Tipo: Nome: Curso:
Professor MONICA DE OLIVEIRA LEITE Escola de Veterinária
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
019798 PMG 3134092142
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
MONICA DE OLIVEIRA LEITE Escola de Veterinária
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
019798 monicaoliveiraleite@gmail.com 34092142
Co-Autores
PAULO ROBERTO DE ALMEIDA COSTA MEDICINA VETERINARIA Aluno PMG
DEBORA CRISTINA SAMPAIO DE ASSIS DISCIPLINAS ISOLADAS Aluno PMG
WAGNER LUIZ MOREIRA DOS SANTOS Escola de Veterinária Professor SEM BOLSA
RENALDO TRAVASSOS MARTINS Escola de Veterinária Professor SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
PMG-044 Programa de Monitoria de Graduação do Departamento de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal
Área:
Ciências Agrárias
Resumo:
O Programa de Monitoria de Graduação do Departamento de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal (DTIPOA) da Escola de Veterinária da UFMG (EV ? UFMG) foi desenvolvido no ano de 2011 nas disciplinas: TEI-603 - Inspeção de Carnes e Produtos Derivados e TEI-602 ? Inspeção de Leite e Produtos Derivados. Tal programa tem como objetivo primordial disponibilizar aos alunos ajuda adicional nas aulas práticas, por meio de um monitor que tem interesse pela disciplina e vontade de ensinar, permitindo favorecer o  aprendizado dos alunos. Esse trabalho também possibilitou aos monitores conhecer a rotina didática dos professores e técnicos de laboratório no preparo e desenvolvimento das aulas, permitindo aos mesmos desenvolver habilidades relacionadas à docência. Adicionalmente, o programa permitiu o aprofundamento dos conhecimentos específicos nas áreas mencionadas e afins, preparando-os melhor para a continuidade de estudos na pós-graduação. Neste ponto, destaca-se a oportunidade dos mesmos vivenciarem práticas didático-pedagógicas e perceberem se estas atividades são compatíveis com seu perfil e com seu futuro profissional. Os monitores desenvolveram atividades relacionadas à metodologia de ensino, auxiliando os professores na elaboração de exercícios avaliativos, provas práticas e apostilas de aulas práticas, revisões de literatura e material áudio-visual. Auxiliaram, também, os técnicos laboratoristas no preparo de materiais para as aulas práticas, assegurando a manutenção e limpeza de vidrarias e o preparo de amostras, reagentes e soluções.

Palavras-Chave:
monitoria, graduação