Tipo: Nome: Curso:
Professor AMARILIS COELHO CORAGEM Faculdade de Educação
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
096571 PIBID 35818023
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
AMARILIS COELHO CORAGEM Faculdade de Educação
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
096571 amar.cor@terra.com.br 35818023
Co-Autores
ANANIAS RODRIGUES DOS SANTOS LICENCIATURA EM EDUCACAO CAMPO Aluno PIBID
CYNTIA ROSANE MOURA AQUINO LICENCIATURA EM EDUCACAO CAMPO Aluno PIBID
EDMA ALVES BENEDITO DE SOUZA LICENCIATURA EM EDUCACAO CAMPO Aluno PIBID
JOSE DE LIMA MARQUES LICENCIATURA EM EDUCACAO CAMPO Aluno PIBID
JOSILMA ALVES DA COSTA LICENCIATURA EM EDUCACAO CAMPO Aluno PIBID
IVONETE APARECIDA DOS SANTOS LICENCIATURA EM EDUCACAO CAMPO Aluno PIBID
MARILIA NOGUEIRA MARQUES LICENCIATURA EM EDUCACAO CAMPO Aluno PIBID
RITA CONEGUNDES SOARES LICENCIATURA EM EDUCACAO CAMPO Aluno PIBID
SHEILA SOARES DE JESUS LICENCIATURA EM EDUCACAO CAMPO Aluno PIBID
ELISANGELA MOREIRA DA SILVA LICENCIATURA EM EDUCACAO CAMPO Aluno PIBID
Dados do Trabalho
Título:
PIBID-02 Ser professor na Educação no Campo: o desafio teórico-prático
Área:
Ciências Humanas
Resumo:
O objetivo deste resumo é apresentar resultados parciais das atividades formativas desenvolvidas no curso de licenciatura regular em Educação no Campo. No processo de reflexão foram focalizadas as estratégias pedagógicas que procuraram enfatizar a articulação entre o Tempo Escola e o Tempo Comunidade.
No Tempo Comunidade, os estudantes desenvolvem pesquisas, leituras e exercícios, aprofundando-se teoricamente sobre dos temas estudados no Tempo Escola no contexto da realidade educacional dos discentes. A articulação entre teoria e prática é feita através da disciplina ?Análise da Prática Pedagógica?. Durante o Tempo Escola os estudantes se encontram semanalmente para discutir, sistematizar e registrar os temas abordados e se preparam para realizar o aprofundamento no Tempo Comunidade.
A proposta da disciplina é inserir os estudantes no espaço da Educação do Campo a partir da produção de informações estatísticas, entrevistas, observações, intervenções, narrativas de trajetórias escolares, dentre outras, produzidas pelo próprio estudante, levando em consideração que os dados sobre a escola do campo, em termos do universo municipal, não estão sistematizados e discutidos, não contribuindo desta forma para a visibilidade da escola do campo nas políticas públicas municipais, estaduais e nacionais. Para que um curso de licenciatura seja útil aos futuros professores, o desafio deste programa é o de pensar a execução de competências em que os práticos sejam eles também os teóricos da sua profissão, porque são aqueles que melhor conhecem o mapa da realidade escolar, porque se debruçaram sobre a realidade conjugando com os saberes formativos que preparam o professor para o exercício da sua profissão.
Palavras-Chave:
Educação no Campo; Análise da Prática Pedagógica; Docência