Tipo: Nome: Curso:
Professor ANDRE REIS PENIDO Escola de Arquitetura
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
071889 PEG 34098816
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ANDRE REIS PENIDO Escola de Arquitetura
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
071889 a.penido@hotmail.com 34098816
Co-Autores
RENATO CESAR FERREIRA DE SOUZA Escola de Arquitetura Professor PEG
FLAVIA CARNEIRO MARTINS DA COSTA ARQUITETURA E URBANISMO Aluno PEG
MEGG FRANCISCA SOUSA ARQUITETURA E URBANISMO Aluno PEG
Dados do Trabalho
Título:
PEG2011-01 Produção de Material Didático de Referência para as Disciplinas de Prática de Projeto Arquitetônico
Área:
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo:
Trabalho iniciado em junho de 2011 com o objetivo de montagem de banco de dados e, posteriormente, de material didático para a disciplina de prática de projeto ?Detalhes Arquitetônicos?, ministrada pelos professores André Penido e Renato César Ferreira de Souza.

A disciplina consiste na iniciação ao detalhamento arquitetônico segundo uma visão sistêmica a partir de aulas expositivas, desenvolvimento dos projetos específicos e discussões em sala de aula. Pretende-se com essa prática discutir problemas de concepção, proposições de soluções técnicas e o seu registro adequado a partir de desenhos.

O apoio do programa PEG promovido pela PROGRAD vem somar esforços para que as disciplinas práticas do Departamento de Projetos  encontrem apoio técnico adequado a partir da produção de material didático específico, sua análise, pesquisa de opinião junto aos ex-alunos para o seu aperfeiçoamento. Tal apoio vem sendo desenvolvido paralelamente ao programa PMG promovendo maior integração entre os bolsistas.

A primeira etapa desse trabalho consistiu em sintetizar as várias fontes de informação obtidas pelos alunos do segundo bimestre de 2011 para o desenvolvimento de seus trabalhos. A consolidação dessas informações na forma de referências bibliográficas e endereços eletrônicos de sites que serão disponibilizados para a consulta das próximas turmas agilizando o processo de pesquisa e  disponibilizando mais tempo de sala de aula para as discussões centrais da disciplina. Visando a facilidade de consulta, essas fontes de informação foram agrupadas por tipo de materiais e técnicas construtivas.

A segunda etapa dos trabalhos consiste em tentar reproduzir ou adequar o detalhamento de obras relevantes de arquitetos, elaborando arquivos eletrônicos para consulta e referência, situando o aluno para as próximas etapas de trabalho.
Palavras-Chave:
Arquitetura, ensino, projeto, detalhes arquitetônicos
Instituições:
PROGRAD - Pró-Reitoria de Graduação