Tipo: Nome: Curso:
Aluno LUIZ CLAUDIO VON SPERLING COTTA ENGENHARIA METALURGICA
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
2007019234 SEM BOLSA 03198210889
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
MARCELO BORGES MANSUR Escola de Engenharia
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
129801 marcelo.mansur@demet.ufmg.br 03134091811
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MARCOS VINICIUS CATARINO ENGENHARIA METALURGICA Externo SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PROJETO ACADÊMICO-31 REMOÇÃO DE ZINCO PRESENTE EM LAMA FINA DE ACIARIA LD VIA ROTA HÍBRIDA DE FUSÃO E LIXIVIAÇÃO ALCALINAS
Área:
Engenharias
Resumo:
Na produção de aço via rota LD são coletados, através do sistema de limpeza de gases da Aciaria LD, os resíduos denominados lama grossa e lama fina de aciaria LD. Essas lamas apresentam teores consideráveis de ferro total (cerca de 50-60%) e assim possuem potencial para reciclagem e reaproveitamento para a sinterização desde que sejam minimizados os teores de zinco e álcalis das mesmas. Neste trabalho avaliou-se uma rota híbrida (pirometalúrgica + hidrometalúrgica) para a remoção seletiva de zinco presente na lama fina de aciaria LD. A rota se baseia nas seguintes etapas de: Decomposição térmica da franklinita (ZnO.Fe2O3) contida na lama, em presença de NaOH; Lixiviação estagiada da lama fundida em solução de NaOH a fim de se remover seletivamente o zinco e; Lavagem da lama tratada com água para a remoção dos álcalis remanescentes do tratamento. As duas primeiras etapas foram avaliadas em três condições operacionais distintas: branda, intermediária e severa. Observou-se que a etapa de decomposição da franklinita é fundamental para garantir elevadas remoções de zinco. Nas condições investigadas, obteve-se, como melhor resultado, uma remoção de 90% de zinco e perda insignificante de ferro, demonstrando que o método é altamente seletivo. A lavagem da lama tratada também se mostrou eficaz, com remoção média de sódio e potássio acima de 90%. Assim, alcançou-se um enriquecimento de aproximadamente 10 vezes na razão Fe/Zn presente na lama, passando originalmente de 11,6 para 128,8.
Palavras-Chave:
lama de aciaria LD; franklinita; fusão alcalina; lixiviação alcalina; zinco.
Instituições: