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Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
MARIA DAS GRACAS RODRIGUES PAULINO |
Faculdade de Educação |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
141097 |
PIBID |
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34648457 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
MARIA DAS GRACAS RODRIGUES PAULINO |
Faculdade de Educação |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
141097 |
paulino230@gmail.com |
34648457 |
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Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CLARISSA JULIANA DE OLIVEIRA SILVA |
PEDAGOGIA/NOTURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
WALESKA DE OLIVEIRA GONCALVES |
PEDAGOGIA/NOTURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARIA JOSE VIANA FERNANDES |
PEDAGOGIA/NOTURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
VANIA VIEIRA ORQUIZA |
PEDAGOGIA/NOTURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CYNTHIA SOUZA RAMOS |
PEDAGOGIA/NOTURNO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARIA ELISA DE ARAUJO GROSSI |
Centro Pedagógico - 1o.grau |
Professor |
PIBID |
Dados do Trabalho |
Título: |
PIBID-12 A produção de leituras da obra A maior flor do mundo por crianças e adultos |
Área: |
Ciências Humanas |
Resumo: |
Objetivos ? Proporcionar a leitura de uma mesma obra literária por alunos de sete anos de uma escola pública e por leitores adultos, em processo de alfabetização, a fim de que eles possam compartilhar experiências, a partir da leitura do livro selecionado; ? Proporcionar a troca de impressões, o diálogo sobre o livro lido, fazendo cruzar as distintas histórias e trajetórias de leituras.
Metodologia O Projeto de Ensino, inicialmente, promove a leitura de uma mesma obra por alunos de idades e de escolas diferentes. Em seguida, após um consistente trabalho de mediação e exploração do livro selecionado em sala de aula, organiza-se um encontro entre os alunos das duas turmas, para que as possíveis leituras literárias possam ser compartilhadas.
Resultados Muitos são os resultados alcançados. Destaca-se a possibilidade do diálogo com o outro, o abrir-se, revelar-se, expor-se. Observa-se o compartilhamento de emoções, sentimentos, impressões. Por meio desse Projeto de Ensino, o sujeito leitor se sente em estado de diálogo com o texto literário, partilha leituras, na liberdade de produzir sentidos, assumindo o direito de exercer a fruição estética. A possibilidade da plurissignificação, atribuída ao receptor do texto, é concretizada no momento em que se discute a leitura realizada. E somente a literatura pode provocar tudo isso. Ela nos faz pensar, nos instiga, nos aproxima do outro. O desenvolvimento do Projeto de Ensino, vinculado ao PIBID, proporciona a manifestação das subjetividades. Crianças e adultos se colocam como interlocutores e se abrem ao debate. As bolsistas que se iniciam na docência também participam ativamente do processo.
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Palavras-Chave: |
leitura literária; ensino de leitura; letramento literário; letramento; formação de leitores |
Instituições: |
CAPES |
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