Tipo: Nome: Curso:
Professor ANOR LUCIANO JUNIOR Escola de Música
Inscrição UFMG: Bolsa: E-Mail: Telefone:
142085 PMG 94060904
Coordenador/Orientador
Nome: Unidade:
ANOR LUCIANO JUNIOR Escola de Música
Inscrição UFMG: E-Mail: Telefone:
142085 lucianojr.anor@yahoo.com.br 94060904
Co-Autores
ARIANE ROVESSE DE ALENCAR FREITAS MUSICA Aluno PMG
RAMON FELIPE COSTA MUSICA Aluno PMG
RUBIA VIEIRA DE MORAES DOS SANTOS MUSICA Aluno PMG
WILLIAM ALVES LOPES MUSICA Aluno PMG
Dados do Trabalho
Título:
PMG-041 Pratica de repertório Banda Sinfônica
Área:
Lingüística, Letras e Artes
Resumo:
Assistida à grade curricular em nível de graduação dentro do programa Grande Grupo Instrumental (GGI) na escola de música da UFMG a Banda Sinfônica tem como objetivos: a prática de repertório original e transcrita para essa formação em nível de excelência. Recebe bolsa da pró-reitoria de graduação, possibilitando aos alunos graduandos de participarem como monitores dentro de um contexto acadêmico. Atualmente os bolsistas da disciplina trabalham na recuperação e catalogação do arquivo da banda já que este se encontra em condições inadequadas de armazenamento, o projeto inclui a mudança do espaço físico onde este material é armazenado visando melhores condições de conservação e acesso, além de uma maior organização do próprio material, portanto, em paralelo a este projeto, existe o da produção de um banco de dados que facilitaria a consulta de todo esse acervo. Foi elaborado um projeto intitulado ?Organização e Informatização do acervo da banda sinfônica da EMUFMG? que possui todos os objetivos, metodologia a serem utilizados para que esse processo seja realizado com sucesso. Outro projeto em andamento é a edição de partituras que este ano está direcionado na digitalização e publicação do Concerto nº 01 para Trompete e Banda Sinfônica de Edmundo Villani-Cortês. No quesito performance o grupo trabalha com peças no qual denominados ?ensemble?, ou seja, são peças compostas ou arranjadas para uma formação menor de músicos, e devido à situação em que a disciplina banda sinfônica se encontra, peças de tal caráter permitem realizar um trabalho mais didático e prático, além de representarem um desafio maior ao instrumentista. Finalizando, a disciplina ainda possui como programa a implantação do projeto de bandas, que visa trazer para a escola de música, instrumentistas de bandas, espalhados na cidade e no estado para a banda sinfônica da EMUFMG, dando aos alunos da graduação a oportunidade de darem aulas a esses músicos.
Palavras-Chave:
Banda Sinfônica; música instrumental; composição;arranjo