Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor MIGUIR TEREZINHA VIECCELLI DONOSO Escola de Enfermagem
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
136530 PMG 34099177
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
MIGUIR TEREZINHA VIECCELLI DONOSO Escola de Enfermagem
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
136530 miguir@enf.ufmg.br 34099177
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
AURELINO ALVES COSTA ENFERMAGEM Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
HELENA SIQUEIRA GEA CIENCIA DA NUTRICAO Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ANN KRISTINE JANSEN Escola de Enfermagem Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ADALIENE VERSIANI MATOS FERREIRA Escola de Enfermagem Professor SEM BOLSA
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
DIRCE RIBEIRO DE OLIVEIRA Escola de Enfermagem Professor SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PMG-021 Monitorias no ENB da EEUFMG: uma proposta de integração interdisciplinar
Área:
Ciências da Saúde
Resumo:
O Programa de Monitoria de Graduação PMG do Departamento de Enfermagem Básica abrange alunos dos cursos de Graduação em Enfermagem e em Nutrição. Um dos objetivos desse Programa é contribuir com os alunos de graduação na otimização de suas práticas por meio da atuação dos monitores em atividades extra-classe e laboratoriais.  
Nesse segundo semestre de 2011, uma nova proposta de atuação das monitorias de ambos os cursos pretende contribuir com a prática da interdisciplinaridade durante a graduação.
Trata-se de inserção dos monitores das disciplinas Fundamentos do Cuidar em Enfermagem (Enfermagem) e de Avaliação Nutricional e Ciclos da Vida, Terapia Nutricional I, Terapia Nutricional II (Nutrição) em unidade de internação cirúrgica do Hospital das Clínicas da UFMG. Os monitores, sob supervisão e orientação de professoras de ambos os cursos, realizarão avaliação de pacientes internados nessa clínica, sob a ótica do cuidar em enfermagem e em nutrição.
Após avaliação e levantamento de problemas, os alunos irão apresentar seus planos de cuidados nas duas áreas envolvidas. Os alunos de graduação de ambos os cursos serão convidados a participar da atividade, estimulando-se dessa forma, a prática da interdisciplinaridade e o exercício do raciocínio clínico.
Pretende-se que essa atividade seja incorporada às práticas de monitoria nos semestres subsequentes, onde alunos de outros cursos do Campus da Saúde (Medicina, Fonoaudiologia, Radiologia e Gestão de Serviços de Saúde) também serão convidados a participar.
Palavras-Chave:
monitoria de graduação; enfermagem; nutrição; interdisciplinaridade.
Instituições:
PROGRAD