Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor ORLANDO GOMES DE AGUIAR JUNIOR Faculdade de Educação
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
14214X PIBID 34095332
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ORLANDO GOMES DE AGUIAR JUNIOR Faculdade de Educação
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
14214X orlando@fae.ufmg.br 87525368
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
CARLOS EDUARDO PORTO VILLANI Centro Pedagógico - Coltec Professor PIBID
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
GUILHERME SANTOS NAZARETH FISICA/NOTURNO Aluno PIBID
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LUCAS LISBOA GARCIA FISICA/DIURNO Aluno PIBID
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
PEDRO HENRIQUE CABRAL CORNELIO FISICA/NOTURNO Aluno PIBID
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
PEDRO HENRIQUE BREDER STOFEL FISICA/NOTURNO Aluno PIBID
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
RAQUEL RODRIGUES DA SILVA MACHADO FISICA/DIURNO Aluno PIBID
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
THIAGO DE OLIVEIRA BRAGA FISICA/NOTURNO Aluno PIBID
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
CARLOS EDUARDO LIMA FISICA/NOTURNO Aluno PIBID
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ANA GABRIELA MENDES SOARES FISICA/NOTURNO Aluno PIBID
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ANDRE MONTMOR DOS SANTOS FISICA/NOTURNO Aluno PIBID
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
FABIO FERREIRA FLORENCIO FISICA/NOTURNO Aluno PIBID
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
VICTOR MARTINS DOS SANTOS FISICA/NOTURNO Aluno PIBID
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
DENISE RAMOS DA SILVA FISICA/NOTURNO Aluno PIBID
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
DANIEL BATISTA DE JESUS FISICA/NOTURNO Aluno PIBID
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
THIAGO CARVALHO RIBEIRO FISICA/NOTURNO Aluno PIBID
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LUCAS MARLON CASTRO SILVA FISICA/NOTURNO Aluno PIBID
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LUSLAN THIAGO RAMOS DE CARVALHO FISICA/NOTURNO Aluno PIBID
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
NATALIA DE MELO CORDEIRO FISICA/NOTURNO Aluno PIBID
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
NATHAN GIOVANNI ANDRADE TEIXEIRA FISICA/NOTURNO Aluno PIBID
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
FELIPE FERNANDES DE SOUZA FISICA/NOTURNO Aluno PIBID
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
TIAGO RODRIGUES MACIEL FISICA/DIURNO Aluno PIBID
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
JOSÉ CASSIMIRO DA SILVA FAE Externo PIBID
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
LUIZ ROBERTO FIRMINO FAE Externo PIBID
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
THIAGO MORATO DE MOURA FAE Externo PIBID
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
DANIELA FREITAS ABREU FAE Externo PIBID
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ALFONSO ALFREDO CHINCARO BERNUY FAE Externo PIBID
Dados do Trabalho
Título:
PIBID-14 Propostas Inovadoras Para o Uso de Computadores no Ensino de Física
Área:
Ciências Humanas
Resumo:
Na primeira fase do Projeto PIBID/UFMG (2008-2010) o grupo de Física investiu na compreensão das potencialidades do uso de atividades experimentais no ensino de Física. Discutiu-se diferentes funções e papéis atribuídos à experimentação e suas repercussões na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos. Nas escolas, foram implementadas ações de diagnóstico e revitalização dos laboratórios escolares e de suporte ao uso efetivo de atividades práticas no ensino de física. Ao final desta fase do projeto os integrantes do grupo identificaram um novo problema e a viabilidade do estabelecimento de uma parceria entre a Universidade e as escolas públicas de ensino médio, para o encaminhamento de sua solução. Buscando potencializar o uso de recursos didáticos diversificados para o ensino de Física, decidiu-se investir, na segunda fase do Projeto (2011-2013) na criação de um novo projeto visando a superação da existência de laboratórios de informática em desuso, principalmente em função da dependência que as escolas públicas de nível médio apresentam por pessoal técnico qualificado para executar pequenos trabalhos relativos à manutenção e atualização de hardwares e de softwares. Nossa proposta consiste no desenvolvimento de produtos e processos associados a recuperação, revitalização e uso sistematizado de computadores no ensino de física. O projeto pretende examinar e potencializar ações de ensino de física mediadas por novas tecnologias, aproximação e alternâncias entre experimentação e simulação no ensino de física, estudo de diversos modos de comunicação no ensino de física - diagramas, gráficos, tabelas, imagens e equações e imagens -, entendimento de como o professor orquestra o uso desses diferentes modos de comunicação com os alunos e dos processos de leitura de cada um deles, com as especificidades que lhes são peculiares. No projeto estão previstas ações tais como a criação de cursos de manutenção de computadores, análise e instalação de softwares e aplicativos
Palavras-Chave:
Ensino de física, Tecnologias de informação e comunicação, Mediação pedagógica, Ação docente.
Instituições:
CAPES