Autor
Tipo: Nome: Curso:
Professor JULIANA GOUTHIER MACEDO Escola de Belas Artes
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
205354 PMG 34095285
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
JULIANA GOUTHIER MACEDO Escola de Belas Artes
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
205354 juliana.gouthier@gmail.com 87482227
Co-Autores
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
PATRICIA DE PAULA PEREIRA Escola de Belas Artes Professor PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
JOAO VITOR XAVIER DANTAS ARTES VISUAIS Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
NANCY MARIA MORA CASTRO ARTES VISUAIS Aluno PMG
Nome: Curso: Tipo: Bolsa:
DAVI MONTEIRO LOPES ARTES VISUAIS Aluno PMG
Dados do Trabalho
Título:
PMG-011 ENSINO DE ARTES VISUAIS & INTERFACE DIGITAL
Área:
Lingüística, Letras e Artes
Resumo:
O Laboratório de Informática da Graduação da EBA/UFMG ? LIG está envolvido, em 2011, em quatro projetos.

PROJETO 1 (permanente) - desenvolvimento de interface interativa digital para projetos pedagógicos de alun@s da Licenciatura em Artes Visuais. Semestralmente são elaborados materiais didáticos em Artes Visuais pelos alun@s da Licenciatura que, em parceria com os monitores do Laboratório, constroem uma versão do mesmo para meios digitais, mantendo a base conceitual da proposta e experimentando, por exemplo, suas possibilidades para o ensino a distância.
PROJETO 2 (em fase de pós-produção) ? construção de material didático/pedagógico para capacitação básica em técnicas de animação, exemplificando como essas podem ser desenvolvidas com recursos simples e acessíveis. A partir de pesquisas e experimentações com diferentes softwares livres disponíveis, foi produzido um material didático interativo de fácil compreensão, para ser utilizado tanto por alunos do nível básico quanto superior. O material tem a intenção de estimular a produção de materiais didáticos de Artes Visuais em diálogo com outros campos de conhecimento, fomentando também o uso de softwares livres que hoje atendem em grande parte as necessidades das artes digitais.
PROJETO 3 (segue em paralelo ao Projeto 2) - pesquisa sobre softwares e sistemas operacionais livres e gratuitos que podem contribuir para produção e desenvolvimento em Arte. Atualmente o desenvolvimento de tais ferramentas se encontra em estado avançado, tanto em qualidade de recursos quanto facilidade de uso, sendo comparáveis aos softwares de licença fechada (pagos).
PROJETO 4 (em implantação) melhorias da infra-estrutura do laboratório, indo desde a atualização de softwares à recente aquisição de novos equipamentos, a serem instalados ainda este ano.

O projeto inclui ainda a construção de um arquivo digital da produção de materiais didáticos, gravados em CD e disponibilizados a estudantes e professores interessados.
Palavras-Chave:
Ensino de Artes Visuais; Interface Digital; Tecnologias Contemporâneas.
Instituições: