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Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
ALISSON FLAVIO BARBIERI |
Faculdade de Ciências Econômicas |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
191116 |
PRONOTURNO |
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3134097121 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
ALISSON FLAVIO BARBIERI |
Faculdade de Ciências Econômicas |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
191116 |
barbieri@cedeplar.ufmg.br |
3134097121 |
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Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
JOSE IRINEU RANGEL RIGOTTI |
Faculdade de Ciências Econômicas |
Professor |
PRONOTURNO |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
KLEMENS AUGUSTINUS LASCHEFSKI |
Instituto de Geociências |
Professor |
PRONOTURNO |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LEO HELLER |
Escola de Engenharia |
Professor |
PRONOTURNO |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ALESSANDRA SILVA ARAUJO |
CIENCIAS SOCIOAMBIENTAIS - NOT |
Aluno |
PRONOTURNO |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
DANIEL DE ABREU RIBEIRO |
CIENCIAS SOCIOAMBIENTAIS - NOT |
Aluno |
PRONOTURNO |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
EVANDRO JOSE GRATON |
CIENCIAS SOCIOAMBIENTAIS - NOT |
Aluno |
PRONOTURNO |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
FELIPE PEREIRA DE QUEIROZ |
CIENCIAS SOCIOAMBIENTAIS - NOT |
Aluno |
PRONOTURNO |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
GABRIELA VELLOSO TERENZI |
CIENCIAS SOCIOAMBIENTAIS - NOT |
Aluno |
PRONOTURNO |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
LUIZA HELENA PEDRA DA SILVA |
CIENCIAS SOCIOAMBIENTAIS - NOT |
Aluno |
PRONOTURNO |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARIANA NEVES GOMES DOMICIANO |
CIENCIAS SOCIOAMBIENTAIS - NOT |
Aluno |
PRONOTURNO |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
NATAN SILVA BREDER |
CIENCIAS SOCIOAMBIENTAIS - NOT |
Aluno |
PRONOTURNO |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
ADERVAL COSTA FILHO |
Faculdade de Filosofia Ciências Humanas |
Professor |
PRONOTURNO |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
MARIA AUXILIADORA DRUMOND |
Instituto Ciências Biológicas |
Professor |
PRONOTURNO |
Dados do Trabalho |
Título: |
PN-15 Programa PRONOTURNO de Ciências Socioambientais |
Área: |
Ciências Humanas |
Resumo: |
O curso de Ciências Socioambientais da UFMG tern por objetivo formar bachareis e pesquisadores corn alto grau de excelência nessa area. Formação a qual encontra-se vinculada as necessidades constantes de atualização e reformulação do seu programa, buscando, neste sentido, uma integração e adaptação as transformações sociais e ao aperfeicoamento das técnicas educacionais e de pesquisa. Neste sentido, o projeto PRONOTURNO, ora proposto, visa atender uma antiga demanda dos alunos do curso noturno, que reclamam a necessidade de estrutura [sobretudo em termos de disponibilidade de recursos tecnológicos, bibliográficos e até mesmo espacial para a realização de debates] e de recursos financeiros [a maioria necessita trabalhar horário integral, o que os prejudica em relação ao desenvolvimento das leituras e as possibilidades de integração corn próprio arnbiente universitário] para a realização de urn curso corn qualidade, dentro dos padrões propostos pela UFMG. Como forma de atender as exigências da Resolução 02-2006, relativa à criação do Programa Especial de Bolsas Acadêmicas para estudantes do curso noturno, estabelecemos as seguintes proposições: a) o grupo noturno será composto por 8 integrantes; b) os alunos selecionados deverão atuar no desenvolvimento de pesquisa básica aplicada na área Socioambiental, com possibilidades de interface corn outras disciplinas, comprometendo-se corn a divulgação dos resultados das pesquisas em veículos adequados, ampliando a difusão do conhecimento; c) os alunos serão inseridos nas principais discussões relacionadas ao processo de produção do conhecimento científico, visando, inclusive, aprofundar seus conhecimentos nas áreas de teoria e metodologia; d) os alunos selecionados utilizarão deste conhecimento no planejamento, gerenciamento e execução de projetos e processos técnicos, visando desenvolvimento de pesquisas e atividades de ensino e extensão; e) os alunos serão estimulados a desenvolver ações estratégicas capazes de ampliar e aperfeiçoar as formas de atuação profissional, visando a inserção dos mesmos no mercado de trabalho; f) os alunos comprometer-se-ão com o desenvolvimento profissional constante, assumindo posturas de flexibilidade e adaptação, face às mudanças constantes, com esclarecimento quanto às opções sindicais e corporativas inerentes ao exercício profissional.
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Palavras-Chave: |
pró-noturno, socioambiental |
Instituições: |
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