Tipo: Nome: Curso:
Professor ADERVAL COSTA FILHO
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
222518 PEG 3184216570
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ADERVAL COSTA FILHO Faculdade de Filosofia Ciências Humanas
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
222518 adervalcf@gmail.com 3184216570
Co-Autores
ELY BERGO DE CARVALHO Faculdade de Filosofia Ciências Humanas Professor PEG
LUIZA HELENA PEDRA DA SILVA CIENCIAS SOCIOAMBIENTAIS - NOT Aluno PEG
HELEN OLIVIA FIRMINO PENA CIENCIAS SOCIOAMBIENTAIS - NOT Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-40 Ciências Socioambientais: desafios epistêmicos e situacionais
Área:
Ciências Agrárias
Resumo:
O Curso de Ciências Socioambientais oferece desafios de ordem teórico-metodológica, epistemológica e de ordem prática, uma vez que se configura como uma graduação interdisciplinar, congregando vários campos de conhecimento (sociologia, antropologia, engenharia sanitária, história, biologia, economia, demografia, etc.), e enquadra-se nas chamadas ciências aplicadas, voltado para a compreensão da relação homem-natureza, e seus efeitos.
Uma das características primordiais deste campo de conhecimento é a mediação entre a dimensão ambiental e a dimensão social dos fenômenos que estuda, com forte tradição marcada pelo ambientalismo estrito, que prioriza a natureza em detrimento dos grupos humanos. Neste contexto, o propósito deste projeto é promover a formação de bons pesquisadores, a partir de levantamentos teóricos e análises situacionais, na tentativa de conciliar as tendências de abordagem desses fenômenos, contribuindo para uma compreensão mais integral e holista dos problemas socioambientais contemporâneos. Nos poucos meses de bolsa até o momento, visando contribuir para a melhoria do processo ensino aprendizagem nas disciplinas ?História da Ciência e da Técnica? e ?Territorialidade e Povos Tradicionais? do curso de graduação em Ciências Socioambientais, as bolsistas foram incumbidas da avaliação das competências e habilidades adquiridas nas disciplinas e sua relação com a sua formação profissional. Os procedimentos ? seminários, filmes, carga de leitura ? também foram avaliados pelas discentes que ofereceram sugestões. Tudo isto formou um retorno de informação que permite melhorar a aprendizagem na disciplina. Seguir-se-á análise de situações concretas, envolvendo conflitos socioambientais, a partir dos aportes teóricos das disciplinas supracitadas, além dos resultados da pesquisa e sistematização de elementos que possam ser utilizados como material didático de apoio ao curso.
Palavras-Chave:
História da ciência e da técnica; sociedade; territorialidade; povos tradicionais.
Instituições:
Programa Especial de Graduação - PEG 2011 - Pró-Reitoria de Graduação