|
|
|
|
|
|
|
|
Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
ANDRE REIS PENIDO |
Escola de Arquitetura |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
071889 |
PEG |
|
34098816 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
ANDRE REIS PENIDO |
Escola de Arquitetura |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
071889 |
a.penido@hotmail.com |
34098816 |
|
Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
RENATO CESAR FERREIRA DE SOUZA |
Escola de Arquitetura |
Professor |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
FLAVIA CARNEIRO MARTINS DA COSTA |
ARQUITETURA E URBANISMO |
Aluno |
PEG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MEGG FRANCISCA SOUSA |
ARQUITETURA E URBANISMO |
Aluno |
PEG |
Dados do Trabalho |
Título: |
PEG2011-01 Produção de Material Didático de Referência para as Disciplinas de Prática de Projeto Arquitetônico |
Área: |
Ciências Sociais Aplicadas |
Resumo: |
Trabalho iniciado em junho de 2011 com o objetivo de montagem de banco de dados e, posteriormente, de material didático para a disciplina de prática de projeto ?Detalhes Arquitetônicos?, ministrada pelos professores André Penido e Renato César Ferreira de Souza.
A disciplina consiste na iniciação ao detalhamento arquitetônico segundo uma visão sistêmica a partir de aulas expositivas, desenvolvimento dos projetos específicos e discussões em sala de aula. Pretende-se com essa prática discutir problemas de concepção, proposições de soluções técnicas e o seu registro adequado a partir de desenhos.
O apoio do programa PEG promovido pela PROGRAD vem somar esforços para que as disciplinas práticas do Departamento de Projetos encontrem apoio técnico adequado a partir da produção de material didático específico, sua análise, pesquisa de opinião junto aos ex-alunos para o seu aperfeiçoamento. Tal apoio vem sendo desenvolvido paralelamente ao programa PMG promovendo maior integração entre os bolsistas.
A primeira etapa desse trabalho consistiu em sintetizar as várias fontes de informação obtidas pelos alunos do segundo bimestre de 2011 para o desenvolvimento de seus trabalhos. A consolidação dessas informações na forma de referências bibliográficas e endereços eletrônicos de sites que serão disponibilizados para a consulta das próximas turmas agilizando o processo de pesquisa e disponibilizando mais tempo de sala de aula para as discussões centrais da disciplina. Visando a facilidade de consulta, essas fontes de informação foram agrupadas por tipo de materiais e técnicas construtivas.
A segunda etapa dos trabalhos consiste em tentar reproduzir ou adequar o detalhamento de obras relevantes de arquitetos, elaborando arquivos eletrônicos para consulta e referência, situando o aluno para as próximas etapas de trabalho. |
Palavras-Chave: |
Arquitetura, ensino, projeto, detalhes arquitetônicos |
Instituições: |
PROGRAD - Pró-Reitoria de Graduação |
|
|