalho em que se dividiu o PRONOTURNO ? CAAD: Design Sonoro, 3D, Roteiro, Animação Tradicional e Arte Digital. Após este evento, os bolsistas atuaram como monitores no Laboratório de Produção Digital ? LPD e desenvolveram, no limite da qualificação individual e dentro da área do respectivo orientador, sub-projetos de ensino (pesquisa e desenvolvimento de material didático), extensão e pesquisa, dentro os quais citamos:
? Pesquisa e produção de banco de dados sobre animações do período de transição cinema para televisão
? Pesquisa e Produção de Material Didático sobre Motion Capture,
? Pesquisa e Produção de Material Didático sobre Dublagem
? Projeto de intervenção na Escola de Belas Artes com realidade aumentada, através de aplicativo para celulares;
? Participação na oficina "Lugares imaginários em Santa Tereza".

Além de ampliar a formação técnica e científica dos bolsistas e estimular a integração entre diversas áreas de conhecimento do Curso de Cinema de Animação e Artes Digitais ? CAAD, a atividade dos alunos e orientadores propiciou o desenvolvimento do conhecimento disponível. Amplificando os efeitos do PRONOTURNO ? CAAD, o desenvolvimento de material didático e bancos de dados contribuiu na melhoria das condições de ensino.

O atual estágio de implantação do CAAD impediu que os alunos pudessem trabalhar em laboratórios específicos para as respectivas áreas, o que dificultou as atividades. Ainda assim, os sub-projetos produziram impacto no Curso, na EBA e na comunidade externa.
Palavras-Chave:
Cinema de Animação, Animação, 3D, Design Sonoro, Artes Digitais
Instituições: