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Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
AMARILIS COELHO CORAGEM |
Faculdade de Educação |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
096571 |
PIBID |
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35818023 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
AMARILIS COELHO CORAGEM |
Faculdade de Educação |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
096571 |
amar.cor@terra.com.br |
35818023 |
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Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ANANIAS RODRIGUES DOS SANTOS |
LICENCIATURA EM EDUCACAO CAMPO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
CYNTIA ROSANE MOURA AQUINO |
LICENCIATURA EM EDUCACAO CAMPO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
EDMA ALVES BENEDITO DE SOUZA |
LICENCIATURA EM EDUCACAO CAMPO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
JOSE DE LIMA MARQUES |
LICENCIATURA EM EDUCACAO CAMPO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
JOSILMA ALVES DA COSTA |
LICENCIATURA EM EDUCACAO CAMPO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
IVONETE APARECIDA DOS SANTOS |
LICENCIATURA EM EDUCACAO CAMPO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARILIA NOGUEIRA MARQUES |
LICENCIATURA EM EDUCACAO CAMPO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
RITA CONEGUNDES SOARES |
LICENCIATURA EM EDUCACAO CAMPO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
SHEILA SOARES DE JESUS |
LICENCIATURA EM EDUCACAO CAMPO |
Aluno |
PIBID |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ELISANGELA MOREIRA DA SILVA |
LICENCIATURA EM EDUCACAO CAMPO |
Aluno |
PIBID |
Dados do Trabalho |
Título: |
PIBID-02 Ser professor na Educação no Campo: o desafio teórico-prático |
Área: |
Ciências Humanas |
Resumo: |
O objetivo deste resumo é apresentar resultados parciais das atividades formativas desenvolvidas no curso de licenciatura regular em Educação no Campo. No processo de reflexão foram focalizadas as estratégias pedagógicas que procuraram enfatizar a articulação entre o Tempo Escola e o Tempo Comunidade. No Tempo Comunidade, os estudantes desenvolvem pesquisas, leituras e exercícios, aprofundando-se teoricamente sobre dos temas estudados no Tempo Escola no contexto da realidade educacional dos discentes. A articulação entre teoria e prática é feita através da disciplina ?Análise da Prática Pedagógica?. Durante o Tempo Escola os estudantes se encontram semanalmente para discutir, sistematizar e registrar os temas abordados e se preparam para realizar o aprofundamento no Tempo Comunidade. A proposta da disciplina é inserir os estudantes no espaço da Educação do Campo a partir da produção de informações estatísticas, entrevistas, observações, intervenções, narrativas de trajetórias escolares, dentre outras, produzidas pelo próprio estudante, levando em consideração que os dados sobre a escola do campo, em termos do universo municipal, não estão sistematizados e discutidos, não contribuindo desta forma para a visibilidade da escola do campo nas políticas públicas municipais, estaduais e nacionais. Para que um curso de licenciatura seja útil aos futuros professores, o desafio deste programa é o de pensar a execução de competências em que os práticos sejam eles também os teóricos da sua profissão, porque são aqueles que melhor conhecem o mapa da realidade escolar, porque se debruçaram sobre a realidade conjugando com os saberes formativos que preparam o professor para o exercício da sua profissão.
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Palavras-Chave: |
Educação no Campo; Análise da Prática Pedagógica; Docência |
Instituições: |
Capes |
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