Tipo: Nome: Curso:
Professor RITA DE CASSIA MARQUES Escola de Enfermagem
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
141933 PMG 3134099181
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
RITA DE CASSIA MARQUES Escola de Enfermagem
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
141933 rcmarques63@yahoo.com.br (31)34099181
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
NATHANA AURORA VIEGAS ENFERMAGEM Aluno PMG
Dados do Trabalho
Título:
PMG-023 O Centro de Memória da Escola de Enfermagem: conhecimento e divulçgação
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
Introdução / Descrição:A Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG), conta com o Centro de Memória da EEUFMG (CEMENF-UFMG) criado em 2006, o qual trabalha com o acervo da Escola de Enfermagem da UFMG, de 1933 até os dias de hoje. No momento o trabalho concentra-se na organização de um exposição permanente de parte do seu acervo referente ao periodo de 1933 aos dias de hoje. O acervo tem registros importantes da historia da enfermagem e das mudanças no comportamento da Escola e de seus alunos norteando a construção da evolução no estudo da enfermagem e dos novos cursos: Nutrição e Gestão de Serviços em Saúde, incorporados no século XXI. Composto por documentos oficiais, fotos, vídeos, entrevistas, recortes de jornais, utensílios e instrumentos usados por enfermeiros em épocas passadas, que favorecem o traçado de um paralelo com os dias atuais.
- Conhecer e contextualizar a atualidade da história da enfermagem e da Escola,
- Pesquisar sobre materiais adquiridos pelo CEMENF-UFMG, que não são mais utilizados pela enfermagem, para identificação, catalogação, manuseio e higienização antes de serem expostos.
- Revisar bibliografia para elaboração de textos que serão expostos no novo espaço de exposição permanente do CEMENF-UFMG.
- Preparação para exposição de comemoração dos 80 anos da EEUFMG
Metodologia / Justificativa
Pesquisa bibliográfica e documental sobre a historia da enfermagem, seus documentos, personagens e objetos. Identificação de objetos e caracterização do seu uso e função. Selecionar e preparar os objetos diversos para serem expostos, para divulgar o conhecimento e o trabalho realizado pela Escola de Enfermagem.
Conclusão
Com o projeto é possível entender a importância da memória e história da enfermagem que está presente no acervo de pesquisas CEMENF-UFMG. O conhecimento do acervo facilita o crescimento das pesquisas e da compreensão sobre a profissão da enfermagem e sobre a Escola de Enfermagem.
Palavras-Chave:
Enfermagem - historia - acervo - exposição