Tipo: Nome: Curso:
Professor MARCELO PINTO GUIMARAES Escola de Arquitetura
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
012769 PEG 34098810
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
MARCELO PINTO GUIMARAES Escola de Arquitetura
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
012769 mpguim@adaptse.org 34098810
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
ANDREIA SANTOS DE CAMPOS ARQUITETURA E URBANISMO Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-02 Prática do Desenho Universal em Projetos de Moradias de Interesse Social
Área:
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo:
A questão da moradia acessível para pessoas com mobilidade reduzida não está suficientemente enfocada no currículo do curso de arquitetura numa abordagem ampla e bem estruturada. Alguns importantes aspectos precisam ser explorados, principalmente no que se concerne:
a) a implantação dos edifícios nos terrenos padrões de habitação de interesse popular,
b) a inclusão de instalações e equipamentos de uso flexível,
c) a caracterização de diferentes usos pelo perfil diferenciados da idade e habilidade dos moradores
O presente projeto inclui o desenvolvimento de apresentações gráficas e ilustrativas por estudante do curso de arquitetura para que sirva de material didático sobre estratégias de solução projetiva para a acessibilidade de todos em que pese a prática do design universal. O material didático a ser produzido deverá ser utilizado por estudantes matriculados nas disciplinas modulares de projeto arquitetônico. Assim, manuais técnicos que auxiliem na condução das tarefas complementares são amplamente oportunos.

Entre as etapas do trabalho constam o seguinte:
? Formatar de material gráfico de modelos tridimensionais e de posters explicativos a partir de trabalhos exemplars de estudantes de outros semestres
? Selecionar edifícios de diferentes tipologias de moradia de interesse social para estudo e que apresentem situações ilustrativas de soluções que atendem às exigências das normas técnicas da acessibilidade
? Elaborar apresentação que ofereça vínculos entre as situações encontradas.
? Realização de experimentos comparativos em que pese a verificação de eficácia de edifícios exemplares em atender tanto às exigências das normas técnicas de acessibilidade quanto aos fundamentos do design universal.
Palavras-Chave:
acessibilidade, design universal, apresentação multimidial, moradia  de interesse social
Instituições:
UFMG / PROGRAD