Tipo: Nome: Curso:
Professor MARIA DAS GRACAS RODRIGUES PAULINO Faculdade de Educação
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
141097 PIBID 34648457
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
MARIA DAS GRACAS RODRIGUES PAULINO Faculdade de Educação
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
141097 paulino230@gmail.com 34648457
Co-Autores
CLARISSA JULIANA DE OLIVEIRA SILVA PEDAGOGIA/NOTURNO Aluno PIBID
WALESKA DE OLIVEIRA GONCALVES PEDAGOGIA/NOTURNO Aluno PIBID
MARIA JOSE VIANA FERNANDES PEDAGOGIA/NOTURNO Aluno PIBID
VANIA VIEIRA ORQUIZA PEDAGOGIA/NOTURNO Aluno PIBID
CYNTHIA SOUZA RAMOS PEDAGOGIA/NOTURNO Aluno PIBID
MARIA ELISA DE ARAUJO GROSSI Centro Pedagógico - 1o.grau Professor PIBID
Dados do Trabalho
Título:
PIBID-12 A produção de leituras da obra A maior flor do mundo por crianças e adultos
Área:
Ciências Humanas
Resumo:
Objetivos
? Proporcionar a leitura de uma mesma obra literária por alunos de sete anos de uma escola pública e por leitores adultos, em processo de alfabetização, a fim de que eles possam compartilhar experiências, a partir da leitura do livro selecionado;
? Proporcionar a troca de impressões, o diálogo sobre o livro lido, fazendo cruzar as distintas histórias e trajetórias de leituras.

Metodologia
O Projeto de Ensino, inicialmente, promove a leitura de uma mesma obra por alunos de idades e de escolas diferentes. Em seguida, após um consistente trabalho de mediação e exploração do livro selecionado em sala de aula, organiza-se um encontro entre os alunos das duas turmas, para que as possíveis leituras literárias possam ser compartilhadas.

Resultados
Muitos são os resultados alcançados. Destaca-se a possibilidade do diálogo com o outro, o abrir-se, revelar-se, expor-se. Observa-se o compartilhamento de emoções, sentimentos, impressões. Por meio desse Projeto de Ensino, o sujeito leitor se sente em estado de diálogo com o texto literário, partilha leituras, na liberdade de produzir sentidos, assumindo o direito de exercer a fruição estética. A possibilidade da plurissignificação, atribuída ao receptor do texto, é concretizada no momento em que se discute a leitura realizada. E somente a literatura pode provocar tudo isso. Ela nos faz pensar, nos instiga, nos aproxima do outro. O desenvolvimento do Projeto de Ensino, vinculado ao PIBID, proporciona a manifestação das subjetividades. Crianças e adultos se colocam como interlocutores e se abrem ao debate. As bolsistas que se iniciam na docência também participam ativamente do processo.

Palavras-Chave:
leitura literária; ensino de leitura; letramento literário; letramento; formação de leitores
Instituições:
CAPES