Tipo: Nome: Curso:
Professor ANA LUCIA MODESTO
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
07103X PET (31)34461806
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ANA LUCIA MODESTO Faculdade de Filosofia Ciências Humanas
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
07103X modesto926@terra.com.br (31)34461806
Co-Autores
STEPHANIE LORRAINE GOMES REIS CIENCIAS SOCIAIS Aluno PET
CAROLINE FERREIRA ROSA CIENCIAS SOCIAIS Aluno PET
FERNANDA RODRIGUES PRATES PAIVA CIENCIAS SOCIAIS Aluno PET
FERNANDO SALUM ALVARES DA LUZ CIENCIAS SOCIAIS Aluno PET
GEOVANA RAMOS MARTINS CIENCIAS SOCIAIS Aluno PET
JULIO CESAR RUAS ABREU FILHO CIENCIAS SOCIAIS Aluno PET
MAURICIO MACHADO SIQUEIRA FILHO CIENCIAS SOCIAIS Aluno PET
NATHALIA DE AVILA DUARTE CIENCIAS SOCIAIS Aluno PET
RICARDO BERNARDES PEREIRA CIENCIAS SOCIAIS Aluno PET
SOFIA RODRIGUES COUTINHO DOS SANTOS CIENCIAS SOCIAIS Aluno PET
TAISA DOMICIANO CASTANHA CIENCIAS SOCIAIS Aluno PET
VIVIANE RIBEIRO CUNHA CIENCIAS SOCIAIS Aluno PET
Dados do Trabalho
Título:
PET-07 Ciências Sociais
Área:
Ciências Humanas
Resumo:
O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciências Sociais da UFMG é um grupo de alunos que promove pesquisa, ensino e extensão para a comunidade acadêmica e extra- acadêmica. Através da realização de diversos eventos exploramos os mais diferentes tópicos relacionados não só às grandes três áreas - Sociologia, Antropologia e Ciência Política- mas a áreas vizinhas como a Filosofia em que o intercâmbio de idéias é recorrente.
Os eventos são:
?Jornada de Ciências Sociais?: organizado anualmente, reuni grandes pesquisadores das Ciências Sociais tratando de grandes questões e conflitos teóricos dentro das três grandes áreas de ênfase no curso .
?PET Apresenta?: onde os professores recém-contratados são apresentados aos alunos.
?Quinta à Noite?: cuja proposta é promover uma discussão a respeito de um tema afim às ciências sociais em um ambiente extra-acadêmico, visando um maior diálogo entre os professores e alunos do curso com a comunidade externa.
?PET Trajetória?: nesse evento, a fim de discutir nossas possibilidades profissionais, convidamos um professor do curso para expor aos alunos toda sua trajetória acadêmica e profissional.
?PET Seminário?: apresentação e discussão das pesquisas que os membros do grupo desenvolveram individualmente ao longo do ano.
?Graduação em Foco?: visa criar um espaço onde o graduando possa apresentar oralmente o resultado de suas pesquisas, solidificando seus argumentos através da exposição e debate dos mesmo e para que alunos de pós-graduação, convidados a cumprirem a função de comentadores nas mesas de trabalho, possam exercitar habilidade de parecerista e debatedor em rodadas de apresentação.
Tais eventos são de extrema importância não só para os membros do grupo, mas para todos os alunos tanto do curso de Ciências Sociais quanto cursos de áreas afins, eles proporcionam oportunidades inexistentes dentro da sala de aula promovendo uma complementação da formação do aluno.
Palavras-Chave:
PET, Programa de Educação Tutorial, Ciências Sociais, Sociologia, Antropologia, Política, eventos
Instituições: