|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
ORLANDO GOMES DE AGUIAR JUNIOR |
Faculdade de Educação |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
14214X |
PIBID |
|
34095332 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
ORLANDO GOMES DE AGUIAR JUNIOR |
Faculdade de Educação |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
14214X |
orlando@fae.ufmg.br |
87525368 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CARLOS EDUARDO PORTO VILLANI |
Centro Pedagógico - Coltec |
Professor |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
GUILHERME SANTOS NAZARETH |
FISICA/NOTURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LUCAS LISBOA GARCIA |
FISICA/DIURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
PEDRO HENRIQUE CABRAL CORNELIO |
FISICA/NOTURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
PEDRO HENRIQUE BREDER STOFEL |
FISICA/NOTURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
RAQUEL RODRIGUES DA SILVA MACHADO |
FISICA/DIURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
THIAGO DE OLIVEIRA BRAGA |
FISICA/NOTURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CARLOS EDUARDO LIMA |
FISICA/NOTURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ANA GABRIELA MENDES SOARES |
FISICA/NOTURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ANDRE MONTMOR DOS SANTOS |
FISICA/NOTURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
FABIO FERREIRA FLORENCIO |
FISICA/NOTURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
VICTOR MARTINS DOS SANTOS |
FISICA/NOTURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
DENISE RAMOS DA SILVA |
FISICA/NOTURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
DANIEL BATISTA DE JESUS |
FISICA/NOTURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
THIAGO CARVALHO RIBEIRO |
FISICA/NOTURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LUCAS MARLON CASTRO SILVA |
FISICA/NOTURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LUSLAN THIAGO RAMOS DE CARVALHO |
FISICA/NOTURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
NATALIA DE MELO CORDEIRO |
FISICA/NOTURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
NATHAN GIOVANNI ANDRADE TEIXEIRA |
FISICA/NOTURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
FELIPE FERNANDES DE SOUZA |
FISICA/NOTURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
TIAGO RODRIGUES MACIEL |
FISICA/DIURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
JOSÉ CASSIMIRO DA SILVA |
FAE |
Externo |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LUIZ ROBERTO FIRMINO |
FAE |
Externo |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
THIAGO MORATO DE MOURA |
FAE |
Externo |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
DANIELA FREITAS ABREU |
FAE |
Externo |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ALFONSO ALFREDO CHINCARO BERNUY |
FAE |
Externo |
PIBID |
Dados do Trabalho |
Título: |
PIBID-14 Propostas Inovadoras Para o Uso de Computadores no Ensino de Física |
Área: |
Ciências Humanas |
Resumo: |
Na primeira fase do Projeto PIBID/UFMG (2008-2010) o grupo de Física investiu na compreensão das potencialidades do uso de atividades experimentais no ensino de Física. Discutiu-se diferentes funções e papéis atribuídos à experimentação e suas repercussões na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos. Nas escolas, foram implementadas ações de diagnóstico e revitalização dos laboratórios escolares e de suporte ao uso efetivo de atividades práticas no ensino de física. Ao final desta fase do projeto os integrantes do grupo identificaram um novo problema e a viabilidade do estabelecimento de uma parceria entre a Universidade e as escolas públicas de ensino médio, para o encaminhamento de sua solução. Buscando potencializar o uso de recursos didáticos diversificados para o ensino de Física, decidiu-se investir, na segunda fase do Projeto (2011-2013) na criação de um novo projeto visando a superação da existência de laboratórios de informática em desuso, principalmente em função da dependência que as escolas públicas de nível médio apresentam por pessoal técnico qualificado para executar pequenos trabalhos relativos à manutenção e atualização de hardwares e de softwares. Nossa proposta consiste no desenvolvimento de produtos e processos associados a recuperação, revitalização e uso sistematizado de computadores no ensino de física. O projeto pretende examinar e potencializar ações de ensino de física mediadas por novas tecnologias, aproximação e alternâncias entre experimentação e simulação no ensino de física, estudo de diversos modos de comunicação no ensino de física - diagramas, gráficos, tabelas, imagens e equações e imagens -, entendimento de como o professor orquestra o uso desses diferentes modos de comunicação com os alunos e dos processos de leitura de cada um deles, com as especificidades que lhes são peculiares. No projeto estão previstas ações tais como a criação de cursos de manutenção de computadores, análise e instalação de softwares e aplicativos |
Palavras-Chave: |
Ensino de física, Tecnologias de informação e comunicação, Mediação pedagógica, Ação docente. |
Instituições: |
CAPES |
|