Tipo: Nome: Curso:
Professor FABIO LUIZ BURANELO TORAL Escola de Veterinária
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
220442 PEG flbtoral@ufmg.br 34092180
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
FABIO LUIZ BURANELO TORAL Escola de Veterinária
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
220442 flbtoral@hotmail.com 34092180
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
CARLA ROSELI MARTINS DA SILVA MEDICINA VETERINARIA Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011?29 Oficinas de ensino e aprendizagem de melhoramento animal
Área:
Ciências Agrárias
Resumo:
O objetivo do projeto ?Oficinas de ensino e aprendizagem de melhoramento animal? é despertar nos alunos dos cursos de Medicina Veterinária e de Aquacultura o interesse pela área de melhoramento animal e facilitar o aprendizado. As atividades do projeto foram iniciadas em maio de 2011. Os alunos foram convidados para as atividades durante as aulas e por meio de cartazes afixados nos locais de maior circulação. A bolsista e o professor selecionam artigos da área para leitura e discussão. Tais artigos são de fácil entendimento pelos alunos que estão cursando a disciplina ZOO603 ? Melhoramento animal, ministrada no quinto período de ambos os cursos. Os artigos são disponibilizados para os estudantes no sistema moodle e também na copiadora da Escola pelo menos três dias antes da discussão semanal. As oficinas são realizadas às quartas-feiras, das 13 horas às 14 horas, conforme a sugestão da maioria dos alunos matriculados na disciplina e também são abertas a todos os alunos de graduação (independente de terem ou não cursado a disciplina) e de pós-graduação. As reuniões são planejadas de forma que a discussão seja a respeito do tema tratado em sala de aula na mesma semana, o que possibilita aos alunos que cursam a disciplina aprofundar o conhecimento no conteúdo recentemente ministrado bem como levantar novas dúvidas e questionamentos. As discussões semanais são coordenadas pela aluna bolsista com o auxílio de mais um aluno da graduação e dois da pós-graduação. No primeio semestre letivo houve pouca adesão dos alunos de graduação, com cancelamento de reuniões por falta de participantes. No segundo semestre letivo, a participação dos alunos que estão cursando a disciplina continua baixa (nenhuma participação na maior parte das reuniões), mas houve aumento da participação e da regularidade de alunos de outros semestres. A divulgação do projeto foi intensificada, mas a adesão dos alunos matriculados na disciplina continua baixa.
Palavras-Chave:
ensino, grupo de discussão, melhoramento animal
Instituições:
Pró Reitoria de Graduação ? PROGRAD ? UFMG