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Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
ADERVAL COSTA FILHO |
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Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
222518 |
PEG |
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3184216570 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
ADERVAL COSTA FILHO |
Faculdade de Filosofia Ciências Humanas |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
222518 |
adervalcf@gmail.com |
3184216570 |
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Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ELY BERGO DE CARVALHO |
Faculdade de Filosofia Ciências Humanas |
Professor |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LUIZA HELENA PEDRA DA SILVA |
CIENCIAS SOCIOAMBIENTAIS - NOT |
Aluno |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
HELEN OLIVIA FIRMINO PENA |
CIENCIAS SOCIOAMBIENTAIS - NOT |
Aluno |
PEG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PEG2011-40 Ciências Socioambientais: desafios epistêmicos e situacionais |
Área: |
Ciências Agrárias |
Resumo: |
O Curso de Ciências Socioambientais oferece desafios de ordem teórico-metodológica, epistemológica e de ordem prática, uma vez que se configura como uma graduação interdisciplinar, congregando vários campos de conhecimento (sociologia, antropologia, engenharia sanitária, história, biologia, economia, demografia, etc.), e enquadra-se nas chamadas ciências aplicadas, voltado para a compreensão da relação homem-natureza, e seus efeitos. Uma das características primordiais deste campo de conhecimento é a mediação entre a dimensão ambiental e a dimensão social dos fenômenos que estuda, com forte tradição marcada pelo ambientalismo estrito, que prioriza a natureza em detrimento dos grupos humanos. Neste contexto, o propósito deste projeto é promover a formação de bons pesquisadores, a partir de levantamentos teóricos e análises situacionais, na tentativa de conciliar as tendências de abordagem desses fenômenos, contribuindo para uma compreensão mais integral e holista dos problemas socioambientais contemporâneos. Nos poucos meses de bolsa até o momento, visando contribuir para a melhoria do processo ensino aprendizagem nas disciplinas ?História da Ciência e da Técnica? e ?Territorialidade e Povos Tradicionais? do curso de graduação em Ciências Socioambientais, as bolsistas foram incumbidas da avaliação das competências e habilidades adquiridas nas disciplinas e sua relação com a sua formação profissional. Os procedimentos ? seminários, filmes, carga de leitura ? também foram avaliados pelas discentes que ofereceram sugestões. Tudo isto formou um retorno de informação que permite melhorar a aprendizagem na disciplina. Seguir-se-á análise de situações concretas, envolvendo conflitos socioambientais, a partir dos aportes teóricos das disciplinas supracitadas, além dos resultados da pesquisa e sistematização de elementos que possam ser utilizados como material didático de apoio ao curso. |
Palavras-Chave: |
História da ciência e da técnica; sociedade; territorialidade; povos tradicionais.
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Instituições: |
Programa Especial de Graduação - PEG 2011 - Pró-Reitoria de Graduação |
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