Tipo: Nome: Curso:
Aluno JESSICA MARTINS SILVA CIENCIAS BIOLOGICAS/NOTURNO
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
2009030073 SEM BOLSA 86035495
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ROSILENE SIRAY BICALHO Centro Pedagógico - Coltec
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
098779 rosilene@coltec.ufmg.br 86892055
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
Cecília Fiorini Ciências Biológicas ICB Externo SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
 PROJETO ACADÊMICO-40 Diferentes respostas de alunos a uma metodologia investigativa no ensino de Biologia
Área:
Ciências Humanas
Resumo:
 Essa experiência teve inicio em 2011 com o Programa de Imersão á Docência da Pró-Reitoria de Graduação da UFMG. Através das atividades realizadas como bolsista do programa no Setor de Biologia do COLTEC,acompanhamento de aulas e apoio ao professor,é possível observar a resposta dos estudantes a metodologia investigativa. Os estudantes do ensino médio e técnico aprendem o conteúdo de biologia através de métodos práticos de investigação cientifica,diferente do método no qual o professor sozinho aborda e detalha todos os temas para as turmas. Apesar de a investigação ter sua importância reconhecida no processo de aprendizagem a sua utilização em sala de aula é em geral restrita a poucas instituições. Enquanto graduanda em Ciências Biológicas na modalidade licenciatura, penso que a observação e discussão dos comportamentos dos alunos frente essa nova proposta de ensino aponta para melhor compreender o processo de aprendizagem. Existe uma resistência inicial por parte do estudante a esta proposta de ensino justificada pelo convite a desacomodação. É um momento único para tomar decisões, dialogar com o colega e se desvencilhar  da relação fazer para obter uma nota. Ao perceber que estão descobrindo coisas novas e que são capazes de discutir com propriedade, desenvolvem uma maior responsabilidade e interesse em continuar aprendendo.A minha experiência com outras escolas que não o  COLTEC são as escolas em que estudei durante a minha formação básica, as quais não possuíam a estrutura observada no COLTEC quanto a laboratórios e a possibilidade de aulas práticas.Assim sendo, hoje percebo que existem diferenças nas atitudes dos estudantes dependendo da condução do seu aprendizado. Devido a própria experiência sei que estudantes que sempre estiveram ligados a um método de ensino passivo (transmissão de informações) tradicional são mais dependentes nas escolhas e tomadas de decisões, já os que vem de um processo ativo são capazes de escolher e tomar decisões com mais segurança.
Palavras-Chave:
Investigação científica, comportamento, aprendizagem