Tipo: Nome: Curso:
Professor LUCIO FLAVIO DE SOUSA VILLAR Escola de Engenharia
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
143855 PMG 34091790
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
LUCIO FLAVIO DE SOUSA VILLAR Escola de Engenharia
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
143855 lucio.villar@etg.ufmg.br 34091790
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
VINICIUS QUEIROGA FORTES RIBEIRO ENGENHARIA CIVIL Aluno PMG
Dados do Trabalho
Título:
PMG-031 Monitoria do Depto. de Engenharia de Transporte e Geotecnia
Área:
Engenharias
Resumo:
O projeto PMG 2011 tem por objetivo oferecer ao aluno bolsista um primeiro contanto e experiência com a docência. A monitoria de graduação, além de uma simples iniciação à docência, tem a função exercitar os conhecimentos do aluno da disciplina lecionada. Durante o semestre o aluno monitor passa por experiências que constam desde retirar dúvidas teóricas e ajudar os alunos na resolução de exercícios, como explicar procedimentos de laboratório e métodos de cálculo de ensaios. Outra função do monitor é ajudar os professores na correção de exercícios dados em sala de aula, o que consta como mais uma experiência de docência. Dentro das disciplinas mecânica dos solos I e II, pode-se citar como foco do trabalho de monitoria o ensinamento de matérias como estabilidade de taludes, resistência ao cisalhamento dos solos, Teoria do adensamento, Teoria do equilíbrio plastico dos solos, percolação, tensões in situ, ensaios de laboratório, índices físicos do solo, tensões devidas à sobrecargas e permeabilidade dos solos.
Palavras-Chave:
Mecânica dos solos, monitoria, estabilidade de taludes, laboratório, percolação, adensamento
Instituições: