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Autor |
Tipo: |
Nome: |
Curso: |
Professor |
WANIA DA SILVA CARVALHO |
Faculdade de Farmácia |
Inscrição UFMG: |
Bolsa: |
E-Mail: |
Telefone: |
046353 |
PMG |
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34096860 |
Coordenador/Orientador |
Nome: |
Unidade: |
WANIA DA SILVA CARVALHO |
Faculdade de Farmácia |
Inscrição UFMG: |
E-Mail: |
Telefone: |
046353 |
waniasilvacarvalho@gmail.com |
92084821 |
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Co-Autores |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
GIOVANNA CAMARA SANTOS LOPES |
FARMACIA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
JOYCE FERNANDES COUTINHO |
FARMACIA |
Aluno |
PMG |
Nome: |
Curso: |
Tipo: |
Bolsa: |
SERGIA MARIA STARLING MAGALHAES |
Faculdade de Farmácia |
Professor |
SEM BOLSA |
Dados do Trabalho |
Título: |
PMG-060 MONITORIA DAS DISCIPLINAS DE DISPENSAÇÃO FARMACÊUTICA E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FARMÁCIA |
Área: |
Ciências da Saúde |
Resumo: |
As disciplinas Dispensação Farmacêutica e Estágio Supervisionado em Farmácia utilizam de metodologias envolvidas com a Assistência Farmacêutica fornecendo informações que possibilitem aprimorar a Prática da dispensação de medicamentos em Farmácias Comunitárias. Essas são importantes para que o aluno desenvolva uma postura crítica frente às condutas que devem ser adotadas pelo profissional farmacêutico diante da comunidade. A Dispensação Farmacêutica e o Estágio supervisionado em Farmácia permitem, também, que o aluno vivencie situações da rotina de uma farmácia ou drogaria e aprenda sobre a promoção do uso racional de medicamentos. Estas disciplinas objetivam promover a interação do acadêmico com a comunidade, utilizando os conhecimentos na identificação de problemas e soluções relacionados aos medicamentos, desenvolvendo, de forma consistente, um espírito crítico para, assim, poder adquirir uma postura mais humanística, contextualizada e demonstrar o importante papel do farmacêutico junto à sociedade, possibilitando uma intervenção em busca da melhoria da qualidade de vida. A monitoria é entendida como instrumento para a melhoria do ensino de graduação, por meio do estabelecimento de novas práticas e elaboração de material didático informativo, apresentação de seminários que visam fortalecer a articulação entre teoria e prática pelo estudante e a integração entre as disciplinas mencionadas, promove a vivência com o professor e com as suas atividades técnico-didáticas. Para o monitor, a experiência permite uma vivência da rotina e das atividades acadêmicas, permitindo compreender, claramente, como o conhecimento e a capacidade crítica constituem a base da formação dos futuros profissionais. Além disso, reforça a idéia de que o profissional farmacêutico deve sempre exercer o papel de profissional da saúde, mas também deve ser um gestor consciente e ético, a fim de garantir o acesso a medicamentos seguros e eficazes aos usuários das farmácias comunitárias.
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Palavras-Chave: |
Uso Racional de Medicamentos, Dispensação Farmacêutica, Estágio Supervisionado em Farmácia |
Instituições: |
PROGRAD- Universidade Federal de Minas Gerais |
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