|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
PABLO LUIZ DE OLIVEIRA LIMA |
Faculdade de Educação |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
221236 |
PIBID |
plolima@ufmg.br |
(31)34096341 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
WAGNER AHMAD AUAREK |
Faculdade de Educação |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
220353 |
wagnerauarek@gmail.com |
(31)34096343 |
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
THAIS TANURE DE OLIVEIRA COSTA |
HISTORIA/DIURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ARACI RODRIGUES COELHO |
Centro Pedagógico - 1o.grau |
Professor |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
RAQUEL SILVA FERREIRA |
HISTORIA/NOTURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
GABRIEL BERTOZZI DE OLIVEIRA E SOUSA LEAO |
HISTORIA/DIURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
POLIANA JARDIM RODRIGUES |
HISTORIA/NOTURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
RENATA MARTINS DOS REIS LOPES |
HISTORIA/NOTURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
TATIANA PEREIRA DE REZENDE |
HISTORIA/DIURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARIA CECILIA VIEIRA DE CARVALHO |
HISTORIA/NOTURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
FRANCINE LUCIA DOS SANTOS |
HISTORIA/NOTURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
FERNANDO ROSA DO AMARAL |
HISTORIA/NOTURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
THIAGO ALMEIDA CRUZ |
HISTORIA/DIURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
Elizabet Cristina Rodrigues Meira |
FaE |
Externo |
PIBID |
Dados do Trabalho |
Título: |
PIBID-15 Fontes e reflexões para o ensino de história indígena e quilombola |
Área: |
Ciências Humanas |
Resumo: |
Os objetivos da área de História no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) são observar, pesquisar e analisar as práticas do ensino de história na educação básica, assim como elaborar um livro sobre o trabalho com fontes para o ensino de história indígena e quilombola em Minas Gerais. A metodologia de trabalho é composta pelo estudo de fontes materiais, textuais e iconográficas que representam os povos indígenas e afro-descendentes. O resultado do trabalho, que ainda está em andamento, é a publicação de um livro com análise sobre a diversidade das fontes para o ensino de história, bem como por atividades didáticas relacionadas a cada um dos tipos de fontes (materiais, textuais e iconográficas) voltadas para professores de história em formação e em atuação. |
Palavras-Chave: |
Fonte histórica, ensino de história, pesquisa histórica, história indígena, história afro-brasileira |
Instituições: |
CAPES |
|