|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Aluno |
JESSICA MARTINS SILVA |
CIENCIAS BIOLOGICAS/NOTURNO |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
2009030073 |
SEM BOLSA |
|
86035495 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
ROSILENE SIRAY BICALHO |
Centro Pedagógico - Coltec |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
098779 |
rosilene@coltec.ufmg.br |
86892055 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Cecília Fiorini |
Ciências Biológicas ICB |
Externo |
SEM BOLSA |
Dados do Trabalho |
Título: |
PROJETO ACADÊMICO-40 Diferentes respostas de alunos a uma metodologia investigativa no ensino de Biologia |
Área: |
Ciências Humanas |
Resumo: |
Essa experiência teve inicio em 2011 com o Programa de Imersão á Docência da Pró-Reitoria de Graduação da UFMG. Através das atividades realizadas como bolsista do programa no Setor de Biologia do COLTEC,acompanhamento de aulas e apoio ao professor,é possível observar a resposta dos estudantes a metodologia investigativa. Os estudantes do ensino médio e técnico aprendem o conteúdo de biologia através de métodos práticos de investigação cientifica,diferente do método no qual o professor sozinho aborda e detalha todos os temas para as turmas. Apesar de a investigação ter sua importância reconhecida no processo de aprendizagem a sua utilização em sala de aula é em geral restrita a poucas instituições. Enquanto graduanda em Ciências Biológicas na modalidade licenciatura, penso que a observação e discussão dos comportamentos dos alunos frente essa nova proposta de ensino aponta para melhor compreender o processo de aprendizagem. Existe uma resistência inicial por parte do estudante a esta proposta de ensino justificada pelo convite a desacomodação. É um momento único para tomar decisões, dialogar com o colega e se desvencilhar da relação fazer para obter uma nota. Ao perceber que estão descobrindo coisas novas e que são capazes de discutir com propriedade, desenvolvem uma maior responsabilidade e interesse em continuar aprendendo.A minha experiência com outras escolas que não o COLTEC são as escolas em que estudei durante a minha formação básica, as quais não possuíam a estrutura observada no COLTEC quanto a laboratórios e a possibilidade de aulas práticas.Assim sendo, hoje percebo que existem diferenças nas atitudes dos estudantes dependendo da condução do seu aprendizado. Devido a própria experiência sei que estudantes que sempre estiveram ligados a um método de ensino passivo (transmissão de informações) tradicional são mais dependentes nas escolhas e tomadas de decisões, já os que vem de um processo ativo são capazes de escolher e tomar decisões com mais segurança. |
Palavras-Chave: |
Investigação científica, comportamento, aprendizagem |
Instituições: |
|
|
|