Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor PABLO LUIZ DE OLIVEIRA LIMA Faculdade de Educação
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
221236 PIBID plolima@ufmg.br (31)34096341
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
WAGNER AHMAD AUAREK Faculdade de Educação
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
220353 wagnerauarek@gmail.com (31)34096343
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
THAIS TANURE DE OLIVEIRA COSTA HISTORIA/DIURNO Aluno PIBID
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ARACI RODRIGUES COELHO Centro Pedagógico - 1o.grau Professor PIBID
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
RAQUEL SILVA FERREIRA HISTORIA/NOTURNO Aluno PIBID
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
GABRIEL BERTOZZI DE OLIVEIRA E SOUSA LEAO HISTORIA/DIURNO Aluno PIBID
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
POLIANA JARDIM RODRIGUES HISTORIA/NOTURNO Aluno PIBID
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
RENATA MARTINS DOS REIS LOPES HISTORIA/NOTURNO Aluno PIBID
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
TATIANA PEREIRA DE REZENDE HISTORIA/DIURNO Aluno PIBID
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
MARIA CECILIA VIEIRA DE CARVALHO HISTORIA/NOTURNO Aluno PIBID
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
FRANCINE LUCIA DOS SANTOS HISTORIA/NOTURNO Aluno PIBID
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
FERNANDO ROSA DO AMARAL HISTORIA/NOTURNO Aluno PIBID
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
THIAGO ALMEIDA CRUZ HISTORIA/DIURNO Aluno PIBID
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
Elizabet Cristina Rodrigues Meira FaE Externo PIBID
Dados do Trabalho
Título:
PIBID-15 Fontes e reflexões para o ensino de história indígena e quilombola
Área:
Ciências Humanas
Resumo:
Os objetivos da área de História no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) são observar, pesquisar e analisar as práticas do ensino de história na educação básica, assim como elaborar um livro sobre o trabalho com fontes para o ensino de história indígena e quilombola em Minas Gerais. A metodologia de trabalho é composta pelo estudo de fontes materiais, textuais e iconográficas que representam os povos indígenas e afro-descendentes. O resultado do trabalho, que ainda está em andamento, é a publicação de um livro com análise sobre a diversidade das fontes para o ensino de história, bem como por atividades didáticas relacionadas a cada um dos tipos de fontes (materiais, textuais e iconográficas) voltadas para professores de história em formação e em atuação.
Palavras-Chave:
Fonte histórica, ensino de história, pesquisa histórica, história indígena, história afro-brasileira
Instituições:
CAPES