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Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Aluno |
JANES MENDES PINTO |
CONS.REST.BENS CULT.MOVEIS |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
2008047010 |
SEM BOLSA |
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553132242242 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
ELIANA RIBEIRO AMBROSIO |
Escola de Belas Artes |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
206040 |
janes.mendes@yahoo.com.br |
553132242242 |
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Co-Autores |
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Dados do Trabalho |
Título: |
PROJETO ACADÊMICO-39 O SABER E O DIZER: por uma documentação terminográfica da ?Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis?. |
Área: |
Lingüística, Letras e Artes |
Resumo: |
O trabalho parte das relações entre o conhecimento, organizado em campos de saber, e o léxico, distribuído em terminologias diferenciadas, para propor, com fundamento em Biderman (1998), que a terminologia não é um elemento acessório na construção dos saberes específicos, mas é por ela e com ela que cada campo do saber se constrói. São abordados, também, os objetivos funcionais das terminologias expostos por Krieger e Finatto (2004): organizar o conhecimento acumulado, para permitir a sua circulação, renovação e evolução, o que conduz à caracterização do registro terminográfico de uma especialidade como o estudo de um universo que se situa entre o saber dizer ? a palavra ? e o saber fazer ? a ciência e a técnica. Mencionam-se as fontes de formação dos termos: a) criação da própria disciplina pela recuperação de formantes greco-latinos; b) uso particular de elementos do léxico geral; e c) adoção de termos já consagrados de outras disciplinas. No caso da Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis, objeto deste trabalho, expõe-se como sua forte interdisciplinaridade permite supor, mesmo sem dados numéricos, que o empréstimo de termos de outras disciplinas é um dos mecanismos predominantes na formação de seu universo terminológico, ao lado da ressignificação de itens do léxico comum. Finalmente, com base nesses pressupostos e na constatação de que a ?Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis? se encontra, no Brasil, em um momento de consolidação como campo autônomo de conhecimento ? criação dos primeiros cursos de graduação e regulamentação da atividade profissional ?, defende-se a elaboração de um documento terminográfico da disciplina, como parte integrante desse processo. [BIDERMAN, M. T.C. As ciências do léxico. In: OLIVEIRA A. M. P; ISQUERDO, A. N. As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. Campo Grande, MS: UFMS, 1998.][KRIEGER, M. G.; FINATTO, M. J. B. Introdução à terminologia: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2004.] |
Palavras-Chave: |
Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis; terminologia; dicionário. |
Instituições: |
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