Tipo: Nome: Curso:
Professor MARIA CLARA LEMOS DOS SANTOS Teatro Universitário
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
195626 PMG (31)34097468
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
MARIA CLARA LEMOS DOS SANTOS Teatro Universitário
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
195626 mariaclara-tu@ufmg.br (31)96966646
Co-Autores
DENISE ARAUJO PEDRON Teatro Universitário Professor PMG
Cristina Madeira de Faria Formação de Ator/Teatro Universitário Externo PMG
Taimara Liz de Souza Formação de Ator/Teatro Universitário Externo PMG
Dados do Trabalho
Título:
PMG-108 Centro de Produção e Documentação do Teatro Universitário- CPD/TU
Área:
Lingüística, Letras e Artes
Resumo:
O Projeto Centro de Produção e Documentação do Teatro Universitário - CPD/TU teve início em agosto de 2007. Atuou, até o 1º semestre de 2009, junto aos setores de Figurino, Cenário, Iluminação e Acervos Iconográficos (Imagens Fotográficas e Audiovisuais) do Teatro Universitário, com o intuito de preservar, além da memória, todo o acervo existente para utilização como ferramentas de trabalho pelos corpos discente e docente, contribuindo para a produção de materiais didáticos, bem como para a criação de novas metodologias de ensino. Vale destacar que, devido à grande abrangência alcançada pelo Projeto no ano de 2009, aliada à capacidade de se estabelecer parcerias, foram criadas ações inovadoras como: ?CPD/TU Convida? atividade artístico-formativa de ensino e intercâmbio cultural, possibilitando aos bolsistas vivências de práticas de Produção artística e o encontro com profissionais renomados que voluntariamente disponibilizam seus conhecimentos teóricos e práticos, orientando-os e treinando-os para o desenvolvimento do Projeto. No que concerne à Documentação, Projeto CPD/TU oferece aos bolsistas ?aulas laboratoriais? com profissionais capacitados nas áreas de inventário, catalogação e conservação em todos os setores envolvidos. Desde o início de seu funcionamento, o CPD/TU realizou atividades de inventário e catalogação de fitas VHS e mini DV com conteúdos didáticos; transcodificação de mídias; transcrição de fitas K7 de entrevistas; inventário e catalogação de 132 quadros de cartazes de espetáculos já produzidos TU; inventário, catalogação e organização de 712 peças do figurino e higienização de parte delas; higienização de álbuns de fotografias; criação do blog www.cpdtu.blogspot.com, criação dos endereços eletrônicos (redes sociais) do Projeto. As atividades propostas pelo CPD/TU visam ampla reflexão sobre o fazer artístico e troca de conhecimentos e geram impactos positivos em todos os setores da Escola, além da realização de parcerias com artista/profissionais.
Palavras-Chave:
Teatro,Arte,Produção e AcervoTeatral,ArteCênica, RegistrosDidáticos, Intercâmbio Artístico/Formativo
Instituições:
Pro-Reitoria de Graduação ? PROGRAD