Tipo: Nome: Curso:
Professor NELDER DE FIGUEIREDO GONTIJO Instituto Ciências Biológicas
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
140074 PMG 34092870
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
NELDER DE FIGUEIREDO GONTIJO Instituto Ciências Biológicas
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
140074 nelder@icb.ufmg.br 34092870
Co-Autores
DEBORAH APARECIDA NEGRAO CORREA Instituto Ciências Biológicas Professor PMG
AMALIA SATHLER PIRES MEDICINA Aluno PMG
RAQUEL JULIA LOPES CIENCIAS BIOLOGICAS/NOTURNO Aluno PMG
MARINA CASTRO LOURES MEDICINA Aluno PMG
NATHALIA INDIANA DE SOUSA MEDICINA VETERINARIA Aluno PMG
Warlem Junio de Oliveira Não se aplica Externo SEM BOLSA
Dados do Trabalho
Título:
 PMG-093 PROGRAMA DE MONITORIA EM PARASITOLOGIA: Integração do discente no ensino de Parasitologia
Área:
Ciências Biológicas
Resumo:
A monitoria em Parasitologia compreende o atendimento de alunos durante as aulas e em horários alternativos para o esclarecimento de dúvidas e revisão do rico material prático examinado durante as aulas.
O objetivo das atividades de monitoria em parasitologia é introduzir o monitor nas atividades docentes e consolidar seu aprendizado e interesse em parasitologia e promover uma maior integração de conteúdos teóricos e práticos visando à melhoria da qualidade do ensino para todos os alunos matriculados nas disciplinas do Departamento.
A monitoria em Parasitologia compreende o  atendimento de grupos de até 15 alunos, em horários alternativos às aulas, para o esclarecimento de dúvidas e revisão do rico material prático examinado durante as aulas. Além do atendimento aos alunos, os monitores auxiliam os professores participando nos grupos de discussão (GDs) que têm como objetivo o estudo de temas complementares aos estudados nas aulas tradicionais de modo a integrar melhor os conteúdos.
O atendimento, em grupos pequenos, tem facilitado o aprendizado e tem proporcionado uma ocasião favorável para a troca de experiências entre os monitores e os alunos dos cursos de parasitologia. A atuação dos monitores nos GDs ajudou a gerar discussões e uma maior integração dos conteúdos.
O contato dos graduandos com os monitores, principalmente de períodos avançados, proporciona o estabelecimento de ligações entre a parasitologia e a prática profissional, gerando maior interesse pela disciplina e áreas afins. Acreditamos que estes benefícios se refletem na qualidade do ensino de graduação do Departamento de Parasitologia que tem como diferencial, em relação aos outros cursos de parasitologia do país, uma grande variedade de material didático utilizado nas aulas práticas.

Palavras-Chave:
Ensino parasitologia, graduação, monitoria