Tipo: Nome: Curso:
Professor JALVER MACHADO BETHONICO Escola de Belas Artes
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
164003 PEG 99554786
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
JALVER MACHADO BETHONICO Escola de Belas Artes
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
164003 Designsom@uol.com.br 99554786
Co-Autores
JOAO PAULO PRAZERES DE OLIVEIRA CAMPOS MUSICA Aluno PEG
LEONARDO ALVARES VIDIGAL Escola de Belas Artes Professor SEM BOLSA
Eduardo Borges Externo Externo SEM BOLSA
Yan Vasconcelos Pos-Graduação EBA Externo SEM BOLSA
Filipe Guerra Externo Externo SEM BOLSA
Pedro de  Filippis Externo Externo SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-90 Sound-Sight: Além da imagem, Além da música
Área:
Lingüística, Letras e Artes
Resumo:
Muitos caminhos estão veladas pela história hegemônica da linguagem cinematográfica. Podemos ter desprezado ou estar marginalizando as articulações que se estabelecerão como coloquiais no futuro. Ainda não pensamos de modo diferente as conexões entre imagem e som, nossa construção cultural dificulta que articulemos algo diferente do audiovisual a que nos habituamos, por exemplo, puramente sound-sight (este termo, usado por Macpherson no artigo ?As Is? de 1929, ressalta a sinestesia de uma conexão entre o fenômeno físico sonoro e a percepção visual - o som-olhar? mas não se tornou coloquial para tratar as questões chamadas de audiovisuals, em inglês).
Assim, o objetivo deste projeto é explorar as articulações audiovisuais a partir da criação de alternativas de estruturação da trilha sonora. O trabalho foi dividido em duas etapas: releitura de temas clássicos da Disney (permitindo integração da equipe e criando um acervo musical livre de direitos autorais, que possibilite a divulgação de exercícios em vídeo da disciplina ?Montagem e Edição?) e leituras audiovisuais (a partir do repertório da fase anterior desenvolveremos estratégias de criação de trilhas para filmes que serão como partituras cinematográficas para a experiência de novos procedimentos de leitura).
Concluída a gravação de 5 peças de diversos gêneros que permitem variar o caráter dos exercícios em vídeo, o grupo alcançou coesão para as experimentações. Já realizamos reflexões e discussões sobre a autonomia da música em relação à imagem e das possibilidades de uma trilha que se firme como obra musical para além da imagem. Ampliaremos as discussões por meio de seminários. Citando Macpherson no referido texto, ?o som jamais deve ser pensado separado da imagem. Ele deve ser, a partir de agora, inseparável, e para sempre sound-sight. A construção de uma estética sound-sight deve ser encampada?. Nesta direção, estimulamos os alunos do CAAD a uma exploração autoral da audiovisualidade através da trilha sonora.
Palavras-Chave:
Soundsight; trilha sonora; audiovisual