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Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
JULIANA GOUTHIER MACEDO |
Escola de Belas Artes |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
205354 |
PMG |
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34095285 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
JULIANA GOUTHIER MACEDO |
Escola de Belas Artes |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
205354 |
juliana.gouthier@gmail.com |
87482227 |
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Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
PATRICIA DE PAULA PEREIRA |
Escola de Belas Artes |
Professor |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
JOAO VITOR XAVIER DANTAS |
ARTES VISUAIS |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
NANCY MARIA MORA CASTRO |
ARTES VISUAIS |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
DAVI MONTEIRO LOPES |
ARTES VISUAIS |
Aluno |
PMG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PMG-011 ENSINO DE ARTES VISUAIS & INTERFACE DIGITAL |
Área: |
Lingüística, Letras e Artes |
Resumo: |
O Laboratório de Informática da Graduação da EBA/UFMG ? LIG está envolvido, em 2011, em quatro projetos.
PROJETO 1 (permanente) - desenvolvimento de interface interativa digital para projetos pedagógicos de alun@s da Licenciatura em Artes Visuais. Semestralmente são elaborados materiais didáticos em Artes Visuais pelos alun@s da Licenciatura que, em parceria com os monitores do Laboratório, constroem uma versão do mesmo para meios digitais, mantendo a base conceitual da proposta e experimentando, por exemplo, suas possibilidades para o ensino a distância. PROJETO 2 (em fase de pós-produção) ? construção de material didático/pedagógico para capacitação básica em técnicas de animação, exemplificando como essas podem ser desenvolvidas com recursos simples e acessíveis. A partir de pesquisas e experimentações com diferentes softwares livres disponíveis, foi produzido um material didático interativo de fácil compreensão, para ser utilizado tanto por alunos do nível básico quanto superior. O material tem a intenção de estimular a produção de materiais didáticos de Artes Visuais em diálogo com outros campos de conhecimento, fomentando também o uso de softwares livres que hoje atendem em grande parte as necessidades das artes digitais. PROJETO 3 (segue em paralelo ao Projeto 2) - pesquisa sobre softwares e sistemas operacionais livres e gratuitos que podem contribuir para produção e desenvolvimento em Arte. Atualmente o desenvolvimento de tais ferramentas se encontra em estado avançado, tanto em qualidade de recursos quanto facilidade de uso, sendo comparáveis aos softwares de licença fechada (pagos). PROJETO 4 (em implantação) melhorias da infra-estrutura do laboratório, indo desde a atualização de softwares à recente aquisição de novos equipamentos, a serem instalados ainda este ano. O projeto inclui ainda a construção de um arquivo digital da produção de materiais didáticos, gravados em CD e disponibilizados a estudantes e professores interessados.
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Palavras-Chave: |
Ensino de Artes Visuais; Interface Digital; Tecnologias Contemporâneas. |
Instituições: |
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