Tipo: Nome: Curso:
Professor ANTONIO ARTUR DE SOUZA Faculdade de Ciências Econômicas
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
180092 PEG 34097057
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ANTONIO ARTUR DE SOUZA Faculdade de Ciências Econômicas
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
180092 artur@face.ufmg.br 34097057
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LIGIANA FERREIRA DE OLIVEIRA CIENCIAS ATUARIAIS Aluno PEG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ANA CLAUDIA LINHARES TERRA CIENCIAS ATUARIAIS Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-30 Material Didático para a Disciplina Contabilidade Gerencial do Curso de Ciências Contábeis
Área:
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo:
O objetivo do presente projeto é disponibilizar aos alunos da disciplina ?Contabilidade Gerencial? um conjunto de atividades práticas que façam uso de recursos de Sistemas de Informações (SIs), podendo essas atividades futuramente ser utilizadas na modalidade de ensino a distância. Para facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos da referida disciplina, o material está sendo desenvolvido a partir de recursos disponíveis no Moodle e utilizam-se estudos de casos para auxiliar no desenvolvimento da capacidade de tomada de decisões dos alunos. O plano de atividades para a elaboração e aplicação dos estudos de casos contempla: (i) seleção do tema, do porte da empresa, do setor, da área funcional e do problema a ser estudado; (ii) desenvolvimento da introdução do caso e elaboração das questões a serem respondidas pelos alunos; (iii) desenvolvimento de respostas para o caso; (iv) elaboração de instruções para aplicação e desenvolvimento do caso; e (v) apresentação de uma proposta de discussão das respostas. Como resultados preliminares do projeto, já foram elaboradas algumas atividades utilizando-se o software Microsoft Excel®, o qual apresenta ferramentas para elaboração de planilhas e análise gráfica, dentre outras. Foram desenvolvidas atividades práticas relacionadas com orçamento operacional e orçamento financeiro. Destaca-se um estudo de caso sobre uma empresa que se depara com a situação de importar componentes ou comprar de fornecedor interno. Este caso é novo e foi desenvolvido com o intuito de integrar diversos conteúdos de contabilidade gerencial. A resposta sugerida demonstra como os dados devem ser organizados e considerados para se fazer o cálculo do custo total de cada alternativa (compra nacional ou internacional). Espera-se com este projeto oferecer aos alunos uma oportunidade de aprimoramento de seus conhecimentos sobre Contabilidade Gerencial, sobretudo ao disporem de meios para desenvolver atividades práticas com o uso de SIs.
Palavras-Chave:
Contabilidade Gerencial, Estudo de Caso, Material Didático, Moodle, Atividades Didáticas
Instituições:
UFMG